Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Comparador if, else, printf, algoritmos e operadores binários - Linguagem C

Shum493
 Compartilhar

Posts Recomendados

→ Introdução

Como ainda não sou nenhum expert em C, assim como em pawn, resolvi colocar apenas umas coisas que sei perfeitamente, para ajudar quem não sabe. Se algo estiver mal explicado, quiser que eu explique mais algo, poste sem hesitar, prometo responder ^^

→ Comparador IF e else

"If" do inglês é "se" é usado para compara dois valores.

Else pode ser traduzido como "ou então" ou apenas "ou" <- creio que seja isso.

Exemplo:

if Delta < 0

printf("Não há raízes reais");

else

printf("A equação possui raízes reais");

return 0;

}

Aqui é um trecho, parte de uma equação de segundo grau, onde anteriormente foi feito todo um processo, que é quando definimos como calcular delta, aí já é outra coisa mais complexa que sinceramente não sei xD <- Uma chance para sinceridade, por favor e.e

No programa, se o produto de todo o calculo der um número menor que 0, ou seja, um número negativo, o programa vai exibir a primeira mensagem. Dizendo que não há raízes reais. Usei o else para dizer ao compilador para dizer que caso Delta for maior que 0, dizer que a equação tem raízes reais. "Traduzindo" isso para da Liinguagem C para o português, ficararia mais ou menos assim: "Se delta for menor que 0, mostre "Não há raízes reais. Caso contrário, mostre "A equação possui raízes reais".

→ Algoritmos

Ter noção de algoritmos de programação é importante. Para quem não sabe, um algoritmo é todo um processo de elaboração de etapas, que devem ser respeitadas em C. Por exemplo na equação de segundo grau, não podemos sair calculando delta sem saber a, b ou c. Então nosso cérebro deve primeiro identificar quais são os valores de a, b e c para assim calcular delta e descobrir se há raízes reais ou não. Passando assim a fazer o cálculo se houver raízes reais, caso contrário encerrar o raciocíno. Tendo como ordem:

1 - Identificar A, B e C

2 - Calcular Delta

3 - Diferir números negativos e positivos, para assim dizer se há raízes reais ou não.

4 - A partir do resultado do terceiro passo, realizar ou não a conta.

5 - Após o calculo todo feito, descobrir os dois valores de x.

Em C, a ordem deve ser respeitada, assim como no dia-a-dia. Em textos por exemplo, tem que ter começo, meio e fim, nessa exata ordem. Não pode ser fim, começo, meio, concordam ? Um exemplo de algoritmo é como fazer a soma de dois valores.

#include<stdio.h> /*Assim como em pawn, existe #include também em C, e ao invés de usar // para o compilador entender como uma linha em branco usamos "*/", como podem notar. stdio adiciona algumas funções para o seu programa, assim como o a.samp do meu outro Guia.*/

#include<conio.h>

void main(void) /* int vem de inteiro, ou seja valores exatos, existem também float, que são os decimais exatos e o char que são para caracteres. */

{

int A,B /* Declarando variáveis A e B, e int porque são valores inteiros, se eu fosse definir A como 5,2 e B como 5 teria que ser float do mesmo jeito, afinal 5 é o mesmo que 5,0, porém o compilador só passa a ver o 5 como 5,0 quando apenas uma das variáveis apresenta um decimal. */

A=8; /* Declarando o valor de A, que é 8 */

B=5; /* Declarando o valor de B, que é 5 */

printf("O valor da soma de A + B é %d",A+B); /* Aqui estou dizendo ao compilador para determinar o valor e A + B (8 + 5) e dizer seu resultado (%d). Usamos %d quando o programa for determinar um número. Caso seja um caractere, deve ser utilizado "%s". */

} /* A Regra de toda chave que abre, fecha continua valendo. void não devolve nenhum valor, não havendo necessidade de usar a função return. E em todas as linguagens as linhas devem ser terminadas com ponto e vírgula.*/

→ Operadores Binários

São como "complementos" cada um tem uma função especificos.

&& = "e", para adicionar alguma informação adicional. Exemplo:

if Delta < 5 && x > 1

printf("Banana");

Um exemplo sem noção, mas é só para explicar. "Traduzindo": Se Delta for menor que 5 e x maior que 1, exibir na tela "Banana".

---

<= - Menor ou igual que.

=> - Maior ou igual que.

== - Igual.

++ - Adiciona um valor a algum número. Exemplo:

if x>1 && y==x

x++ /* Não estou certo disso, mas traduzindo: se x for maior que 1 e y for igual a x, adicionar +1 à x. */

→ Recado

Na minha opinião, C é a mais complexa das linguagens, já que ela é a base para a maioria das programações, como C++, C# e Pawn. Aprender programação não é algo que acontece da noite pro dia, errar é uma das cosias mais importantes da programação, para que o mesmo não venha a ocorrer de novo. Bons estudos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.