Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Guia: Solução para Lag


Doritos11
 Compartilhar

Posts Recomendados

[Última atualização : 2007 Dezembro 29]

 

- Algumas informações adicionadas e correções de português (thx Magu por avisar).

 

Informações Rápidas:

 

» Comandos para diagnosticar e resolver alguns problemas de rede:

- ipconfig /release

- ipconfig /renew

- ipconfig /flushdns

- netstat -b

- tracert 200.229.50.68

- tracert 200.229.50.4

- tracert 200.229.50.38

 

» Jogo em slideshow não é lag. O problema é no seu PC.

 

» Mouse que não anda na tela quando você o move não é lag. O problema é no seu PC.

 

» A largura de banda da sua conexão não significa que ela é boa. Lembre-se que tem gente que joga em dial-up 56Kbps, não tem problema algum com lag e a largura de banda é muito menor.

 

» A latência ideal para se jogar RO é de 50ms ou menos. Até 100ms é possível se jogar sem muitos problemas. Mais do que isso pode lhe dar trabalho.

 

» IPs brasileiros sempre têm o primeiro octeto em 189, 200 ou 201 (ex.: uol.com.br = 200.221.2.45). Qualquer valor diferente destes é de um dispositivo fora do território nacional (ex.: google.com = 64.233.167.99).

 

» Nem os SACs nem os GMs são obrigados a ouvir o seu mimimi sem fundamento. Antes de entrar em contato com algum dos serviços de atendimento da LUG ou do seu provedor/serviço de internet, tenha certeza de que o problema não é o seu MSN entrando em conflito com o cliente do jogo ou qualquer outro problema bobo.

 

» Caso tenha interesse em aprender alguma coisa sobre redes e internet, continue lendo. Não sou profissional formado na área, mas trabalhei muito tempo com isso. Uma coisa que aprendi enquanto exercia o cargo se resume na frase “conhecimento é poder”. Não custa nada aprender algo, ainda mais de graça. Boa leitura!

 

Antes de explicar o que é lag, preciso citar todos os tipos de “lag” que são confundidos muitas vezes com o verdadeiro lag de conexão de rede.

 

Quando o seu jogo fica muito lento, parecendo um slideshow do Powerpoint, isto não é lag. Isto é lentidão do seu sistema. Pode ser ocasionado por inúmeros fatores relacionados tanto ao hardware (capacidade do seu processador, memória RAM, placa de vídeo, disco rígido) quanto ao software (muitas aplicações sendo executadas ao mesmo tempo, aplicações que desestabilizam o funcionamento do Ragnarök, vírus, anti-vírus, ambos :P, trojans, spyware).

 

Quando o seu computador simplesmente pára de responder, o mouse para, o teclado para, você tenta desligar ou ligar o NumLock e simplesmente nada acontece, não é lag. Isto significa que alguma coisa muito séria está impedindo o funcionamento correto da placa-mãe do seu PC. Na maioria das vezes um format seguido de instalação de sistema operacional genuíno e bem atualizado resolve. Caso não resolva, acenda velas e reze pela morte do seu companheiro de silício /snif.

 

Quando nenhuma das ocorrências anteriores estiver acontecendo, mas você perceber que quando você clica o personagem não anda, ou anda depois de muito tempo de ter clicado, a habilidade sai segundos após ser ativada, o item aparece no seu inventário segundos depois de ter sido apanhado, você clica inúmeras vezes para andar e seu personagem vai e volta em todas elas, você fica muito tempo sem ver os monstros se movendo e em seguida recebe um aviso de desconexão por diferença de tempo entre você e o servidor, isto SIM é lag. E, como todas as outras coisas, pode ser ocasionado por inúmeros fatores tanto no seu sistema como em qualquer um dos roteadores, rebatedores, switches e etcs que estejam fazendo a conexão do jogo com você.

 

Não, a culpa não é sempre sua. Não, a culpa também não é sempre da LUG. Não, a culpa também não é sempre do seu provedor ou serviço de internet, e é para isso que este artigo foi escrito: para você saber identificar onde está o problema e (se possível) como resolve-lo antes de sair floodando o fórum, o SAC ou os GMs.

 

Antes de explicar como e por que ocorre o lag, vamos entender como funciona a conexão com o jogo.

 

Protocolo TCP/IP

 

Resumindo bastante, um protocolo é um “idioma” em comum usado por dois sistemas diferentes para que se comuniquem e troquem informações. A comparação é idiota mas funciona:

- Um homem brasileiro e um homem coreano falando inglês para trocarem informações;

e

- Um sistema Windows e um sistema Linux conectados em TCP/IP para trocarem informações.

 

Na verdade, o “protocolo” TCP/IP é uma pilha de diferentes protocolos que criam pacotes de dados para serem transmitidos via rede. Estes protocolos servem para encapsular os dados de forma que eles não se percam no gigantesco emaranhado de grandes e pequenas redes que compõem a internet, para que os dados não cheguem incompletos ou corrompidos ao seu destinatário e que sempre haja uma resposta ao remetente no momento do envio.

 

“O que isso tem a ver com o lag?”

Calma padawan. Tudo ao seu tempo. Para você determinar o problema de algo é necessário primeiro entender como este ‘algo’ funciona em condições ideais.

O Ragnarök Online, assim como a grande maioria das aplicações que trabalha sobre rede local ou internet, funciona em TCP/IP. Tudo o que você faz no jogo é transformado em pequenos (lembrem-se: PEQUENOS!!!) pacotes de dados que “magicamente” saem do seu PC pelo modem ou pela placa de rede e fazem um caminho cheio de aventuras até os servidores da LUG. Essa informação é interpretada pelo servidor responsável e é então enviada de volta à sua maquina com os resultados da interpretação. Tudo, absolutamente tudo o que você faz no jogo funciona desta forma: envio, resposta, envio, resposta, envio, resposta... Tudo isso acontecendo em ritmo alucinante dezenas de vezes por segundo.

 

Em especial, o RO trabalha com a camada de transporte TCP. Isso significa que, para cada pacote enviado ou recebido pelo seu PC, há um outro pacote de dados enviado que solicita a confirmação do envio. Este procedimento é feito para que os dados não cheguem comprometidos a nenhum dos dois atuantes na conexão. Hmm, complicou, né? OK, vamos tentar exemplificar...

Imagine duas pessoas brincando de arremessar uma bola de tênis uma para a outra em um campo de futebol de salão. Não, eu não jogo futebol /gt. Cada uma das pessoas está na pequena área. Os dois participantes combinaram de avisar ao outro caso consigam apanhar a bola que foi arremessada. A pessoa 1 arremessa a bola para a pessoa 2, que apanha ela com sucesso e grita “peguei!”.

Sacaram? Aqui vai a comparação com o TCP:

- Pessoa 1 arremessa bola para Pessoa 2 (pacote de dados).

- Pessoa 2 apanha o objeto que a Pessoa 1 arremessou.

- Pessoa 2 verifica se o objeto é uma bola de tênis, como haviam combinado.

- Pessoa 2 confirma que o objeto é uma bola de tênis e avisa a Pessoa 1 que recebeu o objeto com um grito (pacote de confirmação).

 

Caso uma delas arremesse outro objeto que não seja uma bola de tênis ou a bola de tênis esteja furada/rasgada/etc ou a bola não chegue ao destino, o receptor deverá avisar ao outro que não recebeu. Neste caso o procedimento será repetido até que haja a confirmação do receptor e o jogo continue.

 

Rotas de acesso

 

OK, agora que entendemos que o jogo funciona através de PEQUENOS!!! pacotes de dados que são transmitidos pela camada TCP de conexões de rede, vamos entender o caminho que elas fazem do seu PC até o servidor.

Como mencionei anteriormente, a internet nada mais é do que um gigantesco emaranhado de pequenas redes locais. É considerada “rede-local” qualquer ponta de conexão com um IP WAN válido, mesmo que seja formada apenas por um host.

.... complicou de novo né? OK, vamos decifrar o ultimo parágrafo:

- host é qualquer dispositivo que aceite e responda a conexões de rede. PCs, switches, servidores e (alguns) PAs são considerados hosts.

- IP é a identificação numérica única de hosts em uma rede-local. Um IP válido é qualquer IP ativo que se enquadre nas regulamentações da ARPA e da IANA.

- WAN significa “wide area network”, também conhecida como “internet” :P

 

Quando você acessa um serviço na internet (entenda por “serviço” qualquer site, aplicativo, vídeo, áudio, etc...) ele nunca, nunca mesmo, nunca faz uma conexão direta de um ponto a outro. A sua solicitação e todo o resto da conexão seguirá uma rota de dispositivos que encaminharão os dados para o próximo até chegar na sua estação ou no servidor.

É aí que pode começar o lag: qualquer um destes dispositivos pode dar defeito e, de acordo com a Lei de Murphy, na pior hora possível. Quanto maior a quantidade de dispositivos pelos quais a sua conexão passa, maior a chance de você ter algum problema de lag.

 

Determinando a rota da sua conexão

 

Vamos à aulinha de como usar os utilitários de diagnóstico de rede.

Os sistemas WindowsNT (que compreendem de WindowsNT 4.0, Windows 2000, Windows XP e Windows Vista) contém diversas ferramentas para diagnosticar e reparar conexões de rede. Entender o que cada uma faz como cada uma funciona pode economizar muito tempo ao telefone e te livrar de horas de stress.

Caso não esteja utilizando algum sistema WindowsNT (Windows Me, 98, 95, 3.1 /gt) aqui vai o recado: SE LIVRE DESSA PORCARIA AGORA!!! O WindowsXP Home Edition já vem praticamente pronto para rodar o Ragnarök Online e contém todas as ferramentas de diagnóstico que eu vou mencionar a seguir.

 

Primeiramente, todas as ferramentas funcionam exclusivamente em linha de comando (vulgo e erroneamente empregado “MS-DOS”, que só de ouvir o termo me faz sentir um calafrio...)

Para abrir um destes terminais, clique em Iniciar, Executar, digite cmd e aperte ENTER. Você pode encontrá-lo também em Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, Prompt de Comando.

 

Nossa querida janelinha escura é assim:

 

Muito cuidado com o que digita nesta janela! O efeito de alguns comandos é direcionado a pasta que está selecionada (na screenshot, a pasta de nome estranho dentro de “Documents and Settings” que pode ser encontrada na raiz do disco rígido). Isto significa que os comandos afetam a pasta, os arquivos dentro dela ou ambos, mas você não precisa se preocupar com isso caso siga somente o que está aqui no artigo.

 

Digite cd Desktop e aperte ENTER. O novo caminho será C:\Documents and Settings\UsuárioDoPC\Desktop>. Só por via das duvidas, retire tudo o que for realmente importante da sua Área de Trabalho e deixe em pastas que não sejam sub-pastas da Área.

Com o tempo você não precisará mais fazer isso. Só estou mencionando estes passos de segurança para os marinheiros de primeira viagem.

 

Vamos aos comandos?

 

ipconfig, ping, tracert e netstat

 

Lembre-se bem destes comandos, eles serão seus amigos. Apenas recordando: o artigo foi escrito baseado nos comandos de sistemas WindowsNT e já foi mencionado que, caso use sistemas anteriores aos WindowsNT, deve jogar esta porcaria fora. Caso queira insistir, alguns comandos são diferentes e alguns talvez nem existam.

 

O ipconfig serve para ver as condições da sua interface de rede e efetuar mudanças na mesma. Digitando apenas ipconfig no prompt você receberá as informações atuais referentes às interfaces de rede do seu sistema:

 

As informações nesta imagem são de uma estação em uma rede local. Caso o seu PC esteja conectado diretamente à internet no Brasil, o Endereço IP terá um valor começando com 189, 200 ou 201 (ex.: 201.abc.xyz.mimimi). Os outros valores, para o que vamos usar com este artigo, são dispensáveis e não merecem atenção.

 

Já com o ipconfig você pode resolver a maioria dos seus problemas de lag e conexão. Digitando ipconfig /flushdns na linha de comando você limpa as entradas temporárias de vínculo de endereços IP a nomes.

... ta, eu explico: Endereços de sites na internet, aqueles bonitinhos que você lembra facilmente para acessar seu email, suas fotos e etc., eles não existem. Não, você não leu errado... Os endereços de sites não existem. Tudo na internet funciona com endereços IP. Mas, como é muito mais difícil você se lembrar de 200.221.2.45 do que de

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.
todas as vezes que quiser acessar o seu querido bate-papo, criaram um meio de você acessar os IPs a partir de nomes. Estes são os domínios, e são regulamentados por muitos órgãos nacionais e internacionais.

Todas as vezes que você vai até o navegador e digita

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.
, seu PC “pensa” e age da seguinte forma:

- “Eu conheço

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.
Deixa ver...” e ele vai consultar um arquivo do seu sistema chamado “hosts”. Caso esteja listado uol.com.br neste arquivo e vinculado a um IP, este será acessado. Vamos supor que não esteja...

- “Hmm, não conheço... Será que não está no cache?” e ele vai procurar no cache de nomes resolvidos. Quando você consegue acessar um host que não está no hosts, o nome e IP dele é adicionado ao cache para ser usado naquela sessão. Dependendo da sua configuração, o cache pode durar mais de um dia. Como que ele faz isso? Veremos, veremos... Vamos supor que não esteja no cache...

- “É, não está no cache também. Talvez o DNS saiba!” e vai acessar o DNS que estiver listado nas configurações. DNS significa “Domain Name Server” ou “Servidor de Nomes de Domínio”. São servidores com bases de dados imensas que listam muitos (se não todos) os domínios e seus respectivos IPs. Este DNS é atribuído automaticamente ao seu PC pelo seu provedor de internet na maioria dos casos, portanto não se preocupe com ele a não ser que seja um usuário mais avançado.

Acompanhe a conversa entre o seu PC e o DNS:

- “Opa, DNS?”

- “Fala mermão...”

- “Pode me dizer quem é uol.com.br?”

- “Perae... ... ... uol.com.br é 200.221.2.45.”

- “Valeu!”

 

“.... fácil assim!?” Sim padawan, fácil assim :P

O seu PC vai armazenar esta informação no cache. Não, ele não vai armazenar diretamente no arquivo de hosts. Motivo? E se o IP de uol.com.br muda? Lembra como seu PC determina um IP? A primeira coisa que ele faz é verificar o arquivo de hosts. Se ele encontra uma entrada e um IP vinculado a ela, ele vai diretamente naquele IP. Mesmo que o IP esteja invalido ou desativado, ele continuará tentando a partir daquela entrada, um milhão de vezes até que você retire a entrada manualmente ou formate seu PC :P

Sendo assim, a informação “uol.com.br = 200.221.2.45” fica no cache do seu sistema. Por quanto tempo, só o Hulk sabe. “Então qual é a finalidade do ipconfig /flushdns?” Justamente padawan... Limpar as entradas de DNS do seu cache. Caso uol.com.br mude de IP, o seu cache continuará dizendo ao seu PC que o IP antigo era válido. Limpando ele, você forçará o seu PC a consultar o DNS para adquirir uma nova entrada válida e ser feliz. “Mas e se o DNS estiver desatualizado?” Bem, aí meu filho, são outros quinhentos... “E depois de toda essa bíblia explicando DNS, o que esse comando resolve no fim das contas?” Sabe aquele erro chato quando você vai atualizar seu cliente de jogo que diz “Failed to Get 2007-xx-yy-aejiejaoisdfh.xyz”? É isso que ele resolve, na maioria das vezes...

 

Outros comandos: ipconfig /release e ipconfig /renew. Muito úteis caso você use internet ligada diretamente ao PC. O primeiro desvincula o seu PC do IP que estiver usando no momento. O segundo faz uma solicitação ao seu provedor por um novo IP válido para ser usado. A maioria dos serviços de internet não vai te dar um IP novo e diferente do anterior mesmo que faça isso um milhão de vezes por dia. O máximo que você vai conseguir com isso é resetar o tempo de lease do seu IP, mas pode ser que resolva um grande problema caso o IP que estiver vinculado ao seu PC já esteja desativado e você precise de um novo, mas seu provedor não fez isso automaticamente para você.

 

Acho que chega de ipconfig... Vamos ao próximo!

Com vocês, meu amigo ping!

 

“Ele não é uma graxinha?”

Basicamente o que este comando faz é perguntar a um host se ele está ativo e nos mostrar qual é o tempo de resposta dele. Lembra do teste de jogar a bola de tênis e ouvir a confirmação? É exatamente isto.

 

Como usar: ping xxx.http://www.yyy.zzz ou ping

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

E como analisar o resultado:

- “Resposta de xxx.http://www.yyy.zzz:” significa que você obteve resposta do host que está pingando.

- “bytes=32” é o numero de bytes que foi enviado e recebido no teste.

- “tempo=xxms” é o tempo em milisegundos que levou para este pacote ser enviado, interpretado e respondido. Esta é a informação mais importante do teste de ping. Mais do que 100ms (no caso do Ragnarök Online) pode significar problemas. O ideal é que este valor não passe de 50ms.

- “TTL=xx” é o TimeToLive, ou quanto tempo o pacote tem de ‘vida’. Informação meio inútil no momento.

 

Qualquer resposta diferente de “Resposta de blábláblá” significa que sua conexão com este host está com problemas. Tente outros hosts, sites, etc. Caso todos estejam com respostas negativas, considere os passos do ipconfig, reiniciar modem, PC, router, ligar para o provedor, etc...

 

Parâmetros que podem ajudar nos diagnósticos:

ping –t uol.com.br: o parâmetro –t faz com que o ping seja feito infinitamente até ser interrompido pelo usuário. O padrão do comando é de 4 tentativas. Para interromper, aperte Ctrl+C na janela de prompt.

 

tracert é o comando usado para determinar a rota de conexão entre o seu PC e o host que está acessando:

 

Muita coisa pra esconder nesse print...

 

O tracert mostra todos os dispositivos que estão fazendo a conexão do seu PC com o host desejado. Estes dispositivos podem ser switches, hubs, routers ou PCs que exerçam a função dos anteriormente citados. Não vou perder o meu e o seu tempo explicando o que cada um deles faz (sim, todos eles fazem coisas MUITO diferentes), pois não faz diferença nenhuma no propósito deste artigo.

 

Na coluna da esquerda dos resultados está o número do salto em que o teste foi feito. Cada salto é um dispositivo diferente. Na imagem, temos 8 dispositivos (desconsiderando o meu próprio PC) ligando a minha estação ao site da UOL.

 

As três colunas logo a direita são testes de ping feitos àquele dispositivo do salto. Saber interpretar estes dados é muito importante, pois com eles você poderá descobrir exatamente onde está o problema de lag. Lembra que eu comentei, logo no começo, que o problema não é nem sempre seu e nem sempre da LUG? Pode muito bem estar no meio do caminho!

Os dados da ultima coluna à direita compreendem em nome do host seguido pelo seu IP. É importante também saber o que cada uma dessas coisas significa para poder explicar para o SAC do seu provedor de internet/LUG onde está o lag.

 

O comando netstat lista todas as conexões de rede atuantes do seu PC naquele exato momento e o status de cada.

 

Como podem ver destacado no print, estou jogando enquanto escrevo o artigo :P

 

“Qual é a utilidade disso?” A utilidade é vocês saberem quais são os serviços que o seu PC está acessando no momento em que joga. Quanto mais serviços, mais chances de ter problemas com o jogo.

 

Com ele você também pode descobrir o IP ou nome do host da maioria dos serviços que acessa, porta de conexão, se é uma conexão SSL ou não... enfim, uma pá de coisa.

 

Algo a destacar neste comando... Caso esteja com o PC lento demais, ou aquelas propagandas aparecendo em demasia, faça o seguinte: inicie seu PC, deixe por uns 10 minutos sem fazer nada e use este comando. Se listar muitas entradas, é possível que seu PC esteja com uma carga exagerada de spyware/adware/trojan/software indevido.

 

E, finalmente, é útil para saber qual dos servidores de RO está acessando no momento :P para fazer os testes de ping e tracert.

 

Últimos detalhes a pontuar

 

Muitas coisas podem afetar a qualidade da sua conexão, é verdade. No entanto, muitas coisas não têm absolutamente nada a ver com lag.

 

Geralmente quando vou prestar suporte aos colegas de jogo, pelo MSN, TS, etc., eu ouço a seguinte frase: “mas minha net é de x megas! Ta baixando a y KBs! A conexão ta ótima!”

Não. Sua conexão não está ótima. Largura de banda não faz a mínima diferença quando se trata de Ragnarök Online (OK, faz, mas veremos quando faz mais pra frente).

 

Largura de banda não é velocidade de conexão. Largura de banda é “velocidade” em que você lê arquivos da internet. Lembram que eu mencionei lá em cima, muitas vezes, que o Ragnarök Online funciona através de PEQUENOS!!! pacotes de dados? É exatamente aí que eu quero puxar as orelhas de todos vocês que confundem as duas coisas :P

 

Vamos à comparação. Imagine que a sua conexão de banda-larga é como um cano d’água. Quanto maior a banda, mais largo ele é e, portanto, mais água passa por ele por segundo.

 

Mas, e se o que você quiser passar de um lado para o outro do cano seja muito pequeno, como uma bolinha de gude? Faz diferença o cano ter 20cm de diâmetro ou 3cm? Faz diferença caso você esteja tentando passar um bazilhão de bolinhas de um lado para o outro. Neste caso, um cano de 20cm permite que a bolinha de gude de dados do RO passe junto com a saraivada de outros dados, enquanto no de 3cm a bolinha de gude de RO vai ter que esperar a vez dela.

 

Então, simplificando e pela ultima vez: largura de banda não significa que sua conexão é boa para jogar RO ou qualquer outra coisa online. Conexões a rádio (DirectNet, Vesper) tem uma banda gigante, mas a latência dessas conexões é horripilante para se jogar. Em compensação, a maioria dos serviços de internet dial-up (discada) pagas da atualidade tem uma largura de banda ridiculamente menor e você nem sente a conexão pesar no jogo (a não ser é claro que esteja baixando aquela foto da sua amiga no orkut enquanto joga. Quanto a isso, não posso fazer nada :P)

 

Outras coisas: a quantidade de processos que o seu computador está lidando no momento influi muito na qualidade da conexão, mesmo que não sejam aplicativos com base em rede. Por exemplo: deixar seu PC renderizando uma animação no 3dsmax com frames de 1600x1200 em MentalRay e centenas de cubinhos de plástico transparente que refletem todos os outros na tela. Em primeiro lugar, não é qualquer PC que faz isso :P você vai precisar no mínimo de um.... ... deixa pra lá. Mas enfim, enquanto seu processador e memória RAM estão ocupadíssimos com esta tarefa, não sobra processamento suficiente para a sua pobre placa de rede ou modem, o que acarretará em demora para responder aos pacotes que chegam e até mesmo a perda de muitos deles, causando lag (não só de processamento, de conexão também).

 

Ufa! Terminei de escrever e você terminou de ler :P

 

Duvidas? Algo não ficou claro? Quer uma encenação melhor para entender alguma coisa? Vai ter churras hoje a noite e você quer me convidar? Se eu gosto de aspargos? Para todas essas e outras interrogações, podem usar o sistema de mensagens privativas.

 

Espero que todos aproveitem bem a leitura e a usem para diminuir o stress todas as vezes em que perderem aquele 1% por causa de lag, ou “lag”, ou nubice mesmo :P Bom jogo a todos!

Creditos:Doritos11

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.