Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Reflita sobre essa situação

Bart
 Compartilhar

Posts Recomendados

Reflita sobre essa situação:

Isolado numa ilha deserta, sem qualquer contato com a civilização, Matheus viveu, durante anos, do que a natureza lhe proporcionou como meio de subsistência, até ser resgatado pela tripulação de uma embarcação de pesquisa oceanográfica.

Agora responda:

Durante o tempo que passou por essa experiência, seria possível a Alfredo vivenciar o que consideramos a dimensão ética dos homens? Teria ele tido condições de manifestar valores, comportamentos que possam ser considerados éticos?

Justifique sua opinião.

-------------------------------------------------------------

Meu professor passou isso para nós na sala de aula e gostaria de ver seus pontos de vista.

obs.: não diga que estou querendo copiar alguma resposta porque meu professor já passou isso e avaliou, então nem adianta eu copiar mais rs.

jLVPR1GOcSliY.png

Abraços, pro Leão também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ética é o nome conceituado e dado aos aspectos morais do caráter humano. Ela diz das doutrinas e conceitos impostos pela moral sociocultural ao homem. Ética também é o marco pelo qual as ações dos homens são balizados e julgados.

(Uma observação cretina antes de prosseguir: Se ALFREDO vivenciará eu não sei, nem sei pq ele deveria, mas é sobre MATHEUS meu post).

A moral varia tanto em lugar quanto no tempo. Ou seja, a moral humana é variável e mutável quando falamos de homens em que vivem em um mesmo tempo, mas em lugares diferentes; tanto quanto quando falamos de homens que viveram em tempos diferentes, mas no mesmo lugar.

Dois exemplos:

- Uma mulher moderna, com os biquínis modernos, andando pelas areias de Ipanema nos dias de hoje não será acusada de imoral por pessoas de sua idade que vivam hoje. Esta mesma mulher, nos dias de hoje, caminhando com seu biquíni nas areias de qualquer praia na Arábia Saudita provavelmente será taxada de imoral e corre o sério risco de ser apedrejada. ( A moral variou de lugar a lugar ainda que no mesmo tempo vivido.)

- Agora pegue esta mesma mulher com seu biquíni, sem trocadilhos por favor, e faça-a voltar no tempo até 1910, ainda nas areias de Ipanema. Provavelmente ela seria presa acusada de exposição indecente além de ser alvo do escárnio coletivo. Provavelmente apanharia das matronas de então. ( A moral variou no tempo, o que é normal hoje era imoral ontem).

Ainda há a mudança moral de geração a geração que compartilham o mesmo tempo vivido. O que causa espanto e é taxado de indecente pelo meu bisavô é visto como comum e normal pelo meu pai e corriqueiro por mim.

Moral é consequência da cultura, dos hábitos, das regras e dos costumes. Se vc muda a cultura muda a moral, se mudam os hábitos também muda a moral, se os costumes são alterados também é alterada a moral.

Se muda a moral também muda a ética. Se é a moral a base da ética uma está intimamente vinculada a outra e de forma que não se pode mudar uma sem alterar a outra.

Para o fato específico:

A ética humana não é um fator biológico, que se explique apenas pela presença de vida em um corpo. É, como já disse, a consequência do convício sociocultural com suas regras, hábitos e costumes. A completa ausência se convívio social elimina completamente qualquer sentido ou vestígios da ética humana, restando apenas o que costumamos chamar de “instintos mais primitivos”.

É justo, pois, dizer que Matheus ao longo dos 15 anos em que passou na tal ilha não experimentou o convívio em sociedade, nada foi passado ou imposto a ele. Em especial não experimentou os hábitos, regras, costumes e a cultura de uma sociedade humana. Livre destes limitadores de comportamento ele não teria como vivenciar o complexo ético moral da sociedade humana, ele não teria como vivenciar as múltiplas dimensões desta mesma ética.

Os conceitos em minha respostas mesclam a compreensão dada pela filosofia para o que seja ética e a mesma compreensão dada pela sociologia para a moral e ética social.

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário

Na minha percepção ele acharia a vida atual um horror, a sociedade deficiente e vice-versa.

Por não haver contato com a sociedade e cultura, já que a ética tem ligação com costumes de um determinado agrupamento humano. Ele não saberia expressar uma vez que não saberia a conduta humana atual.

~~~~

Basicamente entendi assim sua pergunta.

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.