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GUIA BASICO PARA ESPADACHINS: ONDE UPAR? QUE EKIPS COMPRAR?


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Guia Basico para Espadachins

 

By Hellbound.

 

Este é um guia basico para iniciantes que escolheram a classe "Espadachim".

 

Aprenda a ganhar dinheiro, se ekipar bem e "upar" (evoluir) o seu personagem rapidamente. Tambem faço uma rapida incursão sobre os pontos de atributos e habilidades.

 

Indice

 

Parte 1. Como Ganhar Dinheiro?

 

Parte 2. Como me Ekipar?

 

Parte 3. Onde Upar?

 

Parte 4. Como Distrubuir Meus Pontos?

 

Os passos mais comuns para o sucesso sao: Voce irá começar upando (com a ajuda da parte 3 deste manual), e enquanto mata os bixos vai pegando os itens que eles largam. Depois voce vende os itens e com o dinheiro voce irá começar a comprar os seus ekips. Não tem magica neste manual, apenas uma pequena ajuda para melhorar a vida dos iniciantes.

 

Como Ganhar Dinheiro?

 

Parte 1: como encher o bolso de zeny.

 

bem, está é uma questão mais de sorte do que de tatica. Quando voce começar a matar monstros eles irão deixar cair itens, que podem ir desde um simples e misero Jellopy até cartas valiosissimas. Cate tudo que voce ver (mas cuidado pra nao pegar itens de outras pessoas). Vá matando bichos e pegando itens, quando voce estiver com uma quantidade razoavel de itens, va até a loja de armas em Izlude para vender os seus itens e pegar alguma grana.

 

Mas cuidado! Nao vá vendendo tudo na loja, pois alguns itens nao valem a pena vender la. Nao venda cartas em lojas. Outro item que nao se deve vender em lojas são Garrafas pois muitas pessoas as compram por preços normalmente entre 50z e 100z cada. Junte todas as suas garrafas, va até o centro de Izlude ou até a saida de Izlude (ou mesmo na entrada de Prontera) e abra um chat - Abra a tela de informações basicas e clique em "chat" - No titulo escreva algo como: Vendo garrafas 75z cada.Quando voce pegar cartas, verifique o preço delas checando as lojas de outros mercadores, dependendo de que carta seja voce pode usar, ou mesmo vender pra outra pessoa.

 

Como me Ekipar?

 

Passo 2: Se ekipe. Se voce nao está bem ekipado nao vai upar bem.

 

Vou dar duas opções: a primeira é o basico do basico mesmo, sem este basico vai fikar dificil voce upar bem. Porem a minha recomendação é que voce sempre que possivel escolha a opção "Intermediario" que sao ekips que lhe ofereceram melhor defesa e ataque. Vou colocar os preços medios abaixo dos ekips pra ajudar o pessoal.

 

Para os que conseguirem uma grana maior, vale a pena tambem refinar os ekips usando minerios como Elunium (armaduras) e Oridecon (armas), mas isso so é recomendado para os que realmente tenham dinheiro sobrando.

 

Comprando no NPC: Em alguns momentos voce vai precisar comprar ekips diretamente nos npc's (Lojas de armas) - O melhor Npc para espadachins iniciantes é o da cidade de Izlude. Antes de comprar, porem, cheque se nao tem nenhum mercador dentro da loja pois eles podem conceder pra voces descontos especiais. Basta voce perguntar a ele por quanto ele faz o item da loja que voce tem interesse e ele vai te dizer (voce pode até pechinchar, mas nao exagere). Dai se vc concordar pede pra ele comprar pra voce, dê "trade" (solicite negociação) espere ele colocar o ekip, verifique se é o que voce quer mesmo e entao sim, coloque o dinheiro e clique nas teclas "OK" e "Trocar". Em hipotese alguma coloque o dinheiro no "trade" se o mercador nao colocar o ekip.

 

Comprando em lojas de mercadores: Como dito em alguns momentos voce irá comprar coisas nos npc's, porem a melhor sacada sem duvida alguma é comprar itens diretamente das lojas de mercadores. As lojas de mercadores são akelas plaquinhas abertas com textos como "Cartas, Ekips e muito mais" que se espalham pelas cidades - Basta dar duplo clique para ter acesso as lojas. Se voce começou a jogar agora mesmo o melhor lugar para visitar lojas de mercadores ainda é Izlude. Depois quando ja tiver um pouco mais de dinheiro voce pode se aventurar na cidade vizinha: Prontera. Recomendo que voce pesquise bastante as lojas para se inteirar sobre os preços. Para comprar algo, arraste o item para tela ao lado e clique em "comprar".

 

Ekips Recomendados: Aqui vão alguns ekips pra voce que começou agora e nao tem muito dinheiro.

 

Ekip para cabeça:

 

Basico: Barrete

 

Taxa de defesa: 4

 

Preços: 12k no npc

 

Intermediario: Elmo

 

Taxa de defesa: 6

 

Preços: 44k no npc

 

Alternativa: Barrete(1) com carta salgueiro (SP+80)

 

Preços: Barrete(1) custa entre 25k e 50k e carta salgueiro entre 40k a 60k.

 

O barrete(1) lhe dará menos defesa do que o elmo porem o "slot" permite equipar a carta salgueiro que irá lhe dar um bonus de +80 SP, muito importante pra quem está começando.

 

Ekip para o corpo:

 

Basico: Armadura de Madeira

 

Taxa de defesa: 4

 

Preços: 5,5k no npc

 

Intermediario: Armadura Acolchoada

 

Taxa de defesa: 7

 

Preços: 48k no npc

 

Alternativa: Acolchoada(1) ou Armadura de Madeira(1) com carta pupa (HP+700)

 

Preços: Acolchoada(1) custa entre 60k e 90k, A.de Madeira(1) custa entre 10k e 20k e carta pupa ente 300 e 400k.

 

A Carta pupa é o elemento chave para iniciantes. Talvez seja dificil juntar 300~400k mas saiba que esta carta irá fazer GRANDE diferença para voce, entao tente a todo custo comprar uma dessas. Uma opção é procurar uma armadura com a carta ja ekipada em lojas de mercadores conseguindo assim algum desconto. Exemplo: ontem eu vi um mercador vendendo uma armadura de madeira com pupa por 250k.

 

Capa:

 

Basico: Soprepeliz

 

Taxa de defesa: 2

 

Preços: 5k no npc

 

Intermediario: Manteau

 

Taxa de defesa: 4

 

Preços: 32k no npc

 

Alternativa: sem alternativas, para os iniciantes estas sao as unicas opções.

 

Ekip para os pés:

 

Basico: Sapatos

 

Taxa de defesa: 2

 

Preços: 3,5k no npc

 

Intermediario: Botas

 

Taxa de defesa: 4

 

Preços: 18k no npc

 

Alternativa: sem alternativas, para os iniciantes estas sao as unicas opções.

 

Acessorios:

 

No futuro acessorios lhe serão de grande ajuda, mas aqui neste começo eu recomendo voce gastar seu dinheiro com os itens listados acima. Ainda assim se apos comprar tudo listado acima voce ainda tiver dinheiro aqui vão algumas boas opções:

 

Coleira de Matyr (AGI+1 DEF+1)

 

Preços: entre 20k e 50k nas lojas de mercadores

 

Cintos com cartas como Rabo de Verme (DES+2), Tarou (FOR+2), Kukre (AGI+2) ou Esporo (VIT+2).

 

Preços: entre 50k e 100k nas lojas de mercadores

 

Armas:

 

As armas são sem duvida a questão mais complexa dos seus equipamentos, afinal as opções sao muitas. O que eu recomendo é que voce pesquise bastante as lojas de mercadores procurando uma boa arma por um bom preço. Quando for comprar a sua arma voce deve levar varios fatores em consideração:

 

1. O ataque da arma. Quanto maior o ataque, melhor (duh)

 

2. O tipo de arma. Dependendo do tipo de arma a sua velocidade de ataque vai ser maior ou menor. Para espadachins é recomendavel apenas o uso de Adagas e Espadas - Adagas são mais rapidas que espadas, porem as espadas normalmente tem força de ataque maior.

 

3. Quantos slots a arma tem (slots sao espaços para cartas) e se algum desses slots ja estão ocupados. Como voce é iniciante eu recomendo voce procurar armas ja ekipadas com cartas pois normalmente fika mais barato que comprar as armas separadas das cartas.

 

4. Se arma foi refinada ou não. As armas no seu estado natural nao possuem refinamento (+0) - Cabe entao aos jogadores refinarem as emas - Uma arma pode ser refinada um maximo de dez vezes (+10). A cada +1 adicionado sao mais 5 pontos de ataque adicionados a arma. Exemplo: a espada Lamina possui a força de ataque de 53... se voce encontrar uma +5 Lamina, isso quer dizer que +25 foi incorporado a força de ataque, resultando num total de 78. OBS: Nao anseie conseguir comprar armas com taxa de refinamento muito alto pois elas custam MUITO caro para um iniciante. Normalmente uma taxa de refinamento +5 ja está de bom tamanho para um iniciante. (a matematica de refinamentos depende de uma serie de fatores, incluindo o nivel da arma - Existem armas de nivel 1, 2, 3 e 4 - porem (mais uma vez) nao vale a pena entrar neste quesito no momento)

 

Então, encurtando, pesquise os mercadores para procurar armas bacanas pra voce.

 

Cartas legais para ekipar na sua arma: Voce pode conseguir cartas matando bichos, ou comprando.

 

Lunatico (SOR+1, Esquiva+1) custa entre 5k e 15k nos mercadores.

 

Familiar (Atk+5, Chance de cegar 5%) custa entre 15k e 40k nos mercadores.

 

Besouro Ladrão Femea (AGI+1, Esquiva+1) custa entre 10k e 25k nos mercadores.

 

Fabre (HP+100, VIT+1) custra entre 40k e 100k nos mercadores

 

Um exemplo de otimas armas que voce poderia encontrar:

 

+5 Lamina com 3 (ou 4) cartas Fabre. Seria uma arma forte e te daria HP+300/400 e VIT+3/4

 

+5 Sabre de Impacto com 2 (ou 3) cartas Familiar. Aumantaria seu ataque em 10/15 e tambem te daria 10/15% de chance de cegar os inimigos.

 

Onde Upar?

 

Passo 3: Onde encontrar adversarios a sua altura.

 

Onde upar é provavelmente a maior duvida dos visitantes deste forum. Vou tentar solucionar de vez este problema nesta seção. Para entender melhor o que eu digo com relação aos locais é bom voce sempre vizualizar o mapa que fica na parte superior direita do seu monitor.

 

Nivel 10 até o 15

 

Até o nivel 15 é recomendado que voce upe nos arredores de Izlude. Sim, estou falando de "Porings", "Drops", "Fabres", "ChonChons" e principalmente "Pupas". Voce pode e deve fazer uso das poções de aprendiz que lhe forneceram quando voce ainda era aprendiz. Coloque elas na sua barra de atalhos (aperte F12) para facilitar.

 

Nivel 15 até o 30

 

Agora que voce ja está um pouco mais forte que tal enfrentar inimigos mais dificeis. Saia de Izlude e caminhe sempre a direita voce vai finalizar em um local com duas entradas (quadrados vermelhos, um em cima e um embaixo) entre em qualquer um dos dois. Aqui voce vai encontrar "Poporings" e "Rockers". Se nao conseguir encontrar, peça a alguem para "te levar nos rockers". Manda brasa neles.

 

Nivel 30 até o 45

 

Bom, agora que voce chegou ao nivel 30 existem diversas possibilidades, porem vou citar as minhas duas favoritas.

 

Opção 1: Vila dos Orcs. Vá até a cidade de Prontera e pegue um "teleporte" para a vila dos orcs. Voce vai chegar logo na entrada de uma caverna, entrando na caverna voce irá enfrentar os Orc Zumbis. Mate todos que puder.

 

Opção 2: Ilha de Baylan. Na cidade de Izlude, ande até o extremo nordeste e pegue um barco para Baylan (a ilha da caveira). La voce pode upar nos niveis 1 e 2.

 

Nivel 45 até o 68/69

 

Agora vai depender de qual das duas opções acima voce escolheu.

 

Opção 1: Se voce foi pra vila dos orcs, agora saia da caverna e caminhe no campo gramado. Logo irão aparecer as Senhoras Orcs que sao bem mais fortes que os Orcs Zumbis. Apartir do nivel 55 voce ja está apto aos Zenorcs que ficam numa caverna no meio do mapa (Desça a ponte e ande um pouco para a direita, se nao conseguir encontrar os Zenorcs, peça ajuda a alguem)

 

Opção 2: Se voce escolheu Baylan então está na hora de subir pro nivel 3. So recomendo voce subir pro nivel 4 apartir do 60, e ainda assim com muita cautela pra nao se dar de frente com um Tritão. Se o nivel 4 ficar dificil entao fique no 3 mesmo.

 

Normalmente para os que vão até o Job 50 (opção mais do que recomendada) no nivel 68 ou 69 voce estará apto a virar Cavaleiro ou Templario.

 

Como Distribuir Pontos?

 

Passo 4: Montando a sua build e distribuindo pontos.

 

4.1 Pontos de Atributo

 

Comprar ekips bons é um passo muito importante para o seu sucesso porem a parte mais fundamental e mais importante do jogo é saber distribuir os pontos.

 

O problema é que a distribuição de pontos é uma questão muito mais pessoal do que objetiva. Vou fazer uma breve descrição dos atributos:

 

FOR: Força. Atributo mais importante dos espadachins. Cada pontos de FOR aumenta o seu ataque em +1 e a sua capacidade de carga em +30.

 

AGI: Agilidade. Atributo extremamente importante para uns, e nao muito importante para outros - É aqui que entra a questão de gosto pessoal. Cada ponto de agilidade aumenta sua esquiva em +1. Cada 5 pontos de Agilidade aumentam a sua velocidade de ataque em +1.

 

VIT: Vitalidade. Tão importante quanto força (para todos os espadachins). Normalmente a quantidade de AGI que voce colocar irá inferir diretamente na quantidade de VIT. Por exemplo: se voce colocar muita agi normalmente vai colocar menos vit, e vice versa. Eu, particularmente, reocomendo que voce balanceie estes dois atributos. Cada pontos de VIT aumenta a sua defesa em +1. Cada ponto de VIT aumenta o seu HP em 1%. VIT tambem influi nas chances de voce ser afetado por status negativos.

 

INT: Inteligencia. A INT é um atributo muito usado por Templarios GC porem os outros tipos de templarios e cavaleiros nao a usam muito. A principio, não recomendo que voce coloque muita INT, 5~10 pontos aqui ja estaria de bom tamanho. Depois se voce quizer, no futuro, voce adiciona mais. Cada ponto de INT aumenta o SP em 1%.

 

DES: Destreza. Assim como a AGI influi na sua chance de esquivar, a sua DES irá influir na sua chance de acertar os adversarios. Muitos iniciantes menosprezam este atributo e preferem colocar muita FOR. Mas pense bem, o que adianta voce ter um ataque poderoso se nem sequer consegue acertar seus inimigos? É recomendavel que voce com o subir dos niveis vá colocando pontos aqui, até chegar a uns 30~35 (nao precisa colocar tudo de vez, coloque aos poucos).

 

SOR: Sorte. Atributo mais inutil para espadachins. Se voce é iniciante eu recomendo que voce nem mesmo tome conhecimento deste atributo, nao coloque pontos aqui. Deixe em 1 mesmo. A SOR influi na taxa de ataques criticos e de esquivas perfeitas.

 

Bom, com essas explicações acho que ja dá pra voce distribuir seus pontos sozinho, né?

 

4.2 Pontos de Habilidades

 

A Primeira coisa que voce deve saber antes de colocar pontos de hablidade é se voce deseja ser Cavaleiro ou Templario. Dai voce pergunta: Como vou saber isso se eu acabei de começar a jogar? Bem, eu reconheço que é meio complicado, por isso recomendo que voce so coloque pontos nas hablidades "Pericia com espada" e "Pericia com espada de duas mãos" quanto estiver certo se irá ser Cavaleiro ou Templario.

 

Eu recomendo que voce comece logo adicionando a habilidade "Golpe Fuminante" pois esta habilidade é a mais util da classe de espadachins, e indispensavel para todos. Coloque nivel 10.

 

Depois disso aumente "Recuperação de HP" até o nivel 10 tambem.

 

Dai voce pode colocar alguns pontos em "Provocar" (recomendo nivel 10) e "Vigor" (recomendo entre nivel 5 e nivel 8)

 

Depois disso tudo voce ja deve ter se decidido se quer ser templario ou cavaleiro, certo? Se quizer ser templario adicione "Pericia com espada" até o nivel 10. Se quizer ser cavaleiro adicione "Pericia com espada de duas mãos" até o nivel 10.

 

Impacto Explosivo é uma habilidade muito polemica, pois apesar de ser util enquanto voce é espadachim, depois fica um pouco dispensavel. Voce pode por um ponto aqui para ajudar.

 

Bom, é isso pessoal. Boa diversão a todos.

 

Gabriel.

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