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Guia de Ferreiros de Batalha


Chrono Hero
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Ferreiros

 

 

 

 

 

Ferreiros são uma das classes melees mais completas do jogo, possuem ótimas skills pra Woe, para Pvm e para Mvps. Possuem skills que dão danos muito altos e muito rápido, conseguem solar bem e são ótimos chars para se jogar uma woe. Carregam mais itens do que qualquer outra classe do jogo (Alquimistas também carregam o mesmo) e ainda podem comprar itens de npcs mais barato e revender mais caro. Nesse guia mostrarei um pouco sobre a classe e citarei algumas possíveis builds, equips bons pra classe e informações em geral.

 

 

 

Ao atingir 40 de classe como mercador você já pode se tornar um Ferreiro, primeiro de tudo vá pra Geffen e entre na guilda dos ferreiros, lá dentro converse com os ferreiros:

 

 

 

Eles vão mandar você ir conversar com o Ferreiro Rodolfo, que se encontra na loja de armas de Alberta

 

 

 

Ele vai te fazer 10 perguntas fáceis, responda-as corretamente que ele vai te mandar buscar alguns itens, compre e procure-os e traga de volta para o Rodolfo, dependendo da arma que você pegou ele vai ter mandar entregar para um npc diferente, eles podem ser:

 

(Clique na imagem para saber a localização do npc)

 

 

 

 

 

 

 

Após entregar o item para o npc correto volte pra Alberta e fale com Rodolfo, ele vai te dar um recibo, volte para Geffen e fale com o Ferreiro, ele vai mandar você procurar a Chiara Luna, ela está em morroc:

 

Ela te fará 5 perguntas fáceis, responda corretamente e ela te dará um certificado, volte pra Guilda dos ferreiros em Geffen e fale com o Ferreiro. Pronto, você acaba de se tornar um ferreiro!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Skill Tree de Mercador/Ferreiro:

 

 

 

Irei comentar apenas sobre as skills de batalha. Imagens e descrições retiradas do site da lug com as devidas correções:

 

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e da ragnasim:

 

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Mercador

 

 

 

 

 

[Passiva] Aumentar Capacidade de Carga

Aumenta limite de peso máximo.

 

Nv. 1

 

 

Peso Máximo + 100

 

Nv. 2

 

 

Peso Máximo + 200

 

Nv. 3

 

 

Peso Máximo + 300

 

Nv. 4

 

 

Peso Máximo + 400

 

Nv. 5

 

 

Peso Máximo + 500

 

Nv. 6

 

 

Peso Máximo + 600

 

Nv. 7

 

 

Peso Máximo + 700

 

Nv. 8

 

 

Peso Máximo + 800

 

Nv. 9

 

 

Peso Máximo + 900

 

Nv. 10

 

 

Peso Máximo + 1000

 

Skill muito útil, não é tão necessária para forgers, porém é muito útil pra woe e pra pvm.

 

 

 

 

 

[Ofensiva] Mammonita

Surpreende o inimigo usando dinheiro para atacar. Consome 5 SP.

 

Requisito: Nível 3 de "Usar Carrinho"

 

Nv. 1

 

 

Dano 150% / Custo: 100 Zeny

 

Nv. 2

 

 

Dano 200% / Custo: 200 Zeny

 

Nv. 3

 

 

Dano 250% / Custo: 300 Zeny

 

Nv. 4

 

 

Dano 300% / Custo: 400 Zeny

 

Nv. 5

 

 

Dano 350% / Custo: 500 Zeny

 

Nv. 6

 

 

Dano 400% / Custo: 600 Zeny

 

Nv. 7

 

 

Dano 450% / Custo: 700 Zeny

 

Nv. 8

 

 

Dano 500% / Custo: 800 Zeny

 

Nv. 9

 

 

Dano 550% / Custo: 900 Zeny

 

Nv. 10

 

 

Dano 600% / Custo: 1000 Zeny

 

Ela é a sua maior arma, essa é a skill que torna os ferreiros temidos, dá um dano absurdo numa velocidade insana, ótima skill pra mvp e pra woe, não é muito boa pra pvm, a menos que você seja bem rico ai ela é uma mão na roda. Maximize ela sem medo.

 

 

 

[Passiva] Usar Carrinho

Permite uso do carrinho, um inventário especial para Mercadores. Acesse o carrinho teclando Alt+w. Não é possível usar itens que estejam no carrinho. A cada nível desta habilidade, é possível andar mais rápido com o carrinho.

 

Requisito: Nível 5 de "Aumentar Capacidade de Carga"

 

Nv. 1

 

 

55% da Velocidade Normal ao Andar

 

Nv. 2

 

 

60% da Velocidade Normal ao Andar

 

Nv. 3

 

 

65% da Velocidade Normal ao Andar

 

Nv. 4

 

 

70% da Velocidade Normal ao Andar

 

Nv. 5

 

 

75% da Velocidade Normal ao Andar

 

Nv. 6

 

 

80% da Velocidade Normal ao Andar

 

Nv. 7

 

 

85% da Velocidade Normal ao Andar

 

Nv. 8

 

 

90% da Velocidade Normal ao Andar

 

Nv. 9

 

 

95% da Velocidade Normal ao Andar

 

Nv. 10

 

 

Normal

 

Skill básica, aconselho por motivos óbvios ela maximizada, você vai utilizar seu carrinho sempre.

 

 

 

Habilidades opcionais de mercador

 

 

 

 

 

Essas Habilidades, são obtidas através de “questsâ€Â, ao atingir certo nível de classe você pode fazê-las, vou comentar sobre as habilidades, todas elas são feitas em Alberta:

 

 

 

 

 

Cavalo-de-Pau

 

Classes

 

 

Mercador (acima de Nível de Classe 35)

 

Descrição

 

 

Converse com o Gusangs, em Alberta. Lembre-se de levar um Suco de Banana.

 

NPCs

 

 

Gusangs

 

Itens

 

 

20 Asas de Mosca, 2 Sucos de Uva, 30 Mucos Pegajosos, 20 Ferros, 5 Tentáculos

 

Dá um dano em área baseado no peso de seu carrinho, empurrando o inimigo sempre pra esquerda, o dano aumenta baseado em elementos e em armas cardeadas, porém ele é sempre neutro. Essa quest costuma “bugar†pra alguns jogadores, recomendo levar mais ferros do que ele pede e leve vários sucos de banana.

 

 

 

 

 

 

 

Personalizar Carrinho

 

Classes

 

 

Mercador (acima de Nível de Classe 30)

 

Descrição

 

 

Converse com Shyailron Alberta.

 

NPCs

 

 

Shyailron

 

Itens

 

 

50 Troncos, 10 Ferros, 20 Couros de Animal

 

Habilidade de puro exibicionismo, porém é uma marca registrada dos ferreiros seus carrinhos estilosos. Ao utilizar ela você muda seu carrinho pra um de sua escolha, quanto maior seu nível, mais opções você tem.

 

 

 

 

 

 

 

Grito de Guerra

 

Classes

 

 

Mercador (acima de Nível de Classe 15)

 

Descrição

 

 

Converse com Neco em Alberta.

 

NPCs

 

 

Neco

 

Itens

 

 

7 Pérolas, 50 Esporos de Cogumelo, 1 Suco de Banana

 

Dá um bônus de 4 de força que duram 5 minutos. Habilidade essencial para todo ferreiro, você pode e deve contar com essa skill na sua build.

 

 

 

Ferreiro

 

 

 

[Passiva] Punho Firme

Arma não é derrubada depois do personagem ser abatido por um inimigo.

 

Futuramente essa skill vai dar: 1 de força, 4 de atk e 10% a mais na duração dos buffs de ferreiro.

 

 

 

 

 

[Passiva] Perícia em Armamento

Melhora conhecimento para construção e utilização de armas.

 

Requisito: Nível 1 de "Punho Firme"

 

Nv. 1

 

 

+ 02 Bônus de Ataque & 1 % Chance de Sucesso

 

Nv. 2

 

 

+ 04 Bônus de Ataque& 2 % Chance de Sucesso

 

Nv. 3

 

 

+ 06 Bônus de Ataque& 3 % Chance de Sucesso

 

Nv. 4

 

 

+ 08 Bônus de Ataque & 4 % Chance de Sucesso

 

Nv. 5

 

 

+ 10 Bônus de Ataque& 5 % Chance de Sucesso

 

Nv. 6

 

 

+ 12 Bônus de Ataque& 6 % Chance de Sucesso

 

Nv. 7

 

 

+ 14 Bônus de Ataque& 7 % Chance de Sucesso

 

Nv. 8

 

 

+ 16 Bônus de Ataque& 8 % Chance de Sucesso

 

Nv. 9

 

 

+ 18 Bônus de Ataque& 9 % Chance de Sucesso

 

Nv. 10

 

 

+ 20 Bônus de Ataque& 10 % Chance de Sucesso

 

Essa é a skill mais básica dos ferreiros, toda e qualquer build de ferreiro deve ter ela maximizada, elá dá o bonus do ataque, dá os 10% a mais na chance de forja e ainda dá um bonus no hit, skill indispensável pra battles ou forgers.

 

 

 

 

 

[Passiva] Consertar Armas

Conserta armas danificadas (ainda não implementado)

 

Requisito: Nível 1 de "Perícia em Armamento"

 

Essa skill será implementada em breve, é utílissima agora que os monstros quebram armas e armaduras, ela consome 1 aço e conserta qualquer coisa, possui um cast meio chato. Porém é essencial pra woe (e com transclasses será mais útil ainda) e será útil para pvm também.

 

 

 

 

 

[Passiva] Resistência ao Fogo

Cria uma resistência de fogo para aumentar a defesa.

 

 

 

Nv. 1

 

 

-5% dano do elemento fogo

 

Nv. 2

 

 

-10% dano do elemento fogo

 

Nv. 3

 

 

-15% dano do elemento fogo

 

Nv. 4

 

 

-20% dano do elemento fogo

 

Nv. 5

 

 

-25% dano do elemento fogo

 

Skill essencial pra woe, a magia que mais dá dano em Pré Casts é Meteor Storm, pois ela dá stack (ou seja, o dano acumula), essa é uma das skills que torna o ferreiro uma classe muito resistente, futuramente também vai dar 1% de redução contra ataques neutros por lvl da skill, totalizando 5% de redução de dano neutro, tornando ela também uma ótima skill passiva pra pvm.

 

 

 

 

 

[Ofensiva] Martelo de Thor

Causa tremor no chão, atordoando oponentes próximos. Consome 10 SP.

 

 

 

Nv. 1

 

 

30% de chance de atordoar

 

Nv. 2

 

 

40% de chance de atordoar

 

Nv. 3

 

 

50% de chance de atordoar

 

Nv. 4

 

 

60% de chance de atordoar

 

Nv. 5

 

 

70% de chance de atordoar

 

Skill muito útil pra Woe e pré requisito básico, ferreiros de batalha tem que ter ela maximizada também. A chance de stun é ao redor de 25 células daonde você utilizar a skill. Só pode ser utilizada com maças ou machados equipados.

 

 

 

 

 

[suporte] Adrenalina Pura

Duplica temporariamente a velocidade de ataque. Só funciona com Machados ou Maças. E por um tempo menor, por enquanto.

 

 

 

Requisito: Nível 2 de "Martelo de Thor"

 

Nv. 1

 

 

Duração: 30 segundos 20sp

 

Nv. 2

 

 

Duração: 60 segundos 23sp

 

Nv. 3

 

 

Duração: 90 segundos 26sp

 

Nv. 4

 

 

Duração: 120 segundos 29sp

 

Nv. 5

 

 

Duração: 150 segundos 32sp

 

Descrição falha, a skill na verdade aumenta em 30% a aspd do ferreiro, skill absurdamente útil e um dos maiores pontos fortes do ferreiro, com ela ativa seu Dano por Minuto sobe muito, skill básica e utílissima. Ela também aumenta a aspd das pessoas de seu grupo em 25%, porém, só de quem estiver de maça ou machado.

 

 

 

 

 

[suporte] Força Violenta

Aumenta Poder de Ataque e risco de quebrar a arma.

 

 

 

Requisito: Nível 3 de "Adrenalina Pura"

 

Nv. 1

 

 

105% Poder de Ataque 18sp

 

Nv. 2

 

 

110% Poder de Ataque 16sp

 

Nv. 3

 

 

115% Poder de Ataque 14sp

 

Nv. 4

 

 

120% Poder de Ataque 12sp

 

Nv. 5

 

 

125% Poder de Ataque 10sp

 

Outra skill que é marca registrada dos ferreiros, aumenta consideravelmente seu dano e funciona pro grupo, porém mesmo esquema, só quem está de machado ou maça. Sobre a chance de quebrar a arma podem ignorar, maças e machados são inquebráveis por natureza dessas armas, nunca seu machado/maça vai quebrar.

 

 

 

 

 

[suporte] Manejo Perfeito

Causa dano integral independente do tamanho do oponente.

 

 

 

 

 

 

Requisito: Nível 2 de "Adrenalina Pura" e Nível 2 de " Perícia em Armamento"

 

Nv. 1

 

 

Duração: 10 segundos 22sp

 

Nv. 2

 

 

Duração: 20 segundos 24sp

 

Nv. 3

 

 

Duração: 30 segundos 26sp

 

Nv. 4

 

 

Duração: 40 segundos 28sp

 

Nv. 5

 

 

Duração: 50 segundos 30sp

 

Skill de batalha muito útil também, já que machados dão 50% de dano em monstros pequenos e 75% em médios, também vai pro grupo porém com duração menor. Boa para mvps, inclusive pra mvps em grupo pois ajuda caçadores também.

 

 

 

 

 

[suporte] Amplificar Poder

Aumenta dano da arma. Habilidade tem gasto constante de SP enquanto ativada, é preciso usá-la novamente para interromper o uso.

 

Requisito: Nível 3 de "Manejo Perfeito" e Nível 2 de "Força Violenta"

 

Nv. 1

 

 

Gasta 1 SP a cada 1 segundo

 

Nv. 2

 

 

Gasta 1 SP a cada 2 segundos

 

Nv. 3

 

 

Gasta 1 SP a cada 3 segundos

 

Nv. 4

 

 

Gasta 1 SP a cada 4 segundos

 

Nv. 5

 

 

Gasta 1 SP a cada 5 segundos

 

Skill não muito útil no pvm, visto o gasto constante de sp, sua utilidade se dá mais em momentos aonde vc necessite de desempenho máximo, como em mvps.

 

 

 

Essas são as skills de um ferreiro de batalha

 

 

 

 

 

Um Ferreiro tem no nível 50 de classe os seguintes bônus nos seu atributos:

 

For +6

 

Agi +2

 

Vit +6

 

Int +2

 

Des +12

 

Luk +2

 

 

 

Ferreiros são uma classe que tende a ser híbrida, precisa de basicamente tudo, o atributo principal de um ferreiro é a força, porém necessitam também de vitalidade, agi etc, uma breve descrição do que cada atributo representa pra um ferreiro de batalha:

 

 

 

Força: Seu atributo básico, é ela quem determina seu dano. Quanto mais força, mais peso você carrega e mais dano você dá. Recomendo fechar a sua build com a força em múltiplos de 10 pra pegar o bonus de atk; 110, 120 e 130 são os utilizados comunmente.

 

 

 

Agilidade: Agilidade está diretamente ligada com Dano por minuto. A agilidade determina sua aspd (velocidade de ataque) e sua esquiva. Quanto maior a sua aspd mais rápido será seu spam de mamonita e mais dano você dará. Não há algum tipo de bônus nesse atributo ele deve ser fechado levando em conta apenas a sua aspd. A esquiva é nerfada, quanto mais bichos batendo em você mais ela cai, porém é uma das suas maiores defesas no pvm, em woe jamais conte com ela pois existe um nerf na flee, uma redução de 20 pontos nela, então dificilmente alguém vai errar você numa woe.

 

 

 

Vitalidade: Outro atributo muito importante para um ferreiro, por possuir um modificar de hp que não é dos melhores, necessitamos de uma vit pelo menos razoável pra aguentar bem na woe e em mvps. A vit determina seu hp, quanto que as poções irão curar de você e sua recuperação passiva de hp, mas o ponto mais importante da vit é que ela determina a chance de algum status pegar em você (a grande maioria e pelo menos os mais importantes, como stun) e quanto tempo esse status vai durar em você, ser bem resistente a status é essencial em woe e quem te garante isso é a sua vit. Outra coisa que a vit dá é a vit def (ou soft def), porém isso é algo tão tosco que não recomento fechar a vit baseada nisso, a título de curiosidade, a cada 10 de vit você ganha uma redução de 5 pontos de dano em ataques mágicos e 8 de dano em ataques físicos, dano bruto, se vc fosse levar 1000 pontos de dano, levaria 992 com 10 de vit. E essa vit def possui o mesmo nerf da flee no pvm, quanto mais monstros te batendo menor ela fica.

 

 

 

Inteligência: Creio que o atributo mais inútil para ferreiros. A int determina a quantidade de sp, a “int mgc def†e a recuperação passiva de sp. É basicamente um atributo pra pvm, não recomendo valores altos nela, só coloque pontos se sobrar, os bônus nesse atributo são irrelevantes pra ferreiros.

 

 

 

Destreza: Atributo também essencial para um ferreiro, a destreza determina o seu hit (precisão), que é a sua chance de acertar os monstros. Ferreiros possuem o bônus de WR (weaponry research, traduzido como perícia em armamento) de hit e conseguem altas taxas de hit. A destreza também determina o seu cast (não que isso vá ser muito útil pro seu bs), ela também da um pequeno bônus no ataque. Ela também diminui a diferença do dano máximo e mínimo, porém a skill Amplificar poder nivela ambos.

 

 

 

Sorte: Atributo bem polêmico, ele dá vários bônus e ajuda em muitas coisas, porém não é recomendável ter ela num valor alto, sequer é recomendado ter ela num valor maior do que 1, eu particularmente recomendo colocar 1 ou 2 pontos aqui pra fechar a esquiva perfeita numa build woe. Sorte te dá critical, perfect flee, pequeno bônus no atk, resistência a status e diminui a quantidade de critical em você.

 

 

 

Não darei builds prontas, apenas umas possibilidades:

 

 

 

 

 

Ferreiro “Agiâ€Â

 

For 8x~9x

 

Agi 8x~9x

 

Vit 4x~5x

 

Int 1~1x

 

Des 28~48

 

Luk 1~1x

 

 

 

Basicamente uma build virada pra damage deal, fica com hp tosco, porém alcança um dano por minuto muito alto sendo boa pra mvps, exceto os que tem uma fúria absurdamente forte como o Cavaleiro da Tempestade. Apesar de muita gente falar que não presta pra woe, ela tem sim utilidade em woe, sendo voltada pra grudar em alguém e bater até deitar, como em um sin por exemplo, porém seria mais virada pra def, já que um stun pode ser mortal com 4x de vit, não que eu esteja recomendando essa build pra woe, mas toda build tem sua utilidade. Ótima build pra pvm, alguns vão parar pra te ver batendo.

 

 

 

 

 

Ferreiro “Vitâ€Â

 

For 8x~9x

 

Agi 4x~5x

 

Vit 8x~9x

 

Int 1~1x

 

Des 28~38

 

Luk 1~1x

 

 

 

Build com um DpM (dano por minuto) menor, porém com muito mais resistência a status, o que torna ela mais resistente em woe. Sua função é furar Pré Casts e atrapalhar o cast dos wizards pros low vit passarem, dificilmente vai conseguir matar um priest sozinho, porém consegue dar um dano legal, conseguindo deitar low vit chars. É mediana pra pvm e pra mvp também não faz tão feio, consegue tankar monstros mais fortes e moba consideravelmente bem, não é tão dificil de upar quanto aparenta ou é dito.

 

 

 

 

 

Ferreiro “Híbridoâ€Â

 

For 8x~9x

 

Agi 6x~7x

 

Vit 6x~7x

 

Int 1~1x

 

Des 28~48

 

Luk 1~1x

 

 

 

Ótima build, serve pra tudo, ótima pra mvp, muito boa pra woe e upa muito bem. Consegue um damage deal alto e tanka bem, a minha build atual é desse tipo. Consegue resistência legal a status ao mesmo tempo que consegue uma aspd alta. Quando comecei o jogo pensei em fazer um agi, mas me recomendaram fazer um mais híbrido e não me arrependi.

 

 

 

 

 

Ferreiro “Criticalâ€Â

 

For 7x~9x

 

Agi 5x~7x

 

Vit 5x~7x

 

Int 0x~1x

 

Des 18~38

 

Luk 3x~4x

 

 

 

Build interessante, a Luk te dá uma resistência a status conseguindo suprir um pouco a falta de vit, com uma velocidade de ataque alta e uma taxa de críticos legal consegue ser um bom emp breaker, ótimo locker e um char interessante pra pvm. Por possuir des e luk, pode ter skills de forja, já que o que mais influencia na chance de forja é o lvl de classe, sua taxa de forja não ficaria boa e nem ruim. Porém se quer ser forger recomendo ser um Pure forger, mas essa build seria muito mais fácil de upar e serviria para mais coisas.

 

 

 

Algumas considerações:

 

 

 

Força: Sempre feche ela em múltiplos de 10 pra pegar bônus de ataque, evite contar com a for dada por headgears já que em woe você vai usar poopoo hat ou drooping cat.

 

 

 

Agilidade: Sua maior defesa no pvm, feche ela pra sua aspd ficar em .0~0.2, exemplos: 180.0, 180.2; não feche sua aspd em valores como 179.8, é desperdício de pontos.

 

 

 

Vitalidade: Sua maior defesa em woe, a vit def fecha corretamente em valores múltiplos de 10 para dano mágico e de 5 para dano melee, porém, o que conta mesmo é a defesa contra status. Se pretende fazer uma build apenas pra pvm, feche ela em múltiplo de 10 pra pegar o bônus de Hp regen.

 

 

 

Inteligência: O bônus relevante desse atributo para ferreiros é o de sp regen, que é obtido em múltiplos de 6, porém é algo totalmente inútil pra woe pois você sempre anda pesado.

 

 

 

Destreza: Não há bonus de Hit em nenhum múltiplo, pegue o valor que achar interessante, o mais recomendado pra woe é 28, eu particularmente adoro esse atributo, e até 38 ele é recomendável pra woe, 48 é um valor mais pra um mvp freak.

 

 

 

Luk: A menos que sua build seja critical, não pegue pontos nesse atributo. Se desejar pode pegar um valor pequeno nele apenas pra fechar a esquiva perfeita com os equips de woe (Rosários e Sapatilha de Cristal).

 

 

 

Quando mercador prefira utilizar adagas e espadas de 1 mão, por possuírem aspd maior. Evite “hibridizar†muito no começo, comece pegando agi, for e des, deixe a vit para o final, tentando sempre deixar seus atributos nos bônus.

 

 

 

 

 

Esses são os equipamentos mais comunmente usados pelos ferreiros:

 

Armas

 

Se estiver em dúvida de como cardear armas dê uma olhada aqui:

 

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Mangual Pesado[3]: Uma das armas mais famosas e utilizadas pelos ferreiros, ótima arma pra ser cardeada com cartas de dano (Hidra, Esqueleto operário, Kaho, Minorous, etc), alcança um dano bom. Muito boa pra mvps e pra woe/pvp.

 

 

 

Machado[4]: Outra arma boa pra colocar cartas de dano, por possui 4 slots é a mais recomendada para combinações com carta múmia e de dano. É a melhor arma pra se utilizar cartas de status (Magnólia, Bebe Selvagem, etc) por possuir 4 slots e ser de 1 mão.

 

 

 

Machado de Batalha[4]: Arma que alcança o maior dano em mvps, porém tem a desvantagem de ser de 2 mãos, pode também ser uma opção pra se cardear para pvm.

 

 

 

Machado de duas Mãos[2]: Arma barata e de lvl 3, por esse motivo um over +9/+10 nela alcança um atk muito alto, sendo ótima pra se utilizar contra monstros/chars de defesa alta.

 

 

 

Maça Espada[1]: Maça de 1 mão de atk alto, é a arma básica pra se usar no up. Se for comprar elementais, compre maças espada.

 

 

 

Cruz Impiedosa: Arma de elemento sagrado com atk alto, ótima pra ser utilizada no up, ainda te dá a habilidade cura em lvl 3. Serve de quebra galho pra alguns mvps.

 

 

 

Machado Sangrento: Esse machado não tem muita utilidade no up, é mais um quebra galho, possui um atk alto e ainda dá +10 de for (ÃÅ¡nico meio de se atingir 140 de for sem Godlys). A maior utilidade dele é o Agi up permanente que ele te dá, servindo para mobar ou para procurar mvps solando.

 

 

 

Adaga da Boa Ventura: Ótima adaga, seus bônus na esquiva perfeita é ideal para ser utilizado quando você está embaixo de um Pré cast tentando sair dos lockers, é a arma certa pra se utilizar quando for mobar em Gds.

 

 

 

Armaduras

 

 

 

Manto de Seda[1]: Maior mgc def do jogo, armadura ideal para woe, use-a com carta Cavalo-marinho, Dokebi e etc.

 

 

 

Manto Sagrado[1]: Defesa mediana e Def mágica também mediana, por ser barata e leve é uma ótima opção para pvm, recomendo utilizar nela as cartas: pasana, pupa e bathory.

 

 

 

Cota de Malha[1]: Pesada, porém com def alta, boa pra mobar ou pra upar com suporte, aconselho utilizar com cartas: peco peco e chon chon de aço.

 

 

 

Vestimenta Nobre[1]: Mesma defesa da cota de malha, com menos peso, dá 1 de int e um pouco de mgc def, é a opção de ricos pra upar. É melhor que a cota de malha em tudo pra pvm/mvp, porém Mantos de Seda são melhores pra woe, recomendo utilizar com as cartas que citei pra up.

 

 

 

Calçados

 

 

 

Botas[1]: Melhor defesa no calçado, ideal para pvm/mvp, utilize cartas: Matyr, Besouro ladrão macho, Verit.

 

 

 

Sapatos[1]: Opção de quem tem menos dinheiro, serve pras mesmas coisas que as botas, utilize as mesmas cartas.

 

 

 

Sapatilha de Cristal: Maior mgcdef nos calçados, use-a em woe.

 

 

 

Capas

 

 

 

Manteau[1]: Defesa alta na capa, ideal para pvm/mvp, utilize com: Raydric, Sussurro, Bafomé Jr.

 

 

 

Capa Velha: Mgc def alta, ideal para ser utilizada na woe. É a capa pra toda hora de woe, em alguns momentos capuzes/sobrepelizes/manteaus cardeados são melhores, porém a capa velha consegue um desempenho bom em qualquer situação.

 

 

 

; Capuz[1] e Sobrepeliz[1]: Opções interessantes juntamente do manteau para se utilizar cartas de redução de elemental, sendo possível bindar os 3 e com isso facilitar a troca dos mesmos durante woe, o capuz tem o menos peso porém a menor def, utilize com: marte, poeira e jakk

 

 

 

Acessórios

 

 

 

Anel[1]: Ótimo acessório para ferreiros, combinado com uma carta Louva deus dá 4 de força por acessório, ideal para pvm/mvp e utilizável em woe numa def.

 

 

 

Rosário[0] e [1]: Melhores acessórios pra woe, o rosário sem slot de npc tem a maior mgc def nos acessórios, sendo ótima para se utilizar num Pré cast, porém o com slot também dá uma mgc def interessante e ainda possibilita o uso de carta yoyo, que combinada com a Adaga da boaventura te garante uma esquiva perfeita muito boa. Eles com yoyos também servem para mobar.

 

 

 

Anel de Defesa: Dá 3 de def e 3 de mgc def, ótimo acessório que pode ser utilizado em qualquer situação, porém, na minha opinião não é de muita utilidade para ferreiros pois em toda situação tem coisa melhor pra se utilizar.

 

 

 

Presilha[1]: Ótimo acessório, dá um pouco de sp e é barato, muito bom pra ser utilizado antes do 9x, muito melhor que cinto.

 

 

 

Escudos

 

 

 

Broquel[1]: Creio que aqui não tem muito segredo, é o melhor escudo utilizável por ferreiros pra tudo. Utilize o maior over nele que você possuir com a carta Sapo de Thara, que dá redução contra humanóides, pois além de ser a carta que você utiliza em woe, é útil pra pvm e mvp. Tenha um pra cada raça, as mais utilizadas são: Sapo de Thara, Pé-grande, Guerreiro Orc, Khalitzburg.

 

 

 

Chapéus

 

 

 

Chifres Magestosos: Ótimo chapéu, defesa legal, bonus bom, um dos símbolos dos ferreiros. Bom pra pvm e mvp.

 

 

 

Elmo de Ossos: Maior defesa pra cabeça, fica estiloso em ferreiros e é ótimo para pvm e mvps também.

 

 

 

Chapéu Fedorento: Essencial pra woe, diminui dano melee, mágico, crítico e asura, fora que não pesa nada.

 

 

 

Capacete de Schalern[1]: Def e def mágica, com slot, muito interessante pra se utilizar com carta Pesadelo ou Deviruchi.

 

 

 

Faixa Fantasma: Nenhuma def, porém bônus interessante, legal para pvm.

 

 

 

Elmo do Deus Solar: Ótimo bônus, serve pra conseguir os 140 de força, absurdamente caro, não recomendo fechar build pensando nisso, é mais pra show off.

 

 

 

 

 

Dicas básicas de onde upar, para lugares mais detalhados olhe em:

 

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1~2x – Pegue os 7 lvl que você ganha automaticamente na sala de treinamento, o campo de batalha é ótimo pra se pegar os primeiros níveis, dá pra sair de lá ja podendo virar mercador.

 

 

 

2x~3x – Poporings, Rockers, Besouros ladrões, Formigas: monstrous fracos e em grandes quantidades, você não terá muitos problemas com eles.

 

 

 

3x~4x – Fumacentos, Salgueiro ancião, Esporo venenoso: novamente monstros fracos e em grandes quantidades, aqui já seria legal começar a usar armas elementais

 

 

 

4x~5x – Esporos venenoso, Sapos Tara, Obeaune, presentes, Esqueleto operário – Monstros medianos, vc começa a precisar de escudos cardeados e elementais fazem bastante diferença

 

 

 

5x~6x – Bathorys, Presentes, Cavalo Marinho, Peixe Espada, Múmias, Verit – Já começam a dar um dano legal em você, mas nada muito preocupante, cuidado com mobs.

 

 

 

6x~8x – Bathorys, Raydrics, High Orcs, Gd de prontera, Minorous – Monstros razoavelmente fortes, escudos cardeados já são essenciais, armas elementais também, tente matar o máximo possível no menos espaço de tempo.

 

 

 

8x~99 – Bathorys, High Orcs, Gd de Geffen, Minorous, Pasanas, Raydrics – Provavelmente você já não tem problema algum com nenhum deles, tente matar sempre o máximo possível, evite ficar de 1 em 1 por muito tempo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A classe transcendental do Ferreiro. O Mestre-Ferreiro possui 69 pontos de habilidades para gastar em habilidades de ferreiro e em três novas habilidades exclusivas da classe (futuramente serão cinco). Além disso um Mestre-Ferreiro possui 30% mais HP e SP que um ferreiro com os mesmos valores de VIT e INT.

 

Bônus de atributos no nível de classe 70:

FOR +6

AGI +7

VIT +6

INT +6

DES +12

SOR +8

 

Habilidades

 

[suporte] Derreter (Shattering Strike)

Habilidade ativa, 10 níveis.

Sp gasto: variável

Casting: variável

Pré-requisitos: Resistência ao Fogo 3, Punho Firme, Perícia em Armamento 5, Força Violenta 3

 

Concede ao personagem uma pequena chance de destruir a arma e armadura de um alvo a cada ataque. Não funciona em monstros do tipo "Boss". Só funciona em um monstro de cada vez.

 

Nível 1 1%Arma 0,7%Armadura Casting 5s Duração 15s 50 sp

Nível 2 2%Arma 1,4%Armadura Casting 5s Duração 20s 50 sp

Nível 3 3%Arma 2,1%Armadura Casting 6s Duração 25s 60 sp

Nível 4 4%Arma 2,8%Armadura Casting 6s Duração 30s 60 sp

Nível 5 5%Arma 3,5%Armadura Casting 7s Duração 35s 70 sp

Nível 6 6%Arma 4,2%Armadura Casting 7s Duração 40s 70 sp

Nível 7 7%Arma 4,9%Armadura Casting 8s Duração 45s 80 sp

Nível 8 8%Arma 5,6%Armadura Casting 8s Duração 50s 80 sp

Nível 9 9%Arma 6,3%Armadura Casting 9s Duração 55s 90 sp

Nível 10 10%Arma 7,0%Armadura Casting10s Duração 60s 90sp

 

Ótima skill para woe, ideal para “quebrar o CP†e consequentemente ajudar a quebrar o Pré-cast, muito boa para ser usada também em quem estiver tentando quebrar o emperium de seu clã, principal skill nova de Mestre-Ferreiro para woe.

 

 

[suporte] Impulso no carrinho (Cart Boost)

Habilidade ativa, 1 nível.

Sp gasto: 20

Pré-requisitos: Usar Carrinho 5, Cavalo-de-Pau, Personalizar Carrinho, Punho Firme

 

Aumenta a velocidade do personagem enquanto estiver utilizando um carrinho. Dura 1 minuto.

 

Obs.: Acelerar Carrinho não é afetada por Desencantar de Sábios.

 

Ótima skill para tudo, com ela você alcança a maior velocidade de movimento de todas, tornando você um ótimo “mvp finder†e mober. Como ela cancela Pântano dos mortos e Diminuir agilidade você será um ótimo mober e conseguirá fugir com facilidade de monstros. No pvp essa skill servirá como um ótimo meio de chegar perto daquele caçador chato que só corre de você

 

[Ofensiva] Aprimorar Armamento (Weapon Refine)

Habilidade Ativa, 10 níveis.

Sp gasto: 30

Pré-requisitos: Perícia em Armamento 10

 

Refina arma utilizando minérios de acordo com o nível da arma. O nível de classe do personagem afeta as chances de sucesso. Cada nível de Refinar Armas aumenta o limite máximo de refinamento da arma em um ponto, ou seja, no nível 10 o Mestre-Ferreiro tem chances de refinar uma arma até +10. Armas de nível 1 precisam de Fracon, de nível 2 precisam de Emveretarcon e de nível 3 e nível 4 precisam de Oridecon.

 

 

 

No nível 60 de classe você tem a mesma chance dos npcs que fazem refinamentos, após esse nível, cada nível te dá 1% de chance a mais do que os npcs. Ou seja, no nível 70 de classe você terá 10% a mais de chances do que os npcs, ótimo meio de se fazer dinheiro.

 

 

 

Para maiores informações sobre as habilidades de Mestre-Ferreiro consulte:

 

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Dúvidas comuns de quem está começando:

 

 

 

Por que meu cavalo de pau não acerta sussurros?

 

O cavalo de pau é sempre neutro, ele pega aumento de dano de armas cardeadas e de elementais, porém ele sai sempre neutro, por isso o miss nos sussurros, pode parecer estranho mas é o que acontece.

 

 

 

Se eu tirar meu carrinho os itens que estão dentro dele somem?

 

Não, pode tirar seu carrinho sem medo, basta pegar ele de volta com alguma kafra depois que eles estarão lá.

 

 

 

Como abro minha lojinha?

 

Você precisa ter a habilidade comércio, coloque seus itens dentro do seu carrinho e utilize a skill. Lembre-se de estar de pé.

 

 

 

Quanto custa tal item?

 

Não fique perguntando pra todo ferreiro que você ver se ele sabe o preço de tal item, isso enche muito o saco, para saber o preço dos itens de uma boa andada em prontera, de uma pesquisada, se não viu seu item a venda, abra um chat e espere várias pessoas te ajudarem, não confie na primeira que aparecer. Se mesmo assim não descobrir, utilize do seu bom senso e coloque um preço que você achar razoável.

 

 

 

 

 

Me diga uma calculadora de atributos boa.

 

Tem várias, recomendo essas:

 

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E calculadora de Skills?

 

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Quais databases você recomenda?

 

Tem muitos bons, costumo consultar esses:

 

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Mais algum link legal tio?

 

http://rapidshare.de/files/10929407/Perolas_do_bRO.rar.html <- Pérolas do fórum antigo tudo reunido, enjoy

 

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<- Simule o sprite do seu char com os diferentes hats e cortes de cabelo

 

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.
<- Hosteie suas imagens aqui

 

 

 

 

 

Qualquer outra dúvida pertinente eu peço pro moderador adicionar aqui.

 

 

 

 

 

Feito por Mr. Crowley, com colaboração de The Ragi.

 

 

 

Agradecimentos a Tetsuo e todos com quem aprendi e conversei nesse jogo.

 

By Mr. Crowley

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