Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Belos gráficos ainda são referência de qualidade?

vold2
 Compartilhar

Posts Recomendados

Quanto a qualidade gráfica de um jogo realmente representa? Digamos, a despeito do áudio, da incrível jogabilidade e do bom humor... Qual é, exatamente, o peso que um verdadeiro espetáculo visual tem na hora de formar o legado de um jogo?

Talvez o caminho mais rápido e fácil aqui fosse o de simplesmente desmerecer os belos polígonos virtuais que constituem os jogos modernos; isso a fim de chamar a atenção para um discurso que, hoje, já é quase senso-comum: “o que importa mesmo, é a qualidade da experiência de um jogo”.

img_normal.jpg?7da7f7

Mas é possível ir ainda mais longe. Há quem diga, por exemplo, que jogos mais abstratos representam um apelo extra para a imaginação dos jogadores — mais ou menos como a diferença entre ler um bom livro ou assistir a um filme. Afinal, deve existir algum mérito na capacidade de enxergar, às vezes em alguns poucos quadradinhos, toda uma realidade futurista, um conto com dragões e princesas etc.

Entretanto, parece que mesmo a porção mais “cult” da indústria do entretenimento eletrônico teve que aprender a “enxergar” que, de fato, os gráficos hoje em dia tem um peso muito maior do que já tiveram um dia.

[video=youtube;1GQq7aIrNDU]

Afinal, mesmo sem apostar em uma realidade em que “bons jogos” sejam “jogos com bons gráficos”, é impossível descartar a importância das modernas tecnologias gráficas para o atual estágio de desenvolvimento dos games — sobretudo no que se refere às proporções atualmente conquistadas. Que o diga aquele famoso designer de civilizações antigas...

A sedução das imagens

Belos gráficos como uma porta de entrada para novos jogadores

Mesmo o mais cético dos jogadores provavelmente teria dificuldades para fingir indiferença diante de alguns dos jogos mais belos e realista da atual geração. Jogos como Heavy Rain ou, mais recentemente, Battlefield 3, trazem consigo um diferencial à toda prova: o apelo imediato aos nossos sentidos.

img_normal.jpg?7da7f7

Por isso mesmo, provavelmente seria difícil imaginar uma forma mais eficiente de avançar com as trincheiras do entretenimento eletrônico sobre novos públicos. “Eu costumava adorar a ideia de desafiar a imaginação dos jogadores”, afirmou o lendário Syd Meier em entrevista ao site Game Informer. “Mostrava a eles alguns poucos pixels em 16 cores, e tentava convencê-los de que controlavam um império que deveria sobreviver ao teste do tempo”.

Entretanto, o designer conclui: “mas eu penso que, hoje, os jogadores realmente não estão mais dispostos a fazer esse investimento, então nós vamos trazer à vida mundos em 3D”. Para Meier, entretanto, as possibilidades trazidas pelas novas tecnologias gráficas foram capazes de ampliar o mercado atual de games de uma forma que teria sido impossível há alguns anos. “Você deve ignorar a sua descrença, e estar disposto a entrar nesse mundo”.

[video=youtube;O-6UAbqFsIo]

Dessa forma, é bastante provável que os espetáculos visuais da atual geração tenham arregimentado uma enorme quantia extra de jogadores — eventualmente, retirando-os das poltronas dos cinemas. Entretanto, há uma pergunta que ainda deveria ser feita aqui: por quanto tempo ainda os gráficos conseguirão manter novos e velhos jogadores ligados a uma experiência de jogo?

A lição da Nintendo

Menos gráficos e mais criatividade?

Talvez seja uma verdade quase incontestável que o rápido e constante crescimento do poderio gráficos acabou por funcionar como uma verdadeira locomotiva para a indústria de jogos — se não, se lembrar de uma época em que “video games” eram apenas uma curiosidade tecnológica.

img_normal.jpg?7da7f7

Entretanto, há quem aposte que essa hegemonia (responsabilidade?) deve sofrer algumas mudanças durante as próximas gerações. Afinal, quem não se surpreendeu com o sucesso acachapante do Nintendo Wii — talvez não o melhor “video game” para alguns críticos... Mas certamente um dos melhores produtos trazidos pelo entretenimento eletrônico em vários anos, conforme vários números deixaram claro durante muito tempo.

Para o presidente da Electronic Arts, Peter Moore, o grande leit motiv (motivo gerador) da atual geração são as experiências. Ou, mais precisamente, o quão única será a experiência trazida pelo seu próximo console. “É difícil ver o quão além nós ainda poderemos ir, partindo de uma perspectiva baseada no realismo e na fidelidade dos gráficos”, afirmou Moore em entrevista à revista EDGE.

[video=youtube;_qOSxgTGEsE]

Ele continua: “a Nintendo surpreendeu muita gente como Wii. ‘Nós teremos diversão, e não haverá nem mesmo pernas e braços em alguns personagens. Você quer conectividade online? Nós não temos isso. Você quer gráficos em alta definição? Isso nós também não temos’. O futuro não deve ser ditado por tecnologias de ponta, mas sim por experiências únicas”. Enfim, talvez o futuro esteja em algum lugar entre os belos gráficos e o chacoalhar em frente a sensores de movimento... Façam suas apostas.

Créditos:

BaixakiJogos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acho que grafico nao diz se um jogo e bom ou nao...

com a chegada do wii u teremos 3 consoles praticamente identicos rodando na capacidade maxima Bluray 1080p...

E tem outro detalhe hoje em dia poucos jogos sao criados do zero, a maioria e continuacao...e muito facil fazer sucesso no futuro, na sombra de um sucesso do passado.

Pra mim o que realmente importa e jogabilidade, se o jogo tiver uma jogabilidade perfeita nao precisa nem ter historia. kkk

Link para o comentário

Se for colocar na balança se eu prefiro diversão ou super gráficos, eu escolheria diversão.

Gosto e tenho muitos jogos "realistas" mas se me derem um super nintendo c/ 'Super mario World' eu largo tudo e fico horas, dias, meses, anos jogando.

O que falar dessa assinatura que nem escrevi mas já considero pakas?

http://www.webcheats.com.br/forum/tutoriais-wc/2242064-como-colocar-assinaturas-post8832945.html#post8832945

<3333

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.