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Guia de Bardos


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Um pouquinho tarde, mas finalmente aqui está.

 

ÃÂndice

 

 

 

1 – Introdução

 

2 – Termos do Ragnarok

 

3 – Como mudar de classe

 

4 – Dicas de onde upar

 

5 – Atributos

 

6 – Bônus de classe 50

 

7 – Habilidades

 

8 – Construindo sua build

 

9 – Sugestões de equipamentos e cartas

 

10 – Lembre-se

 

11 – Estratégias

 

12 – Fim

 

 

 

1 – Introdução

 

 

 

- O que é ser bardo? Bem, o mundo da música pode fascinar, assustar, encantar. Porém, o fato de na maioria das vezes, ser suporte pode incomodar alguns. Eles preferem um Sacerdote. Porém, atualmente, um Bardo pode ser vital numa WoE. Strikes efetivos sempre incluem bardos e odaliscas no grupo. Além do suporte dado ao pré-cast, com o Poema de Bragi, bem mais efetivo que Suffragium.

 

- Porém não se vive só de WoE. Mas se você deseja ser uma máquina de matar, pare por aqui. Há muitas opções de personagens para tal (Caçadores, por exemplo), já que, em sua maioria, as músicas de bardo são apenas de suporte (Exceção feita por Dissonância, mas aquela música simplesmente é inútil), além do fato de que Bardos nunca alcançarão uma ASPD realmente decente (bebem apenas Poção da Concentração). Apesar de que com as transclasses teremos uma skill como a Vulcan Arrow, isso não será levado em consideração aqui. Ainda falta tempo para as transclasses...

 

- O aspecto 4fun de bardos é bem interessante. Para pessoas que gostam de RolePlay, encarnar um bardo andarilho é bem engraçado. Ou simplesmente se não curte RP, há uma inúmera gama de possibilidades de diversão. Pode-se até ganhar um dinheiro tocando em casamentos (seu ganancioso ¬¬), ou até fazer uma serenata para a sua namorada... Vai da sua imaginação.

 

 

 

2 – Termos do Ragnarok (Copiado descaradamente do guia de dancers da Yui)

 

 

 

- No bRO a pessoas usam termos em inglês e muitas vezes abreviados para definir as coisas. Para quem não sabe e ainda fica perdido, aí vai a definição de alguns:

 

 

 

PvM – Player Versus Monster / Jogador contra monstro. É você caçar para upar.

 

MvP – Most Valuable Player / Jogador mais valioso - No Ragnarok existem monstros muitos fortes que são considerados “chefesâ€Â, e jogador que mais der/receber dano nele/dele é o jogador MvP. Mas por aqui esses “chefes†também são conhecidos por MvP.

 

PvP – Player Versus Player / Jogador Contra Jogador - No Ragnarok existem salas para as pessoas se confrontarem, matar outros sem precisar estar em horário de WoE.

 

WoE – War of Emperium / Guerra do Emperium / GdE – Guerra entre os clãs pela posse de castelos que acontece duas vezes por semana.

 

Upar – Ganhar experiência matando monstros fazendo seu nível de base e classe subir.

 

Party – Grupo – Através do > /organize “nomedogrupo†< você monta um grupo e pode chamar varias pessoas para se unir a você. Podendo ser usado para upar, saber onde os outros estão, pegar buffs, conversar e etc.

 

Leech – Sanguessuga – Ganhar experiência através de grupo onde quem está recebendo “leech†fica parado sem fazer nada enquanto os outros matam.

 

Slave – Escravo – Slave é quem ajuda os outros a upar apanhando, buffando, curando e tudo mais que puder sem dividir experiência. Muito comum darem slave em troca de zenys.

 

Zeny – Moeda do Ragnarok.

 

Buffs – Seriam as habilidades que melhoram sua capacidade. Pedir buffs a um sacerdote, por exemplo, seria querer receber Benção, Aumentar Agilidade e etc.

 

 

 

 

 

3 - Como mudar de classe

 

 

 

Virando um arqueiro:

 

 

 

 

 

- A Guilda dos Arqueiros se encontra no mapa na Vila dos Arqueiros, em Payon. É necessário nível de classe 10 como Aprendiz, e se inscreva para o teste . Você precisará alcançar 25 pontos em troncos, que você poderá conseguir facilmente matando Salgueiros. Recomendo começar a coletá-los a partir do campo dos Aprendizes. Você deverá entregá-los ao Guia dos arqueiros de Payon na Vila dos Arqueiros. Se tornará uma arqueiro e ganhará um Arco[4] e algumas flechas, dependendo do número de troncos entregues

 

 

 

* Tronco = 1 ponto, Tronco Estéril = 1 ponto, Tronco Sólido = 3 pontos e Tronco de Alta Qualidade = 5 pontos e Tronco = 1 ponto, mas o primeiro recomendo guardar caso pegue algum, já que não vale a pena gastá-lo nesse teste. Terá uma utilidade melhor depois. Não entrei em mais detalhes por se tratar de um teste fácil, que provavelmente todos saberão fazer

 

 

 

Virando um Bardo:

 

 

 

Retirado e corrigido do site da LUG:

 

 

 

Fale com o Bardo Andarilho, que está logo à direita da Kafra de Comodo. Ele gosta de flores caras e raras. Ele pedirá pra você trazer uma pra ele e para ajudar o Boneco de Neve de Lutie.

 

 

 

Fale com a Garota do Natal. Ela está em (xmas_in 165 174), dentro da casa à direita da entrada da Fábrica de Brinquedos.

 

 

 

Fale com o Rapaz do Natal que está em (xmas 117 304), logo à esquerda da entrada da Fábrica de Brinquedos. Ele lhe dará Tinta de Polvo e Muco Pegajoso.

 

 

 

Fale com Tio Peludo. Ele está em (xmas 176 236), sudoeste da entrada da Fábrica de Brinquedos. Dê a ele a Tinta de Polvo e o Muco Pegajoso.

 

 

 

Fale com Senhora Generosa em (xmas_in 27 103). Dentro da casa que se localiza a oeste do mapa de Lutie.

 

 

 

Fale com o Boneco de Neve em (xmas 134 112), ao norte de Lutie. A entrada fica próxima ÃÂrvore de Natal Gigante.

 

 

 

Fale com Senhora Generosa em (xmas_in 27 103), dentro da casa que se localiza a oeste do mapa de Lutie.

 

 

 

Fale com Palhaço de Natal em (xmas 146 136), na frente da ÃÂrvore de Natal Gigante.

 

 

 

Fale com as Crianças em (xmas 206 168), a leste do mapa de Lutie, próximo ao Tio Peludo.

 

 

 

Fale com o Boneco de Neve em (xmas 134 112), ao norte de Lutie.

 

A entrada fica próxima ÃÂrvore de Natal Gigante.

 

 

 

Volte para Comodo onde fale com o Bardo Andarilho. Agora vem a parte mais “chata†do teste. Muita gente perde muito tempo aqui por causa de alguns espaços digitados sem querer na hora de “cantarâ€Â. Mas é só prestar bastante atenção, e digitar frase por frase. Lembre-se de que só é pra digitar a parte que está em azul, com toda a pontuação e acentuação.

 

 

 

É nessa parte que você pode fazer seu intrumento. Lembre-se de pedir o intrumento antes de pedir para virar Bardo, senão você fica sem nenhum.

 

 

 

Você pode trocar um instrumento por:

 

60 Troncos + Nível 40 = Violino

 

60 Troncos Estéreis + Nível 40 = Bandolin

 

60 Troncos Sólidos + Nível 40 = Bandolin

 

60 Troncos de Alta Qualidade + Nível 40 = Alaúde

 

60 Troncos de Alta Qualidade + Nível 50 = Harpa com Slot

 

 

 

4 – Dicas de onde upar (Retirado também do guia da Yui)

 

 

 

Aprendiz - Procure matar bichos de mapas próximos as cidades, são geralmente fracos e morrem rápido. Poring, fabre, chon chon, lunático e etc. Mate Salgueiros também ao Sul de Payon, já que vai precisar dos troncos para virar arqueiro.

 

- Pode ir também ao Esgoto de Prontera, mate ovos, besouros, mas tome cuidado com o familiar. Outra opção seria o Formigueiro Infernal (Ant Hell) e mate os ovos perto da entrada, tomando cuidado também com os Familiars.

 

 

 

Arqueiro - Pode começar pegando níveis de classe no Esgoto de Prontera. Pegue Olhos de ÃÂguia o quanto antes para pode atacar de longe e matar monstros imóveis como Mandrágora, Guardião da Floresta, Planta Carnívora (sul de Juno) e etc. Você vai ter que praticar muito Hit & Run, ou seja, bater e correr! Pode tentar ir em Byalan e matar os bichos de lá como Marinas, Vadon que são bem lerdos. Ou então matar Argiopes e Zenorcs (dungeon na Vila dos Orcs).

 

- Uma boa opção pra quando você já tiver nível um pouco mais alto é a Fabrica de Brinquedos em Lutie, mate Cookies, depois tente Presentes. Mate também as Pessegueiras Encantadas da dungeon de Kunlun.

 

- E outra opção meio suicida, pois o lugar é perigoso, é ir ao segundo andar da Torre do Relógio matar Punks que são bem lerdos, mas você vai precisar d destreza alta pra acerta-los. Tome cuidado com os Rideword, ande com asas de mosca.

 

Use bastante Hit & Run, Sniper, Rajadas e Disparo Violento.

 

 

 

Bardo - Tente matar focas e lontras na praia de Kokomo. Pessegueiras Encantadas na dungeon de Kunlun. E uma ótima opção, é matar Stings no Esgoto de GH.

 

- Abuse de grupos, até porque vai chegar uma hora que vai ficar complicado upar sozinho. Grupos em dungeon dão ótima exp!

 

 

 

 

 

5 - Atributos

 

 

 

Força – Atributo até útil, se sua build for de WoE. Cada ponto de Força aumenta sua capacidade de peso em 30 pontos, assim aumentando o número de poções que se pode levar. Mas não exagere na dose aqui. Mas lembre-se que o dano de arcos/instrumentos é modificado pela destreza, não pela força.

 

 

 

Agilidade – Aumenta +1 de esquiva por ponto, aumenta sua ASPD e ainda modifica positivamente o efeito da música Crepúsculo Sangrento. Essencial para Bardos de batalha, nem tanto para Bardos de Suporte/WoE. Para build PvM, é importante alta esquiva e alta ASPD. Porém um Bardo WoE deve sacrificar esse atributo em prol da Vitalidade. Você deve dosar da maneira que lê convir, já que geralmente colocam-se alguns pontos nesse atributo para se conseguir upar decentemente.

 

 

 

Destreza – Aumenta +1 de precisão por ponto, +1 de ataque para arcos/instrumentos por ponto, também aumenta sensivelmente ASPD, reduz a chance de ser divestado, diminui seu tempo de conjuração de habilidades. É um atributo importante para ambas as builds, já que se quiser upar sem leech usando arco/instrumento é necessário por pontos aqui.

 

 

 

Vitalidade – Aumenta 1% de HP máximo a cada ponto, 2% de efeito em itens de cura por ponto, 1 de regeneração de HP a cada 5 pontos, 1 de redução de dano de magias a cada 2 pontos, aumenta resistência a atordoamento, silêncio, maldição e veneno.

 

Atributo bastante importante para Bardos WoE, já que diminui a chance de stun (status negativo mais comum na guerra) e aumenta o HP. Esse ganho de HP é importante, devido ao fato de que você perde a música ao perder 25% do seu HP, logo quanto mais HP você tiver, mais tempo você vai demorar para perder sua música.

 

 

 

Inteligência – Aumenta 1% de SP máximo por ponto, 2% de efeito em itens que curam SP por ponto, +1 de regeneração de SP a cada 6 pontos, +1 de redução de dano de magia por ponto, aumenta sua resistência a petrificação, sono e cegueira, e melhora o efeito da música Poema de Bragi. Atributo importante para ambas as builds, PvM e WoE, já que a quantidade de SP aumenta o número de Rajadas de Flechas que se pode dar. Além disso, melhora o efeito do Poema de Bragi, uma das principais músicas na Guerra, na defesa.

 

 

 

Sorte – Aumenta sua taxa de crítico em 0,3% a cada ponto, 1% de esquiva perfeita a cada 10 pontos, +1 de ataque a cada 10 pontos, aumenta sua resistência contra críticos em 1% a cada 5 pontos, aumenta sua resistência a status negativos. Atributo não muito útil para Bardos em geral, exceção feita por uma build PvM que utilize-se de críticos.

 

 

 

 

 

6 - Bônus de classe 50

 

 

 

Arqueiros – Quando estão com classe 50 recebem:

 

 

 

Força: +3

 

Agilidade: +3

 

Vitalidade: +1

 

Inteligência: +2

 

Destreza: +7

 

Sorte: +2

 

 

 

Bardos – Quando estão com classe 50 recebem:

 

 

 

Força: +2

 

Agilidade: +7

 

Vitalidade: +3

 

Inteligência: +5

 

Destreza: +8

 

Sorte: +4

 

 

 

 

 

7 - Habilidades

 

 

 

Arqueiro – Aconselho ir até o nível de classe 50. Mas se não estiver afim, é importante pelo menos ter job 42, para ter pelo menos Chuva de Flechas Nível 1 (é necessário para controle de mobs, já que não temos o falcão, além de distribuir status negativos) e todas as outras habilidades no nível 10.

 

 

 

Lista de Habilidades de Arqueiro:

 

 

 

[Passiva] Precisão

 

Aumenta a destreza.

 

 

 

Nível 1 – Destreza + 1

 

Nível 2 – Destreza + 2

 

Nível 3 – Destreza + 3

 

Nível 4 – Destreza + 4

 

Nível 5 – Destreza + 5

 

Nível 6 – Destreza + 6

 

Nível 7 – Destreza + 7

 

Nível 8 – Destreza + 8

 

Nível 9 – Destreza + 9

 

Nível 10 – Destreza + 10

 

 

 

[Passiva] Olhos de ÃÂguia

 

Aumenta alcance do arco e precisão.

 

 

 

Nível 1 – Alcance +1 | Precisão +1

 

Nível 2 – Alcance +2 | Precisão +2

 

Nível 3 – Alcance +3 | Precisão +3

 

Nível 4 – Alcance +4 | Precisão +4

 

Nível 5 – Alcance +5 | Precisão +5

 

Nível 6 – Alcance +6 | Precisão +6

 

Nível 7 – Alcance +7 | Precisão +7

 

Nível 8 – Alcance +8 | Precisão +8

 

Nível 9 – Alcance +9 | Precisão +9

 

Nível 10 – Alcance +10 | Precisão +10

 

 

 

[suporte] Concentração

 

Aumenta Destreza e Agilidade temporariamente, além de detectar oponentes escondidos em uma área 3x3 ao redor do usuário.

 

 

 

Nível 1 – Agilidade/Destreza +3% | Duração 40 Segundos | Custo: 25 SP

 

Nível 2 – Agilidade/Destreza +4% | Duração 50 Segundos | Custo: 30 SP

 

Nível 3 – Agilidade/Destreza +5% | Duração 60 Segundos | Custo: 35 SP

 

Nível 4 – Agilidade/Destreza +6% | Duração 70 Segundos | Custo: 40 SP

 

Nível 5 – Agilidade/Destreza +7% | Duração 80 Segundos | Custo: 45 SP

 

Nível 6 – Agilidade/Destreza +8% | Duração 90 Segundos | Custo: 50 SP

 

Nível 7 – Agilidade/Destreza +9% | Duração 100 Segundos | Custo: 55 SP

 

Nível 8 – Agilidade/Destreza +10% | Duração 110 Segundos | Custo: 60 SP

 

Nível 9 – Agilidade/Destreza +11% | Duração 120 Segundos | Custo: 65 SP

 

Nível 10 – Agilidade/Destreza +12% | Duração 130 Segundos | Custo: 70 SP

 

 

 

[Ofensiva] Rajada de Flechas

 

Provoca um dano maior lançando duas flechas.

 

Custo: 12 SP independente do nível.

 

 

 

Nível 1 – 200% Dano.

 

Nível 2 – 220% Dano.

 

Nível 3 – 240% Dano.

 

Nível 4 – 260% Dano.

 

Nível 5 – 280% Dano.

 

Nível 6 – 300% Dano.

 

Nível 7 – 320% Dano.

 

Nível 8 – 340% Dano.

 

Nível 9 – 360% Dano.

 

Nível 10 – 380% Dano.

 

 

 

[Ofensiva] Chuva de Flechas

 

Ataca um oponente com 9 flechas empurrando ele, ao mesmo tempo causa dano de área 5x5 e empurra os que estiverem próximo por 2 células.

 

Custo: 15 SP independente do nível.

 

 

 

Nível 1 – 80% Dano.

 

Nível 2 – 85% Dano.

 

Nível 3 – 90% Dano.

 

Nível 4 – 95% Dano.

 

Nível 5 – 100% Dano.

 

Nível 6 – 105% Dano.

 

Nível 7 – 110% Dano.

 

Nível 8 – 115% Dano.

 

Nível 9 – 120% Dano.

 

Nível 10 – 125% Dano.

 

 

 

Outras Habilidades– São skills na qual é necessário fazer uma quest para ser obtida, porém você não gasta nenhum ponto de classe para conseguí-las. Preste atenção no nível de classe mínimo exigido para realizar a quest.

 

 

 

[suporte] Fabricar Flechas

 

Com essa habilidade você poderá criar flechas usando alguns itens.

 

 

 

Classes: Arqueiro (acima de Nível de Classe 35)

 

Descrição: Converse com o Kyulnari, em Morroc.

 

Coordenada do NPC: [121,109]

 

 

 

São necessários:

 

 

 

- 7 Esporos de Cogumelo - Cai de: Esporo(50%), Esporo Venenoso(12%), Cogumelos(55%).

 

- 1 Poção Vermelha - Cai de: tem uma lista enorme de bichos que cai, mas é mais prático comprar na loja de utilidades.

 

- 20 Resinas - Cai de: Salgueiro(15%) e Salgueiro Ancião(50%).

 

- 13 Troncos - Cai de: Salgueiro(1%), Salgueiro Ancião(3,5%), Guardião da Floresta(20%), Relógios(8%) e Névoa(8%).

 

- 41 Escamas Afiadas - Cai de: Rabo de Verme(55%), Plantas Verde/Branca(15%) e Azul/Amarela/Vermelha(3%).

 

 

 

Opinião: Extremamente útil, já que você poderá fazer suas prórpias flechas para upar, sem necessidade de comprar.

 

 

 

[Ofensiva] Disparo Violento

 

Quando usada faz o inimigo recuar 6 células além de dar 150% de dano. Tem cast e não funciona em WoE.

 

 

 

Classes: Arqueiro (acima de Nível de Classe 35)

 

Descrição: Converse com Gaeho, em Payon.

 

Coordenada do NPC: [30,94]

 

 

 

São necessários:

 

- 36 Sucos de Banana - Cai de: Choco(10%), mas pode ser obtida facilmente pela quest dos sucos.

 

- 10 Bicos de Ave - Cai de: Peco Peco(55%), mas também é vendido em Morroc.

 

- 2 Esmeraldas - Recomendo comprar em Morroc por 5000z em no NPC joalheiro.

 

- 10 Tentáculos - Cai de: Hidras(55%), Marte(30%) e Penomena(80%).

 

- 3 Rabos de Yoyo - Cai de: Yoyo(55%) e Choco(70%).

 

 

 

Opinião: Muito útil para PvM, já que afasta inimigos.

 

 

 

Bardo – A árvore de habilidades de Bardo pode ser complicada, devido à diferença gritante em relação a de arqueiro. Logo, pense muito bem os pontos a serem colocados aqui.

 

 

 

Skill tree do Bardo:

 

 

 

Habilidades:

 

 

 

[suporte] Encerramento

 

 

 

Encerra uma música, mas pode ser usado somente após 5 segundos do início.

 

Custo: 1 SP

 

 

 

Comentário: ÃÅ¡til. Mesmo sendo possível você cancelar a música desequipando o instrumento, você pode acabar se atrapalhando. O custo de SP é ínfimo, além disso é pré-requisito para abrir habilidades importantes.

 

 

 

[suporte] Bis

 

 

 

Ativa novamente a última música utilizada gastando somente 50% do custo normal.

 

Custo: 1 SP

 

 

 

Comentário: Muito útil. Já que é muito comum você ficar repetindo a última música tocada, e 50% de economia de SP implica em mais tempo tocando músicas antes que seu SP acabe.

 

 

 

[Ofensiva] Flecha Melódica

 

 

 

Dispara uma flecha com seu instrumento. Você pode utilizar esta habilidade enquanto estiver executando uma canção ou dueto. Você precisa de um instrumento e flechas equipados.

 

Alvo: Oponente.

 

Custo: 8 SP independente do nível.

 

 

 

Nível 1 – 150% do ATQ

 

Nível 2 – 175% do ATQ

 

Nível 3 – 200% do ATQ

 

Nível 4 – 225% do ATQ

 

Nível 5 – 250% do ATQ

 

 

 

Comentário: É a sua única forma de atacar enquanto toca. Mas não muito útil se quiser atacar, para isso equipe seu arco e use mesmo a rajada de flechas.

 

 

 

[Ofensiva] Piada Infame

 

 

 

Congela os oponentes na tela do usuário. O nível da habilidade aumenta as chances de congelamento. Tem uma pequena chance de congelar as pessoas do seu grupo. Esta habilidade não funciona contra MVPs.

 

Alvo: Oponente

 

 

 

Nível 1 – 20% de chance | Custo: 12 SP

 

Nível 2 – 25% de chance | Custo: 14 SP

 

Nível 3 – 30% de chance | Custo: 16 SP

 

Nível 4 – 35% de chance | Custo: 18 SP

 

Nível 5 – 40% de chance | Custo: 20 SP

 

 

 

Comentário: É uma habilidade engraçada e muitas vezes útil. Bastante utilizada em strikes na WoE. Porém Piada Infame pode ser prevenido com o uso da carta Marc, carta presente no kit básico de WoE. Oponente com Marc, skill inútil =( . O lado bom é que nenhum atributo diminui a chance de congelamento. Mesmo com problemas, acho que é uma excelente habilidade para strike, já que não se usa Marc o tempo todo na WoE.

 

 

 

[Passiva] Lições de Música

 

 

 

Aumenta o ataque dos instrumentos. Também influencia na qualidade dos efeitos de algumas música, isso será mostrado em forma de formula na descrição das habilidades. No nível 10 você poderá se mover enquanto toca com 50% da sua velocidade normal.

 

 

 

Nível 1 – Dano +3

 

Nível 2 – Dano +6

 

Nível 3 – Dano +9

 

Nível 4 – Dano +12

 

Nível 5 – Dano +15

 

Nível 6 – Dano +18

 

Nível 7 – Dano +21

 

Nível 8 – Dano +24

 

Nível 9 – Dano +27

 

Nível 10 – Dano +30

 

 

 

Comentário: Importante ter em Nível 10. Além de melhorar o efeito das músicas, andar mais rápido enquanto toca as músicas é muito importante.

 

 

 

Solo

 

 

 

[solo] Crepúsculo Sangrento

 

 

 

Aumenta a velocidade de ataque dos personagens numa área de 9*9 em volta do bardo. Não pode ser associada com as Habilidades [Rapidez com Duas Mãos] e [Adrenalina Pura]. O aumento de ASPD é influenciado pela Agilidade e pela habilidade Lições de Música do Bardo.

 

Dura 120 segundos, drena 1 de SP a cada 3 segundos.

 

OBS: Não afeta arcos.

 

 

 

Nível – Bônus – Custo de SP

 

 

 

1 - ASPD +11% - 38

 

2 - ASPD +12% - 41

 

3 - ASPD +13% - 44

 

4 - ASPD +14% - 47

 

5 - ASPD +15% - 50

 

6 - ASPD +16% - 53

 

7 - ASPD +17% - 56

 

8 - ASPD +18% - 59

 

9 - ASPD +19% - 62

 

10 - ASPD +20% - 65

 

 

 

Comentário: Skill muito boa para suporte em PvM, porém nem tanto em WoE, já que afeta todos os jogadores, inclusive os oponentes. Mas é necessário maximizar essa habilidade para pegar Lamento de Loki.

 

 

 

[solo] Poema de Bragi

 

 

 

Diminui o tempo de conjuração das magias e também o delay após ela. Esta habilidade não afeta a quem estiver sob os efeitos da habilidade Suffragium, e o bônus na redução do tempo de conjuração depende do nível da habilidade, da DEX do usuário e do nível de Lições de Música já o bônus na redução do delay depende do nível da habilidade, do nível em Lições de Musica e da INT do usuário. Esta habilidade dura 180s, consome 1 SP a cada 5s.

 

 

 

Nível – Bônus – Custo de SP

 

 

 

1 – Tempo de Conjuração -3% e Delay -3% - 40

 

2 – Tempo de Conjuração -6% e Delay -6% - 45

 

3 – Tempo de Conjuração -9% e Delay -9% - 50

 

4 – Tempo de Conjuração -12% e Delay -12% - 55

 

5 – Tempo de Conjuração -15% e Delay -15% - 60

 

6 – Tempo de Conjuração -18% e Delay -18% - 65

 

7 – Tempo de Conjuração -21% e Delay -21% - 70

 

8 – Tempo de Conjuração -24% e Delay -24% - 75

 

9 – Tempo de Conjuração -27% e Delay -27% - 80

 

10 - Tempo de Conjuração -30% e Delay -30% - 85

 

 

 

Comentário: Na minha opinião, a melhor skill solo para Bardo para WoE. Ajuda muito no pré-cast, já que diminuir o delay/cast das magias implica em mais magias caindo, e mais freqüentemente, aumentando assim a defesa do castelo.

 

 

 

[solo] Dissonância

 

 

 

Causa uma quantidade de dano nos inimigos que estão na área da magia a cada 3 segundos. O dano é aumentado conforme o nível em Lições de Música. Esta habilidade dura 30s, consome 1 SP a cada 3s.

 

 

 

Nível – Efeito – Custo de SP

 

 

 

1 – 40 de dano - 18

 

2 – 50 de dano - 21

 

3 – 60 de dano - 24

 

4 – 70 de dano - 27

 

5 – 80 de dano - 30

 

 

 

Comentário: Uma das piores skills de Bardo, se não a pior. O dano causado é muito baixo, além do intervalo entre o dano ser muito grande. No mais, só pegue como pré-requisito para outras músicas.

 

 

 

[solo] Assovio

 

 

 

Aumenta a esquiva e a esquiva perfeita. O aumento na esquiva é afetado por Agilidade ou Lições de, e bônus na esquiva perfeita por Sorte e Lições de Música. Esta habilidade dura 60s, consome 1 SP a cada 5s.

 

 

 

Nível – Bônus – Custo de SP

 

 

 

1 - +1% de Esquiva e +1% de Esquiva perfeita – 24

 

2 - +2% de Esquiva e +1% de Esquiva perfeita – 28

 

3 - +3% de Esquiva e +2% de Esquiva perfeita – 32

 

4 - +4% de Esquiva e +2% de Esquiva perfeita – 36

 

5 - +5% de Esquiva e +3% de Esquiva perfeita – 40

 

6 - +6% de Esquiva e +3% de Esquiva perfeita – 44

 

7 - +7% de Esquiva e +4% de Esquiva perfeita – 48

 

8 - +8% de Esquiva e +4% de Esquiva perfeita – 52

 

9 - +9% de Esquiva e +5% de Esquiva perfeita – 56

 

10 - +10% de Esquiva e +5% de Esquiva perfeita – 60

 

 

 

Comentário: Serve apenas para Suporte em grupos de PvM. O bônus de esquiva pode ser bem alto para qualquer classe de Agilidade, sendo até útil contra MVPs. Normalmente é maximizada para pegar Canção Preciosa.

 

[solo] Maçãs de Idun

 

 

 

Cria uma área em que o HP das pessoas que estão envolta seja aumentado e cura o HP delas a cada 6 segundos. O poder dessa habilidade é aumentado dependendo da Vitalidade do seu personagem e dos níveis em Lições de Música. Esta habilidade dura 180s, consome 1 SP a cada 6s.

 

 

 

Nível – Efeito – Custo de SP

 

 

 

1 - +7% Max HP e + 35 HP - 40

 

2 - +9% Max HP e + 40 HP – 45

 

3 - +11% Max HP e + 45 HP – 50

 

4 - +13% Max HP e + 50 HP – 55

 

5 - +15% Max HP e + 55 HP – 60

 

6 - +17% Max HP e + 60 HP – 65

 

7 - +19% Max HP e + 65 HP – 70

 

8 - +21% Max HP e + 70 HP – 75

 

9 - +23% Max HP e + 75 HP – 80

 

10 - +25% Max HP e + 80 HP – 85

 

 

 

Comentário – Penso que não é uma skill muito útil, já que a cura não é muito efetiva. Skill inútil em WoE. Porém o aumento do HP Máximo pode servir para uma Party MVP, para aumentar o MaxHP do tanker.

 

 

 

Duetos

 

 

 

[Dueto] Cantiga de Ninar

 

 

 

Todos os oponentes que estiverem na área 9x9 têm uma chance de receber o status Sono . A cada 6s dentro da área o oponente tem uma nova chance de receber o status Sono. A chance de ser afetado depende da INT do usuário. Não funciona contra monstros do tipo MVP

 

Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 4s.

 

Custo: 20 SP

 

 

 

Comentário: Um tanto inútil, já que o status sono é removido após o primeiro golpe. Alem disso ninguém vai ficar parado na área da música. Também não serve muito no PvM.

 

 

 

[Dueto] Canção Preciosa

 

 

 

Cria uma área 9x9 em que não é necessária a utilização de itens para usar habilidades, como gemas vermelhas, amarelas, armadilhas... Afeta só os membros do grupo.

 

Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 5s.

 

Custo: 10 SP

 

 

 

Comentário: ÃÅ¡til para ajudar sábios, mas não é um dueto exatamente útil na WoE. No máximo, ajuda os trappers a entupir o castelo de armadilhas sem custo. Utilizada em grupos de Hocus-Pocus, mas se for fazê-lo, monte uma build específica para isso.

 

 

 

[Dueto] Ritmo Caótico

 

 

 

Reduz a 0 a VIT DEF dos oponentes. Não funciona contra monstros do tipo MVP

 

Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 4s.

 

Custo: 30 SP

 

 

 

Comentário: Música bem inútil na WoE, já que VIT DEF não é muito importante na WoE, e sim a DEF dos equipamentos...

 

 

 

[Dueto] Banquete de Njord

 

 

 

Aumenta a EXP ganha do seu grupo.

 

Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 3s

 

Custo: 30 SP

 

 

 

Nível 1 – +36% Experiência por monstro.

 

Nível 2 – +47% Experiência por monstro.

 

Nível 3 – +58% Experiência por monstro.

 

Nível 4 – +69% Experiência por monstro.

 

Nível 5 – +80% Experiência por monstro.

 

 

 

Comentário: Na realidade, o bônus ganho não é muito bom... Já que são necessários um bardo, uma odalisca e uma terceira pessoa para matar os monstros... Penso que pode ser útil apenas para tankar ou com grupos muito grandes.

 

 

 

[Dueto] Lamento de Loki

 

 

 

Todos os jogadores que estiverem na área estarão impedidos de usar habilidades de qualquer tipo, inclusive o seu parceiro de dueto que não vai poder usar nem Encerramento. Não funciona contra monstros do tipo MVP.

 

Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 4s.

 

Custo: 15 SP

 

 

 

Comentário: Na minha opinião o melhor dueto para ser usado em WoE. Ao ser usando em um ponto de spawn, faz com que todos daquela área não possam utilizar suas habilidades... Nada de Piada Infame, Escândalo, Asuras, Proteger Terreno, Chuva de Flechas, Provocar, Crux Magnun, Sacerdotes curando...

 

 

 

[Dueto] Rufar dos Tambores

 

 

 

Aumenta o ataque e a defesa somente do seu grupo. E o adicional de defesa é como se fosse de equipamento e não VIT def.

 

Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 3s.

 

 

 

Nível 1 – +50 de Ataque | +4 de Defesa. Custo: 40 SP

 

Nível 2 – +75 de Ataque | +6 de Defesa. Custo: 45 SP

 

Nível 3 – +100 de Ataque | +8 de Defesa. Custo: 50 SP

 

Nível 4 – +125 de Ataque | +10 de Defesa. Custo: 55 SP

 

Nível 5 – +150 de Ataque | +12 de Defesa. Custo: 60 SP

 

 

 

Comentário: O ataque aumenta bastante e a defesa também, se você tiver modificadores como cartas com 20% a mais de dano ou elementos, o dano pode aumentar muito. É um dueto interessante, bom ser for usado quando você estiver muitos personagens de combate no grupo e principalmente em MvP.

 

 

 

[Dueto] Ode a Siegfried

 

 

 

Todos os membros do grupo que estiverem na área receberão danos reduzidos por ataques do tipo Fogo e ÃÂgua.

 

Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 3s.

 

Custo: 10 SP

 

 

 

Nível 1 – Resistência a danos de tipo Fogo e ÃÂgua em 75%.

 

Nível 2 – Resistência a danos de tipo Fogo e ÃÂgua em 80%.

 

Nível 3 – Resistência a danos de tipo Fogo e ÃÂgua em 85%.

 

Nível 4 – Resistência a danos de tipo Fogo e ÃÂgua em 90%.

 

Nível 5 – Resistência a danos de tipo Fogo e ÃÂgua em 95%.

 

 

 

Comentário: Futuramente além da resistência a ataques elementais, vai dar resistência a status negativos, além do fato de que em patches futuros as músicas ainda farão efeito na área por 20 segundos mesmo se o Bardo/Odalisca saírem da área. Atualmente não é muito usada, mas no futuro será muito interessante para quebrar pré-casts.

 

 

 

[Dueto] Anel dos Nibelungos

 

 

 

Aumenta o ataque de armas de nível 4 somente das pessoas do seu grupo.

 

Duração: 60s, consumindo 1 SP a cada 3s.

 

 

 

Nível 1 – +150 de Ataque. Custo: 40 SP

 

Nível 2 – +200 de Ataque. Custo: 45 SP

 

Nível 3 – +250 de Ataque. Custo: 50 SP

 

Nível 4 – +300 de Ataque. Custo: 55 SP

 

Nível 5 – +350 de Ataque. Custo: 60 SP

 

 

 

Comentário: Atualmente não tem muito utilidade, já que normalmente todos usam armas de nível 1, 2 e 3. Mas talvez possa servir quando chegarem as quests das armas de lvl 4.

 

 

 

 

 

8 - Construindo sua build

 

 

 

Há inúmeras build possíveis para um bardo. Cabe a você apenas decidir qual seguir. Aqui irei descrever sobre todas (?) as builds possíveis para um Bardo. Lembrando-se que aqui você terá apenas uma base, é responsabilidade sua montar sua própria build.

 

 

 

Os atributos a seguir não levam em conta buffs, Concentração, Precisão nem equipamentos.

 

 

 

Bardo de Batalha / Híbrido – Essas builds são usadas em PvM, sendo até possível solar com a primeira. Não fica necessariamente uma máquina de matar, mas fica bem legal. Costumo dizer que um Bardo de Batalha é um Caçador sem traps, falcão e que toca algumas músicas.

 

 

 

For 1

 

Agi 90~99

 

Vit 1

 

Int 9~30

 

Des 90~99

 

Sor 1

 

 

 

For 1

 

Agi 80~99

 

Vit 1~40

 

Int 9~30

 

Des 90~99

 

Sor 1

 

 

 

Habilidades Recomendadas: Bis(1), Encerramento(1), Lições de Música(10), Flecha Melódica(5), Piada Infame(5), Dissonância(3), Crepúsculo Sangrento(10), Maçãs de Idun(10), Banquete de Njord(5), Rufar dos Tambores(5). Habilidades direcionadas para suporte de grupo.

 

 

 

Bardo de Guitarra – Build bastante rara, já que ela depende de uma arma ainda não existente no bRO (se não me engano), a Eletric Guitar. Ela permite a conjuração da magia Trovão de Júpiter lvl 1, então praticamente você vira um bruxo. O engraçado é que com essa build é possível alcançar o instant cast, fazendo desse Bardo uma arma mortal (???)

 

Lembrando que essa build é estritamente 4fun e é bem difícil de ser upada.

 

 

 

For 1

 

Agi 9~30

 

Vit 1

 

Int 90~99

 

Des 90~99

 

Sor 1

 

 

 

Habilidades Recomendadas: Bis(1), Encerramento(1), Lições de Música(10), Flecha Melódica(5), Piada Infame(5)... O resto coloque a seu bel prazer.

 

 

 

Odalisca Batalha/Suporte - Híbrido – Por ser boa na WoE e razoavelmente fácil de upar, a maioria dos bardos escolhe essa build. Por causa da Agilidade razoável, boa Vitalidade e Destreza, pode-se considerar um faz-tudo.

 

 

 

For 1

 

Agi 40~70

 

Vit 80

 

Int 30~40

 

Des 80~90

 

Sor 1

 

 

 

Habilidades Recomendadas: Bis(1), Encerramento(1), Lições de Música(10), Flecha Melódica(5), Piada Infame(5), Dissonância(3), Poema de Bragi(10), Assovio(10), Maçãs de Idun(10), Crepúsculo Sangrento(10), Lamento de Loki(1), Rufar dos Tambores(5)... Escolha do modo que lhe convir, dependendo de seu interesse principal (PvM/PvP/WoE/MvP)

 

 

 

Bardo de Suporte – O que caracteriza o Bardo de Suporte é justamente a Vitalidade elevada, e pouca/nenhuma Agilidade, tendo muito mais efeito na WoE, em detrimento da facilidade de upar. Uma das builds listadas é bem hardcore, sendo apenas possível de ser upada com leech/tank.

 

 

 

For 1

 

Agi 20~40

 

Vit 80~99

 

Int 40~60

 

Des 70~90

 

Sor 1

 

 

 

For 1

 

Agi 1

 

Vit 99

 

Int 65~75

 

Des 65~75

 

Sor 9

 

 

 

For 40~60

 

Agi 1

 

Vit 99

 

Int 30~40

 

Des 65~75

 

Sor 9

 

 

 

For 70~80

 

Agi 1

 

Vit 99

 

Int 40~60

 

Des 1

 

Sor 9

 

 

 

Habilidades Recomendadas: Bis(1), Encerramento(1), Lições de Música(10), Flecha Melódica(5), Piada Infame(5), Dissonância(3), Poema de Bragi(10), Crepúsculo Sangrento(10), Lamento de Loki(1), Habilidades direcionadas para WoE.

 

Importante - A melhor build é aquela que é adequada ao seu estilo de jogo, não adianta você escolher ser de um jeito que alguém planejou ou de um jeito que não te anima a jogar! Pare, pense e monte a sua! É tão bom você pegar uma calculadora e tentar montar a sua, e depois de pronta você olha e pensa: “Nossa, ficou boa! Do jeito que eu queria!â€Â. O segredo de uma build boa é ela ser a que te agrada, a que você acha certa para você.

 

 

 

 

 

9 – Sugestão de Equipamentos e Cartas (Retirado do guia de dancers da Yui)

 

 

 

Armas

 

 

 

- Gakkung [2] – Se você tiver menos de 130 de destreza.

 

- Arco Composto [4] – Se você tiver mais de 130 de destreza.

 

- Faca [4]

 

- Cordel [4]

 

 

 

Cartas:

 

- Fabre - VIT + 1, HP Max +100

 

- Múmia - Taxa de Precisão + 20.

 

- Andre - ATQ + 20

 

- Sorrateiro - Permite o uso da habilidade [Ataque Duplo] em nível 1, com todas as armas. O efeito não é cumulativo.

 

- Esqueleto Soldado - Taxa de Ataque Crítico +9%

 

- Anaconda - Adiciona 20% ao dano causado a monstros da Propriedade Veneno.

 

- Orc Esqueleto - Adiciona 20% ao dano causado a monstros da Propriedade Sagrado.

 

- Poring Noel - Adiciona 20% no dano causado a monstros da Propriedade Sombrio.

 

- Drainliar - Adiciona 20% ao dano causado a monstros da Propriedade ÃÂgua.

 

- Vadon - Adiciona 20% ao dano causado a monstros da Propriedade Fogo.

 

- Kaho - Adiciona 20% ao dano causado a monstros da Propriedade Terra.

 

- Mandrágora - Adiciona 20% ao dano causado a monstros da Propriedade Vento.

 

- Ovo de Pecopeco - Adiciona 20% ao dano causado a monstros da raça Amorfos.

 

- Strouf - Adiciona 20% ao dano causado a monstros da raça Demônio.

 

- Petite - Adiciona 20% ao dano causado a monstros da raça Dragão.

 

- Caramelo - Adiciona 20% ao dano causado a monstros da raça Inseto

 

- Flora - Adiciona 20% ao dano causado a monstros da raça Peixe.

 

- Goblin - Adiciona 20% ao dano causado a monstros da raça Bruto.

 

- Escorpião - Adiciona 20% ao dano causado a monstros da raça Planta.

 

- Hidra - Adiciona 20% ao dano causado a monstros da raça Humanóide.

 

- Lobo do Deserto - Adiciona 15% ao dano causado a monstros de Tamanho Pequeno, ATQ +5

 

- Minorous - Adiciona 15% ao dano causado a monstros de Tamanho Grande, ATQ +5

 

- Esqueleto Operário - Adiciona 15% ao dano causado a monstros de Tamanho Médio, ATQ +5

 

- Mosca Caçadora - Converte 15% do dano causado a um oponente em HP. A chance de sucesso é de 3%.

 

- Esqueleto - Adiciona a cada ataque 2% de chance de causar Atordoamento no inimigo, ATQ +10

 

- Zenorc - Adiciona a cada ataque 4% de chance de causar Envenenamento no inimigo, ATQ +10

 

- Cobra - Adiciona a cada ataque 5% de chance de causar Envenenamento no inimigo, ATQ +5

 

- Marina - Adiciona a cada ataque 5% de chance de causar Congelamento no inimigo, ATQ +5

 

- Metaller - Adiciona a cada ataque 5% de chance de causar Silêncio no inimigo, ATQ +5

 

- Bebe Selvagem - Adiciona a cada ataque 5% de chance de causar Atordoamento no inimigo.

 

- Familiar - Adiciona a cada ataque 5% de chance de causar Cegueira no inimigo, ATQ +5.

 

- Plankton - Adiciona a cada ataque 5% de chance de causar Sono no inimigo, ATQ +5.

 

- Magnólia - Adiciona a cada ataque 5% de chance de causar Maldição no inimigo, ATQ +5

 

- Carta Réquiem - Adiciona a cada ataque 5% de chance de causar Confusão no inimigo (Ainda não implementado)

 

- Freeoni - Concede Taxa de Precisão +100 à arma

 

- Rei Escorpião - Adiciona 20% ao dano causado a monstros da raça Morto-Vivo.

 

- Drake - Permite que o dano causado em monstros de todos os tamanhos seja sempre 100%.

 

- Drácula - Converte 5% do dano causado a um oponente em SP. A chance de sucesso é de 3%.

 

- Doppelganger - Aumenta a Velocidade de Ataque

 

- Carta Bafomé - Faz com que o dano causado por um ataque direto seu sempre seja dividido por 9 células. Taxa de Precisão -10

 

- Carta Cavaleiro do Abismo - Adiciona 25% ao dano causado a monstros do Tipo Chefe.

 

 

 

Cabeça

 

 

 

- Maçã de Guilherme Tell (Des +3, Def 0)

 

- Binóculos (Des +1, Def 1)

 

- Venda (Imunidade a cegueira, Def 0)

 

- Corsário (Vit +1, Def 5)

 

- Diadema (Int +2, Def 4)

 

- Óculos[1] e Óculos Escuros [1] (ÃÅ¡nicos itens com slot que equipam no meio, Def 0)

 

- Máscara Fantasma (Def 2)

 

- Coroa do Líder (For+1, Sor+1, Int+1, Mdef+4, Def 3)

 

- Bufão (Sor+2, Mdef+5, Def 1)

 

- Chapéu Fedorento (Reduz 10% o dano recebido de humanóides, Def 0)

 

- Inccubus Horn (Agi+1, Mdef +10, Def 4)

 

- Succubus Horn (Int+1, Mdef +10, Def 4)

 

- Crown of Mistress (Int +2, SP +100, indestrutível, Def 0)

 

- Dropping Cat (Mdef +15, +30% de resistência a maldição, Def 1)

 

 

 

Cartas:- Salgueiro - Max SP +80

 

- Marduk - Torna o usuário a Silêncio.

 

- Orc Herói - Torna o usuário imune a Atordoamento. VIT +3

 

- Faraó - Reduz em 30% o consumo de SP no uso habilidades.

 

 

 

Escudos

 

 

 

- Broquel [1] (Def 4)

 

 

 

Cartas:

 

- Ambernite - DEF +2

 

- Ovo de Andre - Max HP +5%

 

- Ovo de Besouro-Ladrão - Max HP +400

 

- Medusa - Torna o usuário imune a Petrificar. Reduz em 15% o dano causado por monstros da raça Demônio.

 

- Pé-Grande - Reduz em 30% o dano causado por monstros da raça Inseto.

 

- Khalitzburg - Reduz em 30% o dano causado por monstros da raça Demônio.

 

- Petite - Reduz em 30% o dano causado por monstros da raça Dragão.

 

- Sapo Thara - Reduz em 30% o dano causado por monstros da raça Humanóide.

 

- Guerreiro Orc - Reduz em 30% o dano causado por monstros da raça Bruto.

 

- Rafflesia - Reduz em 30% o dano causado por monstros da raça Peixe.

 

- Soldado Andre - Reduz em 30% o dano causado por monstros da raça Planta.

 

- Anubis - Reduz em 30% o dano causado por monstros da raça Divina

 

- Maya - Faz com que danos mágicos sejam refletidos ao atacante. A chance de sucesso é de 30%.

 

- Besouro-Ladrão Dourado - Torna o usuário imune a todas as magias, inclusive as não ofensivas. Aumenta em 100% o consumo de SP no uso de habilidades.

 

 

 

Armaduras

 

 

 

- Malha [1] (Des +1, Def 6)

 

- Paletó [1] (Def 5)

 

- Vestido de noiva (Def 0, Mdef +15)

 

 

 

Cartas:

 

- Rocker - DES +1

 

- Pupa Max - HP +700

 

- Peco Peco - Max HP +10%

 

- Arenoso - Encanta a vestimenta com a Propriedade Terra, DEF +1

 

- Cavalo-Marinho - Torna o usuário imune a Congelamento. Concede 5% de resistência contra ataques da Propriedade ÃÂgua.

 

- Cornutus - Torna a vestimenta indestrutível, DEF +1

 

- Chonchon de Aço - DEF +2, 10% de resistência contra ataques de propriedade de Vento

 

- Dokebi - Encanta com a Propriedade Vento 1, DEF +1

 

- Arenoso - Encanta com a Propriedade Terra 1, DEF +1

 

- Pasana - Encanta com a Propriedade Fogo 1, DEF +1

 

- Peixe-Espada - Encanta com a Propriedade ÃÂgua 1, DEF +1

 

- Argiope - Encanta com a Propriedade Veneno 1, DEF +1

 

- Bathory - Encanta com a Propriedade Sombrio 1, DEF +1

 

- Druida Maligno - Encanta com a Propriedade Maldito 1. INT +1, DEF +1

 

- Angelring - Abençoa com a Propriedade Sagrado 1.

 

- Ghostring - Encanta com a Propriedade Fantasma, mas apenas em PVP e GdE. Reduz a Recuperação de HP em 25%

 

 

 

Capas

 

 

 

- Sobrepeliz [1] (Def 2)

 

- Capa Velha (Def 1, Mdef +10)

 

 

 

Cartas:

 

- Frilldora - Permite o uso da habilidade [Furtividade] em nível 1.

 

- Raydric - Reduz em 20% o dano causado por ataques da Propriedade Neutro.

 

- Sussurro - Esquiva +20, Aumenta em 50% o dano causado por ataques da Propriedade Fantasma.

 

- Hode - Concede 30% de resistência contra ataques da Propriedade Terra, Esquiva +5

 

- Isis - Concede 30% de resistência contra ataques da Propriedade Sombrio, Esquiva +5

 

- Jakk - Concede 30% de resistência contra ataques da Propriedade Fogo, Esquiva +5

 

- Marionete - Concede 30% de resistência contra ataques da Propriedade Fantasma, Esquiva +5

 

- Marte - Concede 30% de resistência contra ataques da Propriedade ÃÂgua.

 

- Névoa - Concede 30% de resistência contra ataques da Propriedade Veneno, Esquiva +5

 

- Orc Zumbi - Concede 30% de resistência contra ataques da Propriedade Morto-Vivo, Esquiva +5

 

- Poeira - Concede 30% de resistência contra ataques da Propriedade Vento, Esquiva +5

 

 

 

Calçados

 

 

 

- Botas [1] (Def 4)

 

- Sapatilha de Cristal (Sor +5, Def 0, Mdef +10)

 

 

 

Cartas:

 

- Eggyra - Recuperação de SP + 15%

 

- Matyr - Max HP + 10%, AGI + 1

 

- Sohee - Max SP + 15%, Recuperação de SP + 3%

 

- Verit - Max HP/SP + 8%

 

- Zumbi - Recuperação de HP + 20%

 

- Flor do Luar - Aumenta a velocidade do movimento.

 

- Eddga - Deixa o usuário sobre efeito de [Vigor] permanente. Max HP -25%

 

 

 

Acessórios

 

 

 

- Presilha [1] (Sp +10)

 

- Luvas (Des +2)

 

- Luvas [1] (Des +1)

 

- Broche (Agi +2)

 

- Broche [1] (Agi +1)

 

- Colar (Vit +2)

 

- Colar[1] (Vit +1)

 

- Brinco (Int +2)

 

- Brinco[1] (Int +1)

 

- Rosário (Sor +2 Mdef +5)

 

- Rosário [1] (Sor +1, Mdef +3)

 

- Anel de Defesa (Def +3, Mdef +3)

 

 

 

Cartas:- Rabo de Verme - DES + 2

 

- Zerom - DES + 3

 

- Kukre - AGI + 2

 

- Esporo - VIT + 2

 

- Cobold - Taxa de Ataque Crítico + 4, FOR + 1

 

- Muka - Recuperação de HP + 10%

 

- Vitata - Permite o uso da habilidade [Curar] em nível 1. Aumenta o consumo de SP de todas as habilidades utilizadas em 25%.

 

- Coringa - Permite o uso da habilidade [Furto] em nível 1.

 

- Creamy - Permite o uso da habilidade [Teleporte] em nível 1.

 

- Esfera Marinha - Permite o uso da habilidade [impacto Explosivo] em nível 3.

 

- Esporo Venenoso - Permite o uso da habilidade [Envenenar] em nível 3.

 

- Esqueleto Pirata - Permite o uso da habilidade [Desconto] em nível 5.

 

- Fumacento - Permite o uso da habilidade [Esconderijo] em nível 1.

 

- Horong - Permite o uso da habilidade [Chama Reveladora] em nível 1.

 

- Obeaune - Permite o uso da habilidade [Medicar] em nível 1.

 

- PoPoring - Permite o uso da habilidade [Desintoxicar] em nível 1.

 

- Osíris - Permite que o usuário reviva sempre com HP/SP completos.

 

 

 

 

 

10 – Lembre-se

 

 

 

Quando você equipa intrumentos:

 

 

 

- Seu dano é baseado em destreza e não força.

 

- Você pode equipar escudo.

 

- Você não pode usar Rajada de Flechas, Chuvas de flechas e Disparo Violento.

 

- Você não precisa de um chicote pra usar Piada Infame, mas para todas as outras habilidades sim.

 

 

 

Quando você está tocando:

 

 

 

- A área de efeito da habilidade é de 9x9 ao seu redor, futuramente a área irá diminuir para 7x7.

 

- A área de efeito ignora paredes e obstáculos.

 

- Sua habilidade não afeta a você mesmo. E dependendo da música, pode ou não afetar amigos, inimigos, seu grupo e etc ou não.

 

- Você só poderá atacar se usar Flecha Melódica.

 

- Você vai se mexer muito mais devagar. Se você tiver Lições de Música nível 10, você poderá se mover com a metade da sua velocidade normal, sem isso você se move com cerca de somente 25%.

 

- Você pode usar encerramento somente depois de 5 segundos de música. Se não quiser esperar, troque de arma.

 

- O efeito acaba assim que a música parar ou a pessoa sair da área de efeito. Futuramente, o efeito da dança durará 20 segundos mesmo após a dança parar ou a pessoa sair da área de efeito.

 

- Seu SP não irá recuperar normalmente.

 

- Quando dois bardos tocam lado e lado, se por acaso as áreas das músicas se misturarem, a área que se misturou vira Dissonância nível 1. Se for um bardo e uma odalisca nada acontece.

 

 

 

Quando você estiver fazendo dueto:

 

 

 

- O bardo e a odalisca precisam estar no mesmo grupo e estar lado a lado, com seus instrumentos equipados.

 

- A área de efeito da habilidade é de 9x9 ao seu redor.

 

- A área de efeito ignora paredes e obstáculos.

 

- A habilidade não afeta quem começou o dueto, mas o seu companheiro sim. E dependendo do dueto, pode ou não afetar amigos, inimigos, seu grupo e etc.

 

- Cada um deve ter no mínimo nível 1 da musica. O nível do dueto será o resultado da soma do nível das duas habilidades pela metade, e sempre arredondado para baixo. Exemplo: bardo nível 3 + odalisca nível 5 = dueto nível 4.

 

- Você não pode atacar e nem se mover, mas poderá usar Estilingue.

 

- Qualquer um da dupla pode parar o dueto, podendo usar encerramento somente depois de 5 segundos de dança. Se não quiser esperar, troque de arma. Lamento de Loki é uma exceção nesse caso pelo efeito da habilidade.

 

- O efeito acaba assim que a música parar ou a pessoa sair da área de efeito.

 

- Quem começou o dueto que paga o custo dele, mas o SP perdido a cada x segundos os dois pagam.

 

- Seu SP não irá recuperar normalmente.

 

- Nada acontece quando dois duetos se juntam.

 

 

 

Uma dança/dueto irá parar se:

 

 

 

- Você usar encerramento, podendo somente ser usado após 5 segundos de dança.

 

- Se você receber um único dano que seja maior que 25% do seu max HP.

 

- Se você for congelado, petrificado, tomar stun ou sono.

 

- Se seu SP acabar ou seu HP (essa é meio óbvia)

 

- Se um sábio te desconcentrar.

 

- Ou se você equipar outra arma ou se simplesmente desequipar seu instrumento.

 

 

 

 

 

11 – Estratégias

 

 

 

PvM – Eu costumo dizer que pra PvM, um Bardo é um Caçador sem traps e falcão. Porém com seu SP maior que o de um Caçador, ele pode fazer muito uso de Rajada de Flechas, Chuva, Disparo e etc. Por isso, faça uso da principal forma de upar: Arco cardeado, flechas elementais e Rajada para dentro! Você também pode atuar como suporte para grupos, seja aumentando o HP, diminuindo o tempo de conjuração e o delay das magias, aumentando a experiência...

 

 

 

WoE – Há duas formas de atuação na WoE. Strike e Defesa. Em geral, as builds de Bardo WoE servem para ambos as formas de atuação.

 

 

 

Strike – Leve bastante itens de recuperação de HP/SP (Por isso que Força é importante aqui). Use e abuse da Piada Infame.

 

Defesa – As duas maneiras mais comuns de se atuar em defesa são: Ajudar os Bruxos no pré-cast com Poema de Bragi, e usar o dueto Lamento de Loki em entradas de sala.

 

 

 

- Equipamentos básicos na WoE: Instumento com Fabres, Chapéu Fedorento, Máscara Fantasma, Paletó com Cavalo Marinho, Sobrepeliz com Raydric, Capa Velha, Botas com Matyr/Sohee/Verit/Eggyra, Sapatilha de Cristal e Rosários. A idéia principal é reduzir o dano ao máximo, para sobreviver o suficiente para causar um bom estrago no inimigo.

 

- Para não usar a habilidade Encerramento, é uma opção levar outra arma para trocar no meio da música, já que a habilidade citada só poder ser usada 5 segundos depois de a música ter começado.

 

- É interessante levar Arcos de Status, por exemplo, arcos de stun, sono, maldição, etc. para ajudar na defesa. Contra Asuras é fundamental ter uma carta Fumacento.

 

- Piada Infame é uma skill bastante interessante, já que ninguém anda 100% do tempo com uma Marc equipada. Apenas tome cuidado para não congelar ninguém do seu grupo. Também não cometa a loucura de usar no meio de muitos aliados, pode você vai acabar mais atrapalhando do que ajudando.

 

- Poema de Bragi é extremamente útil em pré-casting, pois como citado acima, implica em mais magias caindo, e mais rapidamente, reforçando bem a defesa.

 

- O dueto Lamento de Loki, como já dito antes, é extremamente útil a ser usado na guerra. Lembre-se de usar o dueto nas entradas de portal. Já que com certeza o Bardo/Odalisca vai virar o alvo de todos os ataques, é essencial um templário com redenção para o dueto.

 

 

 

 

 

PVP – Abuse da Piada Infame. É uma skill interessante a ser usada no meio de muitas pessoas, porém é facilmente previnida com carta Marc. Mas algumas pessoas não se lembram de usar Marc contra um Bardo. Na dúvida use mesmo assim, já que pode ser utilizada mesmo com um arco equipado.

 

- Se tentarem chegar perto, lembre-se de usar Disparo para afastar o combatente. E desça Rajada até a morte do oponente =)

 

- Assim como um Caçador, use cartas de efeito no PvP.

 

- Se usarem Escudo Sagrado, lembre-se de seu instrumento, ou então ataque com alguma adaga de efeito já que o status negativo ignora o Escudo Sagrado. Se usarem Escudo Mágico use seu arco.

 

- Se vir um caçador, reze pra congelar ele logo ou bater nele primeiro.

 

 

 

 

 

MvP – Por ser uma build mais voltada para suporte, bardos não ganham muitos MVPs por aí. Mas mesmo assim é possível levar um MVP, isso é, se você tiver um pouquinho de destreza para causar um dano razoável.

 

- Com um arco com as cartas certas e flechas elementais o seu dano não vai ser baixo e por termos inteligência boa dá pra fazer muito estrago. Fique spammando Rajada de Flechas. Leve muitos itens de recuperação de HP/SP. Você não vai causar tanto quanto um Caçador, mas dá pra tirar uma lasquinha =P

 

- Solar MvPs é muito difícil, tente algum MvP lerdo, como o Hatii e tente dar Rajada de Flechas e correr, caso ele chegue muito perto use Disparo Violento. Tankar nem pensar, é alta a probabilidade de você morrer..

 

- Por isso, tente sempre MVPar em grupo. Você pode ir com um sacerdote em dupla, ele tankando um MVP simples e você desce a Rajada. Ou então pode ir com um grupo maior, para buffar, usando Habilidades como Crepúsculo Sangrento e até Maçãs de Idun (O ganho de HP máximo para um Cavaleiro que esteja tankando é muito bom). Pode usar duetos como Rufar Tambores, para aumentar o dano dos outros membros, enquanto usa Flecha Melódica. Se não forem necessários os buffs, pegue seu arco e spamme Rajadas no MVP.

 

 

 

12 – Fim

 

 

 

- Alguns guias interessantes para Bardos/Odaliscas. Usei alguns como fonte da explicação das skills e etc.

 

 

 

- Guia de Bard/Dancer -

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

- Guia da Level Up Games – bRO -

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

 

 

Links úteis:

 

 

 

- IroCalc -

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

- Guia de Status Negativos -

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

- Quests de Arqueiro:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

 

 

 

Agradecimentos:

 

 

 

- A todos que lerem esse guia.

 

- A Yui por deixar eu usar algumas partes do guia dela.

 

- A meu pai que paga minhas contas =)

 

- A LUG (?) por prestar um excelente serviço para nós... Adoro fazer uma ironia =P

 

- Ao moderador que por um acaso fixe esse guia =D

 

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