Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Consequências...

mikhail
 Compartilhar

Posts Recomendados

Não faz muito tempo postei uma reportagem que dizia sobre a busca pelo FBI, a Polícia Federal Americana, por uma ferramenta capaz de “observar” as redes sociais em busca de possíveis ameaças a segurança interna dos Estados Unidos. Lembro-me de haver dito que finalmente eles haviam assumido a vigilância que já existe sobre as chamadas redes sociais e dos medos que alguns teriam por seus vistos de entrada nos Estados Unidos.

Agora vem a confirmação. Reportagem publicada no site techtudo, das organizações Globo, dão conta que 2 ingleses foram presos e deportados de território americano por mensagens que postaram no Twitter.

O objetivo aqui é discutir comportamento e consequência.

• Até que ponto você escreve sem pensar em consequências?
  • Até que ponto você de fato está preocupado com as consequências daquilo que escreve e publica em redes sociais?
  • Você sabe quais as possíveis consequências geradas por aquilo que você escreve e/ou publica nas redes sociais?

Leia a reportagem e dê sua opinião:

==================================================

Adolescentes são banidos dos EUA depois de piada infeliz no Twitter

É sempre bom lembrar: muito cuidado com aquilo que você escreve nas redes sociais. Nunca sabemos como as pessoas (e, nesse caso em especial, as autoridades) podem interpretar sua declaração. Dois jovens britânicos de férias nos Estados Unidos, Leigh Van Bryan e Emily Bunting, não pensaram nisso na hora de trocar suas animadas mensagens pelo Twitter, fazendo piadas infelizes sobre suas futuras atividades na América.

r-leigh-van-bryan-emily-bunting-large570.jpg

Tudo começou quando Leigh enviou pelo microblog uma mensagem para uma amiga dizendo que iria “destruir a América”. Em outro tweet, o rapaz novamente comentou com um amigo que estava partindo de viagem de férias para "ofender pessoas" na Hollywood Boulevard, e "desenterrar Marilyn Monroe". É evidente que, nos dois casos, tratava-se de uma brincadeira. Porém, os agentes especiais do serviço de segurança dos Estados Unidos não entenderam dessa forma.

message.jpg

Assim que chegaram em Los Angeles, onde esperavam passar férias de três semanas, Leigh e Emily foram abordados por guardas armados, que os prenderam sob suspeita de "planejar cometer crimes em solo americano". Os jovens foram interrogados por cinco horas e passaram a noite em uma cela comum, com outros criminosos. Bryan até afirmou que foi forçado a dividir sua cela com traficantes mexicanos.

A explicação da dupla é que, no Reino Unido, o termo "destruir" é uma gíria para festejar, e argumentaram que jamais teriam a coragem de violar o túmulo de Marilyn Monroe.

As justificativas, porém, não surtiram efeito. Ambos foram proibidos de entrar nos Estados Unidos, e foram deportados para a Grã-Bretanha, tendo embarcado no dia seguinte. O caso foi levado tão a sério que os agentes da fronteira procuraram por pás entre as bagagens dos jovens.

Segundo o jornal Daily Mail, Van Bryan e Bunting foram informados que, caso desejam voltar aos Estados Unidos, deverão solicitar antes um visto de turismo na Embaixada norte-americana em Londres. Bryan, no entanto, parece ter aprendido a lição: desde o incidente, sua conta no Twitter foi colocada em modo privado.

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

==================================================

E então?

Você acha que pode escrever qualquer coisa sem medo de qualquer consequência?

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus professores já haviam mencionado sobre este tipo de ato que vêm sendo muito frequente em redes sociais.

Muitos amigos do colégio do qual estudava, publicavam dizeres sobre professores, alguns ofensivos, outros não. Alguns também publicavam fotos e vídeos sem a permissão dos mesmos. Isto acabou acarretando a advertência de alguns no colégio. Já os casos mais graves, de ofensas, foram levados a justiça para a analise. Por isso é sempre bom evitar de falar sobre outras pessoas, sem a permissão destas.

Link para o comentário

Meus professores já haviam mencionado sobre este tipo de ato que vêm sendo muito frequente em redes sociais.

Muitos amigos do colégio do qual estudava, publicavam dizeres sobre professores, alguns ofensivos, outros não. Alguns também publicavam fotos e vídeos sem a permissão dos mesmos. Isto acabou acarretando a advertência de alguns no colégio. Já os casos mais graves, de ofensas, foram levados a justiça para a analise. Por isso é sempre bom evitar de falar sobre outras pessoas, sem a permissão destas.

Sobre o uso de imagens/vídeos de professores eu acho muita falta de respeito, na minha escola mesmo, direto tem brincadeira com eles, e alguem filmando lá tras... mas não vem ao caso, o meu ponto é o seguinte, se a partir do vídeo/imagem vier ter gozações e brincadeiras aos professores, nada mais justo que advertências e suspensões, mais sobre xingar eles, eu sei que é errado, e totalmente uma falta de respeito, mas quem nunca se estressou com algum deles? Acho que até uma certa parte é tolerável, depois disso já passa a ser desrespeitoso.

jXXzRhaPtRLO9.png

CBm9ybl.png

Link para o comentário

Sobre o uso de imagens/vídeos de professores eu acho muita falta de respeito, na minha escola mesmo, direto tem brincadeira com eles, e alguem filmando lá tras... mas não vem ao caso, o meu ponto é o seguinte, se a partir do vídeo/imagem vier ter gozações e brincadeiras aos professores, nada mais justo que advertências e suspensões, mais sobre xingar eles, eu sei que é errado, e totalmente uma falta de respeito, mas quem nunca se estressou com algum deles? Acho que até uma certa parte é tolerável, depois disso já passa a ser desrespeitoso.

Apartir do momento que uma pessoa desrespeita um professor, já deixa de ser uma simples brincadeira e se torna uma agressão. Nada que uma com pais e professores não ajude. Acha fácil vida de professor? Elaborar os assuntos de cada aula, ter paciência para ensinar cada aluno, etc. É muito cansativo e exaustivo para um professor fazer várias coisas para ganhar além da insatisfação dos alunos, receber um salário mínimo, muito mal pago. Não é preciso que você chingue um professor, isto não vai levar a lugar algum. Se você chingar: a escola não vai mudar, o professor poderá ter receio com você, então o prejudicado acaba tornando-se você próprio.

Link para o comentário

Algo parecido aconteceu na facu semestre passado.

Alguns alunos insatisfeitos com suas notas acabaram por fazer comentários impensados, e alguns bastante agressivos, no Twitter, em seus perfis no Facebook e no orkut. Isto gerou uma série de punições que foram desde afastamentos temporários até processos por difamação, calúnia e injúria, estes últimos com sérias repercurssões ao ponto de provocar a "exclusão" do aluno dos quadros da universidade.

Mesmo os que "ocultavam-se" sob nicknames, julgando-se protegidos pela falsa ideia e sensação de anonimato, foram encontrados e punidos, não escapou ninguém.

O fato é que o mundo virtual não é muito diferente do mundo real e anonimato não existe. Se fora da internet tudo que é dito tem consequências dentro dela também há. Portanto, é bom pensar antes de escrever algumas bobagens cedendo ao primeiro instinto ou impeto.

Quanto ao caso dos professores... O nome disto é Bullying, ainda que tenha sido dos alunos para com os professores.

E os ingleses... Eu nunca ouvi alguém dizer "I'm destroy London." ou "I'm go and destroy London" com o sentido de diversão. A palavra destroy, destruir denota algo agressivo e danoso.

Assinatura-Goldens-novas-asas_zps7f1ca424.png

"Rerum cognoscere causas."

Link para o comentário

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.