Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Como criar sua Magia, Monster e Npc

Chuck Norris.
 Compartilhar

Posts Recomendados

Basicamente scripts sao o conjunto dos códigos que formam os arquivos de players, monster, spells, etc.

Nesse tutorial vou ensinar tudo, pra vc sair daqui fazendo monstros, spells e tudo mais. E se no final houver alguma duvida poste aqui que serei grato em ajudar. Neste Tutorial existem varios comandos básicos, bons para iniciantes, parte por parte é explicada, visando um maior entendimento sobre o assunto.

Vamos lá!

SPELLS

Primeiro vamos falar sobre as spells

Existem as spells de instant e as spells de rune, as spells de instant sao aquelas em q o monstro usa nele, e as de runa ele vai usar em vc. Entao a primeira coisa que precisamos fazer é decidir se vamos fazer uma spell de runa ou de instant, vou mostrar aqui apenas um exemplo, se nao o topico ficara muito grande. Vamos começar, seguindo um exemplo de uma magia minha:

Primeiro, crie um arquivo chamado crossover.lua, na pasta Data>Spells>Instant

Começamos o script com isso:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Essa é a area em que a magia ira pegar, o numero 0 simboliza os espaços que a magia nao pega e os numeros 1, os lugares onde acontecerá a magia, no exemplo acima, é uma magia em forma de cruz

Pulamos entao uma linha e acrescentamos isso:

Vamos às explicações:

attackType = o tipo de ataque que será, no exemplo será um ataque fisico, mas tbm poderia ser um ataque de fogo, ou de energy

needDirection = se o ataque precisa de direção, como as firewaves

areaEffect = o tipo de animação que saira na area na magia

animationEffect = a animação de quando o player sofrer dano da magia

damageEffect = o efeito que saira quando o player receber o dano

animationColor = a cor da animação da Magia

offensive = se a magia é de ataque ou nao

drawblood = se embaixo do player vai sair sangue quando ele receber a magia

Explicado, pulamos uma linha e adicionamos:

Essa é a função que fara com q oq explicamos acima funcione, pulamos outra linha e acrescentamos:

Essa é a fórmula do Dano que o player irá tomar ao receber a magia, agora pra finalizar adiconamos:

Pronto ja terminamos nossa primeira spell, agora para faze-la funcionar precisamos acrescenta-la aou arquivo spells.xml

vamos lá, na pasta Data>Spells abra o arquivo spells.xml e na sessao de INSTANT, acrescente esta linha:

Explicando:

spell name = nome da magia (pode ser qualquer um)

words = as palavras magicas que terao que ser ditas pra magia funcionar (tem q ser igual ao nome do script da magia)

magvl = maglv necessario para usar essa magia

mana = mana que será gasta

enabled = se a magia esta abilitada ou nao

vocation id = para quais vocações essa magia funcionará, no caso acima ela so funciona pra sorc e druid

MONSTERS

Spell criada, vamos passar para o Monstro que usara esta spell

Crie um arquivo .xml com um nome qualquer na pasta Data>Monsters

Esse é um exemplo de um monstro que eu criei, escolhi ele pq ele apresenta quase todas as funções de um monster, vamos as explicações que realmente interessam

monster name = nome do monstro, esse nome é oq aparecerá quando vc sumonar ele

experience = a experiencia que ele dá, geralmente é um numero normal, parecido com o do Tibia, pois no config.lua é que a exp é multiplicada, portanto se vc colocar mto alto aqui, vai ficar absurda

canpushitems = se o monstro pode mover objetos

changetarget = dificuldade ou facilidade do monstro mudar de alvo

combat targetdistance = a distancia em sqm em que o monstro ficará do player

runonhealth = o life em que o monstro correrá do player

<summons> = comando para ele sumonar um monstro

<loot> = aqui vc ajusta os items e o dinheiro, com a chance (Vamos falar sobre isso mais a frente) e etc

<attacks> = sao os ataques que seu monstro usará, tem os attack do tipo meele (dano fisico), distance (arrows, bolts, etc), instant (magias de instant), rune (magias de rune)

<defenses> = aqui é pra vc colocar se o seu monstro vai ser imune a alguma coisa, exemplo: Demon é imune a fogo, entao vc poe lá: <defense immunity="fire"/>

<voices> = qual será a mensagem que ele dirá (aquela msg laranja)

</monster> = funciona como um end, finaliza o script

Vamos falar sobre o looktype e a lootchance:

"Ah eu quero criar um Boss dos orc, mas nao sei quais sao as roupinhas"

Abaixo a lista dos looktypes dos monstros mais comums

E a lootchance

"Eu quero fazer um faraó, mas quero que item fulano caia toda hora e que item ciclano caia mto raramente", entao ai vai a lista da loot chance:

NPC

Bom ja criamos uma spell, um monstro, vamos criar um NPC, que quando vc pedir ele sumone um monstro pra vc

Começamos a função de um NPC com isso

Bom, depois disso acrescentamos:

Quando vc falar HI pra ele ele vai te dizer:

selfSay('Hail ' .. creatureGetName(cid) .. '! Voce gostaria de treinar com algum de meus monstros?')

Dai pulamos uma linha e acrescentamos:

Isso é, se alguem chegar e falar Hi e ele estiver falando com vc, ele vai dizer para o outro:

selfSay('Espere ' .. creatureGetName(cid) .. '!')

Entao agora para responder a pergunta que o Npc nos fez, pulamos uma linha e colocamos:

No caso, quando vc falar yes, ele vai sumonar um trainer,aqui vc poderia substituir por qualquer outro bixo, entao fechamos o script com isso:

Que nada mais é do q, oq ele fala e faz depois que vc fala BYE, e oq ele fala e faz depois que vc se afasta muito dele.

Vamos explicar algumas funções dos NPCs:

selfSay = oq ele irá falar em resposta a algo q vc disse

buy(cid,itemid,qtd,price) = mto usada para Npcs que compram e vendem, esta função serve para vc comprar algo de um Npc

sell(cid,itemid,qtd,price) = igual ao explicado acima, so que serve para vc vender algo para o npc

DICAS:

* Nunca faça monstros fortes demais, primeiro avalie a força dos jogadores do seu server e faça um monstro que eles consigam matar, mesmo que para isso ralem bastante, ninguem gosta de ver um monstro ignorante matando todo mundo, isso acaba com a graça

*Faça spells balanceadas para todas as vocações, fazer uma spell onde so o druida é beneficiado, fica ruim, se fizer uma spell forte para o druida, tente fazer uma para o pally, o kina e o sorc, ou de a eles algum beneficio que o druida nao tem

*Existem várias funções q podem ser usadas nos Npcs, tente tirar o máximo de proveito disso para fazer quests, eventos, etc

Vlw e Comentem! Postem elogios, criticas, duvidas e sugestoes! Estou aqui para ajuda-los

• Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

• Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.