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'Wolf~*
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Que pokemon causou ataque epilepticos em pessoas,se não sabem,achei uma matéria bem interessante:

 

 

 

 

 

Biomidiologia aplicada ao Pokémon

 

No final do século XX a tecnologia dos computadores somou-se à das redes telemáticas transmitidas via satélite, incorporando signagens oriundas dos videogames em edições de imagem ritmadas taquicoscópicamente.Tais velocidades vertiginosas estimulam subliminarmente reações fisicas, neurofisiológicas nos telespectadores.

 

Cabe à Biomidiologia estudar os processos virtuais-semiótico-midiáticos da sociedade tecnológica, os efeitos fisiológicos de uma idéia-mensagem-notícia veiculada pela midiosfera, mídia eletrônica (Videosfera-Televisão, Internet, etc.) os quais afetam direta ou indiretamente formas de vida biológica quer seja em sua fisiologia ou comportamento.

 

Fato documentado: Terça-Feira, 16 de dezembro de 1997, 18 horas e trinta minutos, Japão; começa a transmissão do desenho animado da série “Pokémon”, o episódio intitula-se “Computer Warrior Porigon” ( Den no Usenshi Porigon) e é transmitido em rede por uma cadeia de 37 emissoras.

 

Cerca de vinte minutos após o término do episódio tem início o evento histórico cujas repercussões ecoarão através dos anos seguintes, um evento de tamanha magnitude que pode apenas ser comparado à transmissão radiofônica “Guerra dos Mundos”de Orson Wells em New York, pelo impacto social multitudinário e à "Experiência Subliminar Vicarista" em New Jersey.

 

Já o jornal “Yomiuro Shimbun”de 19 de dezembro de 1997 noticiou outra alarmante conseqüência: pesquisa oficial do sistema educacional japonês nas escolas de todo Japão teria registrado 12.950 estudantes faltando às aulas , cujos pais justificaram alegando doença, descrevendo sintomas semelhantes aos dos internados após terem assistido o desenho animado, o que caracteriza um fenômeno midiático indubitavelmente ligado por uma relação de causa e efeito à televisão, sendo unanimemente diagnosticado pelos psiquiatras japoneses como conseqüência fisiológica da exposição ao sinal televisionado em rede.

 

Ora, nunca antes houve registro tão bem documentado de tal tipologia de efeito colateral , epifenômeno, relacionado à mídia eletrônica, um exemplo excelente de estudo da BIOMIDIOLOGIA.

 

Não há falta de informação a este respeito, pois o “site” da Internet “Expresso” de 20/12/97 apresenta o artigo “ Boneco gera Epilepsia” que explica ter Pikachu projetado exatamente 54 imagens em 5 segundos. Aplicando-se a fórmula da subliminariedade, o dividendo 54 imagens (quantidade de informação) e o divisor 5 segundos ( tempo de exposição ao sinal) obtém-se o quociente de 10,8 imagens por segundo.

 

Deste quadro foi desenvolvida a Biomidiologia; a Biomidiologia propõe-se a ser um campo de pesquisa recortando os efeitos colaterais diretos ou indiretos da Mídia em formas de vida (Livro : Ecologia e Biomidiomologia, ISBN 85-85795-59.Editora Plêiade, 2002).

 

Em 1994 a “Independent Television Commission” regula os comerciais de TV na Inglaterra, limitando os “Flickers” ou “Pisca-Pisca” (Paka-Paka) ao ritmo máximo de 3 por segundo.

 

Ora, em dezembro de 1997, Pikachu piscou o quociente taquicoscópico de 10,8 vezes por segundo, excedendo em mais de 3 vezes a margem que os pesquisadores ingleses regulamentaram como máxima, atingindo níveis de reação fisiológica subliminar.

 

Entretanto, sabe-se que as cores são comprimentos de ondas da luz, mensuráveis pela unidade física “nanômetros”, sendo que na ordem que Pikachu piscou, pode-se calcular:

 

1) Vermelho - 610 a 760 nanômetros, ondas longas, de grande intensidade, tempo fisiológico de percepção = 0,02 de segundo; acelera o batimento cardíaco, eleva a pressão sanguínea, provoca tensão e agressividade.

 

2) Branco - sobreposição de todos os comprimentos de onda, sobrecarrega o nervo óptico e o córtex visual primário e secundário (na parte posterior do crânio, acima da vértebra Atlas, sob o osso occipital) saturando e cansando em curto intervalo de tempo e provocando ofuscamento e fadiga-stress.

 

3) Azul - 450 a 500 nanômetros, ondas curtas de intensidade fraca, tempo fisiológico de percepção = 0,06 de segundo; equilibra o ritmo cardíaco, reduz a pressão sistólica, relaxa e acalma.

 

Ainda em julho, a revista eletrônica Mundi de 24 de julho de 1999 publica artigo meu sobre Pokémon, e a seguir a jornalista Leila Cunha entrevista-me e publica matéria sobre Pokémon também na Internet, no CADÊ em 19 de novembro de 1999, segundo a qual:

 

“Em estudo publicado este ano nos Anais de Neurologia, o dr. Shozo Tobimatsu, do Departamento de Neurologia Clínica da Universidade de Kyushu, em Fukukoa, Japão, confirmou a hipótese levantada por Calazans dois anos antes: os ataques foram provocados em crianças que nunca tinham tido ataques epiléticos”.

 

A pesquisa citada foi publicada no “Annals of Neurology vol 45 n.6 june 1999” realizada sob patrocínio do Governo Japonês, e prova documentando com EEG (Eletro-Encéfalo-Grama) de 4 pacientes vítimas do evento original que um efeito pisca-pisca luminoso de branco, preto e cinza não obtém efeito fisiológico tão violento quanto o que emprega aquelas cores; neste “paper” foi registrada oficialmente, frente à comunidade científica internacional, mais uma nova doença, batizada pela equipe como “Epilepsia Sensitiva Cromática”, outra contribuição à área da saúde desencadeada por Pokémon.

 

O “Pânico Pokémon” inaugura uma nova era midiática, trazendo comprovação evidente e irrefutável da possibilidade da eficácia neurofisiológica de signagem subliminar.

 

Com a denominação de “Epilepsia Televisiva” , a epidemia midiática que atinge 12.950 telespectadores, com 728 internações hospitalares (com “Pikachu” piscando taquicoscópicamente 10,8 vezes por segundo as cores Vermelho-Branco-Azul ), faz os efeitos físicos da Biomidiologia uma hipótese mais do que plausível, mensurável até; e websites como o do Doutor Tomabechi trazem a possibilidade experimental da comprovação empírica destes efeitos; ao que soma-se o “paper” de Tobimatsu e equipe, registrando a nova doença “Epilepsia Sensitiva Cromática” comprovando algumas das hipóteses intuitivas que foram ponto de partida desta pesquisa de Biomidiologia.

 

 

Flávio Calazans - Publicado em 10.09.2003

Céad míle fáilte

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Já tinha ouvido falar deste episódio proibido e de muitos outros.Esse não assisti, somente ouvi falar.Mas os outros que citarei agora já assisti.

Entre muitas outras histórias polêmicas envolvidas com o Pokémon.Mas essa do porigon pra mim foi a pior, junto com a qual o Meowth fica com um bigode, aponta arma para a cabeça dos outros personagens e este bigode é igual o de Adolf Hitler, o líder nazista.Há muitos outros episódios que foram proibidos.Um em que os pokémons fazem tremores o tempo todo durante o episódio, e neste dia aconteceu o terremoto no Japão.

Enfim, pokémon já envolveu várias polêmicas.

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Caraaaaca eu lembro desse episódio do Porygon, eu assisti e nao aconteceu nada

Aconteceu porra nenhuma msm ¬¬

 

Eu era viciado em pokémon e tem outro q o James se veste de mulher e fica muito "gostosa" acho q proibiram também

Esse do meowth eu ja ouvi falar mas nunca assisti :S

 

pokémon é muito rox!

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