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Quadros por segundo


Petrelli
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Quadros por segundo

 

 

Quadros Por Segundo (qps) (Frames per second ou fps em inglês) é a unidade de medida da cadência de um dispositivo audiovisual qualquer, como uma câmara de cinema ou vídeo, uma webcam, um projetor cinematográfico ou de vídeo, etc. Significa o número de imagens que tal dispositivo registra, processa ou exibe por unidade de tempo.

 

Cadência (frame rate, em inglês) é a frequência em que um dispositivo de processamento de imagens produz consecutivas imagens chamadas de quadros (frames em inglês). O termo se aplica igualmente para gráficos de computador, câmaras de vídeo e sistemas de captura de movimento. Quadros por segundo é o nome descritivo da unidade de cadência, que é muitas vezes expressa pela abreviatura em inglês fps, mas também, especialmente no caso de monitores de vídeo, pela unidade do Sistema Internacional Hertz (Hz), cujo significado é "ciclos por segundo".

 

Normalmente, o número de qps é utilizado como instrumento de comparação entre o desempenho de Placas de Vídeo.

 

 

Quadros por segundo e video games

 

 

A taxa de quadros por segundo é considerada importante nos video games. O frame rate pode fazer a diferença entre um jogo ser jogável ou não. Nos jogos de ação modernos, em que os jogadores devem ver as animações e reagir rapidamente, o frame rate entre 30 e 60 fps é considerado o mínimo aceitável por alguns, ainda que isto possa variar consideravelmente de jogo para jogo.

 

 

A Guerra das Placas de Vídeo

 

 

Por ser um instrumento de comparação, os qps levaram as grandes empresas como NVidia e a extinta ATI (presentemente AMD) a fabricar placas cada vez mais rápidas e mais baratas para concorrer neste mercado que se renova a cada ano e em média o desempenho dobra nesse tempo. Também gera em foruns na internet, competições para ver quem roda determinado jogo de forma mais fluida, ainda que por vezes a taxa de qps chegue a ultrapassar a que o monitor exibe (normalmente 60hz, 75hz e 85hz).

 

 

V-Sync

 

 

Muitos jogos possuem um recurso chamado sicronização vertical (V-sync em inglês), que sincroniza cada frame gerado com cada atualização da imagem, limitando assim que um determinado jogo rode a uma cadência maior que a capacidade do monitor, evitando descompasso e problemas de exibição dos gráficos.

 

Em alguns casos, como por exemplo no jogo Dead Space, quando a placa de vídeo não é rápida o suficiente, o V-sync limita sua execução exatamente à metade dos qps do monitor: assim, se o monitor estiver em 60 Hz, o jogo não pode passar de 30 qps.

 

 

 

Créditos: Petrelli & Google

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  • 2 semanas atrás...
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