Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Criando plugins de AMXX – AMX Mod X – Counter Strike


abdi Strike
 Compartilhar

Posts Recomendados

Requisitos para a aprendizagem:

 

- Ter conhecimento pelo menos de alguma linguagem (recomendável C ou C++);

- Saber a estrutura do AMX MOD X;

- Noções de cabeçalhos, funções, implementações, operadores, clases, etc;

- Dominar lógica;

- Conhecer em profundo todas as funções do AMX MOD X.

- Conhecer os Paths.

- Saber manipular os executáveis;

- Conhecer a engine do Half-Life.

 

Tutorial:

Primeiro você vai precisar do programa AMXX Studio, para baixá-lo

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Ele é um utilitário, que serve para editar e compilar seus plugins, estilo um DEV-C++.

 

Após o termino do download, execute-o e instale a onde desejar;

Após a instalação ele vai querer instalar outra coisa, você deve clicar em não;

Pronto, seu AMXX Studio está instalado e com um ícone no seu desktop.

 

Agora sim podemos começar a escrever plugins

 

Abra seu AMXX Studio, provavelmente ele vai ter um ‘plugin’ já aberto, que é um exemplo, você pode apagar tudo o que se encontra nele pois nós vamos começar do zero.

 

Primeira etapa:

 

Incluir a biblioteca que você utilizará. Para fazer isso basta escrever:

#include <Nome da Biblioteca>

Para saber qual biblioteca você vai precisar, você precisa saber quais funções vai usar, para isso use o AMXX Documentation, para isso

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

A biblioteca principal, que você devera usar em todos os plugins é a amxmodx, assim dando o include:

#include <amxmodx>

Pronto, após inserir a biblioteca você deverá escrever a função principal, que nesse caso (do AMXModX) se chama “plugin_init“, para isso

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.
.

Como escrever uma função no AMXModX:

 

Primeiro você terá que definir qual tipo de função é. Nesse caso é uma função do tipo PUBLIC. Para se iniciar a função se escreve da seguinte forma:

 

public nome_da_funcao()

{

// espaço aonde será chamada outras funções.

}

 

No caso da função principal:

 

public plugin_init()

{

// espaço aonde será chamada outras funções.

}

 

Agora o seu plugin já tem um inicio, por onde ele vai começar

 

Sua próxima etapa é registrar o seu plugin, clique aqui para acessar a área do site oficial e proceder.

 

public plugin_init()

{

register_plugin(“Welcome MSG”,”1.0″,”OffspringBR”) // a funçao deve ser usada na forma de register_plugin(“Nome do Plugin”,”Versao do Plugin”, “

Nome do Autor” )

// . . .

}

 

public plugin_init()

{

register_plugin(“Welcome MSG”,”1.0″,”OffspringBR”)

return PLUGIN_CONTINUE // define que seu plugin continuará rodando…

}

 

Pronto, para esse plugin a função principal vai fazer nada mais do que registrar o criador do plugin.

 

Próxima etapa

 

O plugin se baseia em, quando o usuário entrar no servidor ele receberá uma mensagem de boas vindas no chat. Então, o que precisamos?

Nós precisamos identificar quando o usuário entra no servidor e para isso (graças a equipe AMX MOD X) tem-se uma função pronta incluída na BIBLIOTECA amxmodx que nós já adicionamos.

A função é client_putinserver(id), que pode ser iniciada como uma função publica, ou seja, PUBLIC:client_putinserver

 

public client_putinserver(id) // iniciando a função para identificar se o usuario entrou no server, o ‘id’ representa a indentificaçao do usuario, ou seja, quem é ele para o jogo.

{

// . . .

}

 

Agora sabemos quando o usuário entrou no servidor

 

Próximo passo seria dar as boas-vindas, mas como quando o usuário entra ele vê muitas outras coisas além do chat nós vamos pedir para o plugin esperar alguns segundos até mostrar a mensagem e para mostrar a mensagem nós vamos criar uma FUNÇÃO, que pode ser chamada como você quiser, nesse caso vou chamá-la de ‘print_msg‘, já que sabemos como iniciar a função vou continuar a explicar o que será feito dentro dela e depois voltaremos a função que identifica o usuário quando entrar no servidor.

Agora a parte mais simples, imprimir a mensagem no chat do usuário, vamos usar a função client_print(id, tipo_de_mensagem, “mensagem”)

 

public print_msg(id) // Inciando a funçao feita por voce, ela será public e tera como parametro (

o que ta dentro do ‘()’ ) o ‘id’ do usuário

{

client_print(id, print_chat, “Bem-vindo ao meu servidor”)

// aqui é chamada a funçao client_print como explicado acima…

o segundo parametro ‘print_chat’ define que a mensagem vai aparecer no chat do usuário

}

 

Pronto! Agora podemos voltar a função que identifica o usuário que entrou.

O que ela vai fazer? Vai chamar a função ‘print_msg‘ que vai Imprimir no chat a mensagem, com um espaçamento de tempo de 4 segundos, utilizando a função set_task (tempo, “função”, id):

 

public client_putinserver(id)

{

set_task(4.0, “print_msg”, id)// vai chamar a funçao ‘print_msg’ depois de 4 segundos para o usuário ‘id’

return PLUGIN_CONTINUE // continua a rodar o plugin

}

 

Agora sim! O plugin está 100% pronto!

 

O algoritmo foi bem básico, é só você pensar o que você quer fazer, e foi: Quando o usuário entrar (função client_putinserver) eu vou imprimir (client_print) depois de um certo tempo (funçao set_task).

 

Parte final

 

Agora você deve clicar em File > Save As e salvar com o nome que você quiser.

Depois de salvo você clica na Setinha Verde ‘>’ para compilar! E pronto! Seu plugin AMXX estará na mesma pasta de onde você salvou como dito acima.

 

Pronto, esse foi o algoritmo usado, e é assim que você deverá pensar quando for escrever seu plugin. O seu resultado final devera ser parecido com este:

 

#include <amxmodx>

 

public plugin_init()

{

register_plugin(“Welcome MSG”,”1.0″,”OffspringBR”)

//return PLUGIN_CONTINUE

}

 

public client_putinserver(id)

{

set_task(4.0, “print_msg”, id)

//return PLUGIN_CONTINUE

}

 

public print_msg(id)

{

client_print(id, print_chat, “Bem-vindo ao meu servidor”)

}

Conteúdo : :.:csonlinebr.:.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico, gostei bastante, isto serve para pessoas que não sabem criar plugins de amxx, tópico com cores e tutorial. Eu criei um tópico quase igual este. Mas ele serve para modificar as mensagens do amxx. Gostei bastante do seu tópico. Levou meu agradecimento, obrigado por compartilhar conosco.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.