Ir para conteúdo
Faça parte da equipe! (2024) ×
Conheça nossa Beta Zone! Novas áreas a caminho! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

bate papo [Crítica] Naruto


shinob12
 Compartilhar

Posts Recomendados

  • Velha Guarda Ex-Staffer

Eu sei que o mangá deve seguir em uma temática diferente, porém chega uma hora que fica uma incoerência horrível. Vamos lá:

 

nin.ja

 

  1. no Japão feudal, agente secreto ou mercenário especializado em artes de marciais não ortodoxas podendo exercer funções de espionagem, sabotagem, infiltração e assassinato.

Qual foi a última vez que vocês viram algum ninja mercenário, exercendo a função de sabotagem, ou infiltração, ou assassinato? Engraçado, a única que pessoa que me vem a cabeça é o Sasuke, e todo mundo diz que a ideologia dele é errada.

 

O mangá a muito tempo deixou de ser um mangá de ninjas e está se tornando um mangá onde existem "ninjas" que não fazem "nada de errado" (principalmente os ninjas de Konoha), quando matam, é porque tem motivo, quando espionam, é para uma boa causa, e temos os ninjas que fazem sempre "o errado", sempre seguem "o caminho errado", diferente (principalmente os membros do clã Uchiha), quando matam, é porque são assassinos que gostam de matar, quando espionam, é porque querem armar um golpe pra destruir tudo.

 

Quem decide o que é certo ou errado num mundo ninja onde o significado de ser ninja engloba ser um mercenário e/ou assassino?

 

Onde estão aquelas guerras onde vilas se enfrentavam e não existia certo ou errado? Onde ambas matavam, ambas destruiam. Onde estão elas? Onde está aquela disputa de clãs? Uchiha X Senju? Onde estão os ninjas com o Segundo Hokage (Tobirama) que afastou os Uchihas do poder para consolidar o poder dos Senjus? Isso é ser ninja, isso é viver em um mundo ninja.

 

Mais do que isso, essa disputa de Uchihas vs Senjus, principalmente após os Senjus tirarem os Uchihas do poder. Os Uchihas buscaram vingança, porém muitos dizem hoje que a atitude deles foi errada. Não, não foi errada, foi coerente. Porém Itachi os extermina, isso é ser ninja. Onde estão os ninjas como Itachi, capazes de matarem seus sentimentos para cumprirem uma missão?

 

Conforme a história ia se desenrolando, esse conceito de ninja foi se perdendo, porém surgiu um personagem que tinha esse conceito. Nagato, Pain! Autor da famosa frase:

 

"A justiça de Konoha é contra a Akatsuki, porém a justiça da Akatsuki é contra Konoha."

 

Niniguém poderia dizer que ele estava errado, ele queria a paz, e Konoha o impedia de alcançar a paz. Porém nesse episódio do Nagato, entra uma coisa engraçada. Foi a primeira vez que o personagem principal agiu por vingança, vingar a morte de Jiraiya. Finalmente o personagem principal agiu como um ninja! Porém as mesmas pessoas que condenavam a vingança do Sasuke agora aceitavam a vingança do Naruto. Porém o Kishimoto cagou isso tudo com aquela história de conversão. Todos já sabem como terminou. Ainda nessa temporada, Yondaime aparece pro Naruto e afirma o óbvio:

"Enquanto houver sistema ninja não haverá paz, esse Pain pode ser destruido porém o sistema ninja criará outros Pain's"

 

Ai é que está, enquanto houver sistema ninja, não haverá certo ou errado, o que existe são pessoas que sabem o que querem. Porém Kishimoto com a sua incapacidade de continuar uma história onde em batalhas tu não pode decidir quem está ou errado, resolve criar essa 4ª guerra ninja.

 

Agora sim, Kishimoto caga a história de vez, criando o bem e o mal, o cara bom e o cara mau. E com isso, as lutas ficam escrotas. Lutas no estilo DragonBall Z, onde estão aquelas lutas antigas? Sandaime vs Orochimaru? Não são mais lutas de ninjas, são lutas de ninjas vs Zetsus e/ou Zumbis (Edo Tensei). Os ninjas podem matar os Zetsus, aliás, eles não tem alma, não são humanos, eles podem ser mortos e quem os matar vai continuar sendo do bem pois destruiu o inimigo do mal. Com os Edo Tensei é a mesma coisa, são Zumbis que já estavam mortos, tu só tem o trabalho de mandar eles novamente para o lugar onde eles estavam antes. Cadê aquelas guerras entre ninjas, vilas?

 

Antes não existia essa diferença de bem e mal, a única diferença entre Pain, Sasuke, Uchihas que eram tidos como maus e os Ninjas de Konoha que eram tidos como bons é que Pain, Sasuke e Uchihas matam para limpar a honra do seu clã (Sasuke e Uchihas) e para obter a paz (Pain) enquanto os ninjas de Konoha matam para encher os cofres de Konoha e para aumentar glória de Konoha.

 

Minha única esperança ainda é o Sasuke, porém, por roteirismo o Naruto vai converter ele. Ai no final todos viverão felizes e para sempre, num mundo de paz e flores e o sistema ninja irá acabar e o mangá não vai mais ser de ninjas e sim de power rangers.

 

Eu adimiro e respeito ninjas que matam, se vingam, são mercenários, pois eles vivem num mundo assim e essa é a função deles.

 

Por outro lado, eu respeito o Naruto por querer mudar esse sistema, porém o que eu não respeito é ele achar que todos que vão contra a ideologia dele são errados. Naruto só está tentando mudar o que ele acha errado. Porém, por ele ser o principal, a opinião dele acaba sempre sendo a correta. Eu queria, pelo bem do mangá e pelo bem das lutas que essa mudança nunca ocorresse ou que Kishimoto fizesse uma outra temática (não de ninjas) que permitisse esse tipo de mudança sem interferir nas decisões de cada personagem e nas lutas.

 

Porque ninguém merece Ninjas vs Zetsus, Ninjas vs Edo Tensei. E o pior, com esse tipo de luta, os personagens conseguem poder infinito (Naruto, Sasuke, Madara, Tobi). Quem não tem saudades daquelas lutas incríveis entre ninjas, Sandaime vs Orochimaru, ou daquelas lutas que acima de tudo eram batalhas de ideias (Naruto vs Pain ou Naruto vs Sasuke no vale do fim)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,pior que só mesmo os Membros do Clã,Uchiha São Mercenarios kk

Pior o estão fazendo de Naruto e Sasuke, a Fusão de Goku e Vegeta :S

Bom,Vamos Esperar.Ver oque vai dar no Final :)

 

 

 

 

Abraç'z.

Membro - Bronze Member - Silver Member - Gold Member - [E] Estagiário - Game Zone - Moderador - Titanium Member

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

•Concordo.

•O Kishimoto, tá perdendo a noção já.

•O Naruto já ta parecendo Super Sayajin com aquele manto de Kyubi.

•Sem falar no Sasuke que virou uma espécie de "Deus".

•Ele ativa o Mangekyou e depois a porra do Susano'o e continua com o Amaterasu.

•São o que? Goku e Vegeta? O Masashi acabou praticamente plagiando o Akira Toryama.

•Boa Análise.

•Abraçz~

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é uma temática complicada. Vejamos, ninjas são da época feudal. Mas há registros de ações destes bem depois, como na era dos mercantes e burgueses bancários. Era dito que ninjas eram usados em missões especiais, com prioridades em ganhos monetários e assassinatos com interesses políticos. Visto que todos os poderosos da época corriam riscos, estes contratavam ninjas para defendê-los, e a ação ninja se tornou dupla. Todos estavam ali por um único interesse, dinheiro. Como um ninja poderia reconhecer um "colega" facilmente, estes usavam roupas que o cobrissem totalmente, assim estariam longe de duas coisas, da desonra e do reconhecimento. Estariam livre da desonra, pois não seriam julgados pelas suas atitudes interesseiras. E livre do reconhecimento, pois seus corpos estavam protegidos pelas roupas.

 

Tendo isso em mente, eu repasso uma pergunta. Sasuke é um ninja ? Naruto é um ninja ? Sendo a história contemporânea( com toques da atualidade ), Sasuke só busca vingança, vamos lembrar que ninjas não são movidos por sentimentos ( famosa frase da época ninja no Japão ).

 

Na minha opinião, Sasuke é o mais fracassado como ninja. Personagem que não tem objetivo ( vingança não é objetivo, é vontade ), mudou de opinião várias vezes, foi enganado e manipulado. Ele é um fracasso ambulante.

 

Sobre o Sarutobi, e outros ninjas quem são tidos como os "bonzinhos". É tudo uma questão de ponto de vista. Sarutobi tinha um objetivo, fazer Konoha um lugar "feliz", com vontade de fogo. Ele defendia o "burguês", que seria o país do fogo.

Essa é minha opinião diante a base da história dos ninjas. Todos tem um motivo para serem ninjas, seja a defesa ou o ataque, justiça.

 

Mas concordo plenamente com sua crítica em relação a guerra. Separar os bons dos temidos, não é algo bom para a história.

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que quase todo o mangá "modifica" umpouco o sentido da coisa.

Eu estou começando a assistir Bleach...

Shinigamis são "guerreiros" lá da Soul Society

Para mim um guerreiro do céu é um anjo.

Mas, que "anjo" bate no pai ?

É muito estranho mesmo, eu ja me acostumei com eles mudarem o sentido das palavras. Quem sabe, os ninjas poderiam ter sido mercenários no começo, mas nem todo mundo pensa assim, alguns querem o bem dos outros, não só extorquir, matar, roubar...

Bom, é o que eu acho.

Mente aberta para mudança de opiniões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E com isso, as lutas ficam escrotas. Lutas no estilo DragonBall Z, onde estão aquelas lutas antigas? Sandaime vs Orochimaru? Não são mais lutas de ninjas, são lutas de ninjas vs Zetsus e/ou Zumbis (Edo Tensei).

Cara,melhor parte,o que não suporto é pessoa falando que DBZ melhor anime que já existiu?

Um anime sem sentido,onde só tem,vamos dizer porrada e personagens Over Power,que no final tão acabados e simplesmente,ressurgem sem sentido e vencem.

O anime perdeu sua essência na passagem Clássico - Shippuden,não ficou ruim,mas perdeu sua essências,mas simples,ele poderia utilizar personagens de maneira mais convicta,está guerra sem nexo,

Kabuto/Madara/Edo X Tobi/Bijuu X Vilas Ninjas,sem nexo nenhum,botando Mau x Bem,precisam entender que não queremos um DBZ 2 ou um CDZ 2,mas sim um anime ninja.

Sem Over Power,sim rivalidade entre clãs,etc...

Sem bons ou maus,etc...

Diga-se que essa luta Sarutobi x Orochimaru foi epíca,uma das melhores do anime se levar em conta a luta Pain X Naruto,sendo que Pain não queria matar Naruto,estaria pegando leve e outra muito falada Sasuke X Itachi ,onde Itachi simplesmente não lutou,mas o Anime se perdeu principalmente ai no que se diz sobre "Ninja".

Céad míle fáilte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BOA TARDE.

mesmo não gostando de naruto nem um pouquinho vou esclarecer

os ninjas de naruto continuam sendo mercenários.procure no dicionário a definição de mercenário.depois da pra notar que as missões de naruto são coisas que so os mercenários fazem.a diferença de naruto para brave 10 e que os ninja de brave 10 trabalham exclusivamente para um senhor feudal,naruto trabalha pra qualquer um e fodas.mesmo não fazendo as missões citadas eles são mercenários.pra quem não sabe o que o e brave 10

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais engraçado foi ler que o Sasuke é fracassado. Só o yahazu mesmo.

"Quem é responsa tem responsa, não dá brecha não vacila

Na madruga a chapa esquenta, não transpira e nem cochila

O retorno é de jedi, pro império contra-atacar

Proibido não é o vacilo, proibido é vacilar"

dA Rykra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sério, o que o Sasuke tem que você gosta nele ? Os cabelos arrepiados ? Ou os olhos vermelhos ?

 

Sinceramente, o Sasuke é fracassado sim. Ele não sabe o que quer.

a naum o sasuke naum é um fracassado so o masashi q derubo ele dps da luta contra o itachi ele viro um pau mandadado

 

o masashi divia fazer o sasuke matar o tobi e mandar na akatsuki

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o masashi divia fazer o sasuke matar o tobi e mandar na akatsuki

Sasuke derrotar Tobi? rs' acho impossível! :D

Pelo menos se ele estiver sozinho é impossível, em uma luta mano a mano.

Mesmo que tobi seja

"ninguém"

ele ainda é um dos mais poderosos do manga.. Não si esqueça que ele é o lider do mais poderoso grupo de ninjas desertores.

Sinceramente dizendo acho que nem Naruto e Killer Bee juntos vão conseguir derrota-lo. Mais acho que

Itachi

+ alguem possa conseguir.\humm ... Ou talvés o único que consigo para-lo por completo seja

Madara

.. \humm'Sei lá né..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda Ex-Staffer

Tanto Sasuke quanto o Naruto possuem poder e chakra suficiente pra vencer Tobi. Basta eles usarem a "cabeça". Itachi é um dos ninjas mais debilitados do mangá (possui um nível muito baixo de chakra), porém ele possui jutsus fodelões e é esperto a ponto de que mesmo estando debilitado ele senta o pau em mais da metade dos ninjas que o mangá já mostrou. Questão está em combinar a força com inteligência. Naruto e Sasuke possuem mais chakra e mais técnicas fodelonas do que o Itachi (talvez o Narutonão possua ). Basta usarem a cabeça.

 

@Pegazo.Celeste

 

A questão é que Kishimoto deixou de lado isso pra fazer lutas contra Zetsus e zumbis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que técnicas Sasuke possui ? Aquelas do doujutsu que Tobi conhece de cabo a rabo ?

 

Chidori ? Kairin ? ...

 

Naruto - Rasengan, Rasengan Shuriken, Bunshins, ...

 

Me desculpem, mas Naruto e Sasuke são os dois mais fracassados na história. Eles só vencem as lutas por que Kishimoto quer, e quando o mestre quer, nada muda isso.

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para min Sasuke e Naruto são sim muito fortes , um dos mais fortes atualmente , Sasuke é um gênio apenas por ter conseguido o MS e chegou até ao FMS, Sasuke dominou tanto a mudança de forma de chackra quanto a qualidade o mesmo para Naruto, Sasuke e Naruto para min tem inúmeras qualidades como shinob, mais pecam em sua personalidade no personagem.Para min eles são um fracasso em objetivo.

 

Não tenho criticas quanto a qualidade dos dois como shinob, e sim como personagens, mas quanto a shinob's por min são dois ninjas excelentes, que chegaram ao mérito de ser classificados como classe A.

O problema é que exigimos muito deles por serem protagonistas.

 

Agora não interpretem minha resposta como a de que vê magia nas lutas de ambos , citei apenas que eles eram ninjas de alta classe por possuírem diversos jutsus , agora que é chato ver variações de rasengan e chidori isto é , mais um uso inteligente do sharingan fazem meus olhos brilhar.

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, e as pessoas idiot4s estão cheias de certezas...”

 

- Charles Bukowski

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda Ex-Staffer

yahazu

 

O fato do Tobi conhecer as técnicas não significa que elas se tornem inúteis. Tobi conhecia muito bem o Amaterasu e mesmo assim levou um Amaterasu, sorte dele que Sasuke não tinha controle sobre o Amaterasu e o pegou apenas em uma região, possibilitando o escape dele com aquele jutsu 'fantasma'. Se eu não me engano os Susano'os mudam de acordo com o usuário. Tobi ficou surpreso quando viu as habilidades do Susano'o incompleto do Sasuke. Tobi sequer viu o Susano'o completo do Sasuke. Mesmo se tivesse visto, se Sasuke usasse a cabeça ele poderia atacar o Tobi sem problemas. Tudo está baseado em saber a hora certa de usar um jutsu, usa-lo de maneira inteligente, usar o elemento surpresa. Era dessa forma que Itachi lutava. Porém nem Naruto e nem Sasuke lutam dessa forma.

 

Sem contar que Sasuke já viu muito bem o jutsu 'fantasma' do Tobi, sem contar que Sasuke lutou contra um usuário do Izanagi e ele sabe como 'parar' ou como lutar contra um usuário do Izanagi. O elemento surpresa do Tobi seria o Rinnegan ao passo que o do Sasuke seria seu Mangekyou Eterno ou talvez quem sabe um Rinnegan futuramente. Mas enfim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou um tanto cético nisso. Bom, Sasuke lutou contra um Izanagi falho. E até agora me pergunto, qual foi a finalidade de Danzou ? Kishimoto cria personagens na mesma medida que se desfaz deles.

 

Na situação atual, Tobi é imortal. Sou contra isso, mas nós não podemos comparar Naruto, ou Sasuke, com ninjas que realmente fizeram a história andar.

 

Blackfex, Sasuke manipula a mudança do elemento que controla. Ele só mostrou ser capaz disso com o raio. E agora, mostrou ser capaz com o Amaterasu.

 

Mas bem, eu falo exatamente de uma luta. Ataque e Defesa.

 

Orochimaru, Sandaime, Hashirama e Tobirama, Sasori, Deidara, Itachi, etc. Todos possuiam jutsus para ataque e defesa, sem exclusões.

 

Agora qual o Jutsu de defesa de Naruto ?

 

Qual o Jutsu de defesa do Sasuke ? ( Susano'o é uma defesa, mas não é jutsu caracterizado pelo Sasuke ).

 

Então a gente observa dois pontos. Sasuke e Naruto não possuem nada. Tudo neles é feito em cima do protagonismo e antagonismo, por cima de lutas forjadas e forçadas. Sasuke corre atrás de vingança ? Vingança de que, vingança de quem ? É um personagem morto, que caminha apenas pela fama que tem.

 

Naruto quer ser Hokage, mas antes quer salvar o Sasuke. Salvar do que, de quem ? Outro personagem morto, que deixou seus sonhos de lado por um amigo imbecil.

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara ta muito chato mesmo naruto! kishi agora só ta pensando no dinhero é naruto super sayajin matando matando zumbi. é sasuke de megazord. nada mais salva naruto não .kishi divia te terminado no auge do manga e nao continua a historia ate fica sem sentido e tosco só pra lucra com isso.¨¬¬

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Velho vcs não entendem nada de Naruto

OBS: Naruto ta muito loco ta na 4 guerra (ta mais massa doque nunca)

OBS²:Naruto perdendo a a graça ? cara se toca naruto nunca foi tão daora

Sasuke sem motivos ?

o cara ta cheio de odio e quer destruir todos aqueles que fizeram o uchiha itachi sofrer sem falar do odio por konoha

Cara só quem é fã de verdade pode falar alguma coisa eu sou Fã ;D Naruto Parecido com dragon ball ?

cara se toca mo nada ver (naruto é dum tempo passado dragon ball é mais do futuro

Naruto usa chakra Dragon ball usa KI

Naruto usa tecnicas ninjas chamadas taijutsu ninjutsu genjutsu Dragon ball só souta poder sem noção *-*'

Naruto e sasuke tipo Goku e vedita ?

Não vo falar nada velho nada ve com os dois mano só vo manda vcs lerem tudo 10x ingual eu pra entender melhor OK ? leia os ultimos mangás também ;D

Agradeça ae

nao sou dessa area mais sou vicio em mangá Bakuman,Naruto,Dragon ball é nois s2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Velha Guarda Ex-Staffer

yahazu

 

Sasuke até tem um jutsu de defesa. Na verdade ele tem um monte de jutsu que o Kishimoto resolveu deixar de lado. Sasuke tem aquela variação do Chidori onde os raios cobrem ele. Ta certo que não é uma defesa foda, mas é. Outro jutsu foda é o Kirin. Sobre o Izanagi, isso é relativo. O Izanagi do Danzou era falho pois ele não poderia 'criar' coisas pelo motivo de não controlar as células do Hashirama. Fora isso, o efeito do Izanagi é o mesmo, transformar o ataque em ilusão, ao fazer isso se perde um sharingan. Em uma luta no atual momento, Tobi só poderia usar uma vez o Izanagi da mesma forma que ele utilizou contra a Konan. A não ser que ele tenha dezenas de Sharingans no braço assim como Danzou tinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara TOBI PODE SER OBITO quando ele usa a tecnica que danzou usou contra sasuke ele perde um olho (o unico que ele tinha)

Mais se vc reparar bem quando TOBI"NIGUEM" vai implanta o sharingan do itachi no sasuke tem varios olhos no estoque (Vamos falar assim)

Na minha opinião ele pego 1 daqueles olhos pego o sharingan coloco num olho e pegou o (olho do pain ISSO TODO MUNDO SABE) THX ;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Shinob, lembro de você ter dito que o Izanagi completo não consumia o sharingan !

 

Bom, o Chidori Nagashi do Sasuke não é uma defesa "completa". Visto que só bloqueia ataques corporais.

 

Eu me pergunto, onde está o Kawarimi no Jutsu ? As técnicas de Douton ? As Kuchyose ? ( Sasuke muda de invocação, igual muda de roupa ).

 

As lutas deixaram de ser inteligentes, com ataques e defesas, para se tornarem algo de mão única. Susano'o, Rasengan's, e doujutsus.

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele não sabe o que quer? Desde o começo do naruto ele vem procurando vingança contra o irmão dele. E depois disso ele procura vingança contra konoha. E isso não é saber o que quer?!

Sério, se for falar mal de algum animé, saiba sobre a história.

"Quem é responsa tem responsa, não dá brecha não vacila

Na madruga a chapa esquenta, não transpira e nem cochila

O retorno é de jedi, pro império contra-atacar

Proibido não é o vacilo, proibido é vacilar"

dA Rykra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rykra, o pouco do que sei, é mais que suficiente para conversar contigo.

 

Comecei a assistir Naruto, você não devia ter nem idade para sentar na carona de uma moto, então por favor, sejamos racionais e não coloquemos mais pontos retrógrados em nossa conversa.

 

Sasuke quer vingança !

 

Ele queria vingança contra Itachi. Isso já mudou, ele queria vingança contra Konoha. Atualmente, ele quer vingança contra os anciões de Konoha. Ele não sabe o que quer, seus objetivos mudam como o vento.

Every man has to die

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom creio que este tópico já tem uma discussão formada.

 

Cada um tem sua opinião portanto irei dar a minha..

 

Naruto já está perdendo o sentido, como o yahazu disse, a "sede" de vingança e o ódio de Sasuke não são mais com "razão".

 

Afinal, Sasuke no começo do Anime, havia um motivo e agora há outro? Sasuke não se move mais "com as próprias pernas".. Ele apenas está sendo controlado por outros que também já não teem razão no anime.

 

Tobi já está se tornando imortal ; Naruto deixou de lutar pelo seu sonho por um imbecil que se deixa controlar pelo ódio ; Não há mais lutas como antes, lembro-me muito bem da luta entre Naruto x Hyuuga no qual os dois citados batalhavam de igual pra igual até que Hyuuga conseguiu o controle da batalha, porém Naruto, usando a cabeça (única vez que eu vi isso no anime) conseguiu uma virada na batalha usando uma parte do seu poder da Kyuubi ainda controlada.. Isso sim era uma batalha de ninjas !

 

Mas agora, o que Naruto se tornou? Os dois principais personagens do Anime não sabem nem ao menos se controlar e dependem de poderes para vencer.. Agora o ataque e a defesa não existem mais..

 

Isso é tudo.

WJlRH33.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico está impedido de receber novos posts.
 Compartilhar

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.