Ir para conteúdo
🥇 [Exclusivo] Seja um Membro VIP EXTREME! ×
  • Quem está por aqui   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Posts Recomendados

Quando falamos "lógica de programação" ou "algoritmo", de primeira vem na cabeça de muita gente trilhões de codigos linhas, cmds abertos, vários compiladores e blá blá blá.

Nesse tópico, de uma maneira simples e rápida, vou mostrar à essas pessoas que estão com medo de entrar na área de TI, como vocês JÁ possuem a logica e o algoritmo no próprio dia a dia de vocês.

Algoritmo

Algoritmo nada mais é, do que uma sequencia de processos que você faz para chegar à um objetivo.

Lógica de programação

É como vamos escrever nosso algoritmo, em linguagem de programação.

Explicação mais detalhada

Lógica de programação é o modo como se escreve um programa de computador, um algoritmo. Um algoritmo é uma sequência de passos para se executar uma função. Um exemplo de algoritmo, fora da computação, é uma receita de bolo.

Na receita, devem-se seguir os passos para o bolo ficar pronto e sem nenhum problema. Na informática, os programadores escrevem as “receitas de bolo” (algoritmos) de modo que o computador leia e entenda o que deve ser feito, ao executar o algoritmo. Para isto é necessário uma linguagem de programação.

A linguagem de programação é como uma língua normal, um grupo de palavras com significados. No caso da programação, a maioria das linguagens é escrita em Inglês. Estas linguagens fazem o computador assimilar cada comando e função de um algoritmo, depois executar cada função.

A linguagem de programação é somente como se escreve o algoritmo. O grande problema para muitos é o que “dizer” para o computador fazer o que é desejado. Para o aprendizado foi desenvolvido o Software VisualG, que auxilia a programação totalmente em português. Com este software, não é necessário pensar em linguagem de programação, pois todos os comandos são em Português, ficando assim o foco na Lógica.

Na hora de programar alguns passos são indispensáveis, como Declarar Variáveis. Variáveis podem ser escritas por letras ou números, que representam um valor que pode ser mudado a qualquer momento.

fonte:

É necessário se cadastrar para acessar o conteúdo.

Exemplo Simples

Um exemplo básico que vou usar aqui, é de como fazer miojo. Para fazer um miojo, precisamos dos materiais

que no caso seriam o proprio miojo, uma panela, agua e um garfo (eu uso isso pelo menos hehe).

Para preparar o miojo, vamos fazer uma sequencia de processos, para em fim, terminar o miojo, certo?

Vamos escrever um simples código usando algumas comparações (if/else) em português, para sequenciar nossos

processos.

//Materiais

miojo

água

panela

garfo

//Processos

se (a panela estiver fazia) {

coloque água.

} se não {

coloque a panela no forno.

}

se (o miojo estiver na panela) {

ligue o forno.

} se não {

coloque o miojo na panela.

e ligue o forno.

}

se (miojo estiver pronto) {

desligue o fogo.

coloque o tempero.

mecha com o garfo.

}

Exemplo em Java

Agora vamos passar para a linguagem Java.

Vai complicar um pouco, mas você verá que a logico não muda, o que muda é que agora passou para o ingles,

e que tem umas sintaxes diferentes, porem se você possui a lógica, você tem a capacidade de desenvolver!

Porque aprender palavras, e novas sintaxes qualquer programador novato aprende. O dificil é ter a lógica

simples como fazer um miojo, na cabeça.

Viu como não é dificil de entender? Você e todos são capazes de entender linguagem de programação.

É só entender o que está acontecendo, quais são os processos, e qual é o objetivo, que você pega rapidinho.

Claro que esse código em java está totalmente bagunçado, totalmente feio e ridiculo, mas o objetivo

é ensinar os iniciantes que estão com um enorme interesse e ao mesmo tempo dificuldade.

Perguntas e Respostas

Cr4cko, entendi seu tutorial, sei que sou capaz de entender um algoritmo. Mas como posso estudar ou praticar?

R: Cara, como todo noob iniciante (assim como eu ja fui), sempre pegando sources prontas, projetos prontos, sites prontos e ir editando.

Lendo a source, entendendo cada objetico, cada processo, cada logica.. Sempre lendo e praticando.

Essas sintaxes são muito difíceis, eu nunca vou conseguir. Tem outro meio?

R: Primeiro esquece essa ideia de que nunca vai conseguir. Outra, sempre existe outros meios.

Você pode fazer um curso, ou ver videos no youtube ensinando desde o principio dos principios.

Não importa a linguagem, o principal é entender a lógica de programação e o algoritmo.

Escreva 10 processos como fazer miojo no PAPEL, e você já estará estudando algoritmo e lógica.

Quando estiver já um pouco avançado nas linguagens, tente fazer algo parecido.

Qual é a melhor linguagem para aprender?

R: Não existe essa cara. Cada linguagem tem suas frescuras, suas sintaxes (algumas parecidas com as outras), e assim por diante.

Eu recomendo você, que está começando, a usar o

. VisualG é uma ferramenta que normalmente nas faculdades e cursos

os professores ensinam a usa-la, pois é simples e em português. Você aprende algoritmo com ela. Eu fiz um tópico ensinando a

trabalhar com VisualG, e está nesse Link: (http://www.webcheats.com.br/forum/logica-de-programacao/2338887-visualg-entendo-logica-de-programacao.html)

Bom minhas explicações ficam por aqui. Qualquer dúvida é so comentar que estarei respondendo o mais rapido possivel.

Qualquer coisa, entre em contato no meu MP que também estarei solucionando dúvidas, etc.

Aos mais experientes, espero que entendam o objetivo do post, que no caso não é fazer um miojo em java,

e sim demonstrar que entendendo a LÓGICA, você já tem meio caminho andando.

Aprendendo através de vídeos

Tem um canal onde aprendi de verdade o básico de programação. Isaac Flora tem um blog chamado C++ Descomplicado.

Ele postou uma série de vídeos onde, se você prestar bem atenção, aprende rapidinho. A linguagem é C++, porem como disse,

o importante é ter o dominio da lógica. Uma simples e boa introdução à programação, recomendo demais!

Aula 1 (A sequencia dos videos, está no canal dele)

Referencias e apostilas (obrigado Exploiter)

• Curtir 3

Quer aprender a programar Python?

https://youtube.com/@ProgramadorPython

Link para o comentário
https://www.webcheats.com.br/topic/2180105-l%C3%B3gica-algoritmo-para-iniciantes/
Compartilhar em outros sites

Obrigadão por disponibilizar este tópico, Eu saia perguntando como editar todo mundo dizia pra mim ler a "Bíblia do C++". Mas Graças ao seu tutorial e ao canal indicado to melhorando em edição de hacks.

Link para o comentário
https://www.webcheats.com.br/topic/2180105-l%C3%B3gica-algoritmo-para-iniciantes/#findComment-8681275

• 1 mês depois...

muito bom cara, parabéns..

a um tempo eu tinha criado um tópico com algumas apostilas de lógica de programação, com o passar do tempo ele foi afundando e sumiu rsrs, mas aqui estão os links, se quiser incluir no tópico, fique a vontade

• [*=2]

[*=2]

[*=2]

[*=2]

[*=2]

[*=2]

[*=2]

[*=2]

[*=2]

[*=2]
df
[*=2]

[*=2]

[*=2]

[*=2]

[*=2]

[*=2]

[*=2]

[*=2]

python-doc-icon.jpg

wVNulLU.gif

Link para o comentário
https://www.webcheats.com.br/topic/2180105-l%C3%B3gica-algoritmo-para-iniciantes/#findComment-8715081

• 2 semanas atrás...
muito bom cara, parabéns..

a um tempo eu tinha criado um tópico com algumas apostilas de lógica de programação, com o passar do tempo ele foi afundando e sumiu rsrs, mas aqui estão os links, se quiser incluir no tópico, fique a vontade

• [*=2]

[*=2]

[*=2]

[*=2]

[*=2]

[*=2]

[*=2]

[*=2]

[*=2]

[*=2]
df
[*=2]

[*=2]

[*=2]

[*=2]

[*=2]

[*=2]

[*=2]

[*=2]

Obrigado ☢|EXPL01T3R|☣,

já adicionei no tópico as apostilas de logica de programação :P

Abraços

Quer aprender a programar Python?

https://youtube.com/@ProgramadorPython

Link para o comentário
https://www.webcheats.com.br/topic/2180105-l%C3%B3gica-algoritmo-para-iniciantes/#findComment-8720115

Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós fazemos uso de cookies no seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies , caso contrário, vamos supor que você está bem para continuar.